ADSL mais barata

call center

Relativamente à maneira como se navega pela Internet, a Tecnologia ADSL marcou uma nova era. Passou a ser possível utilizar o telefone para ligações normais enquanto conectado à Internet.

ADSL é uma das formas de conseguir ter internet em casa com acesso rápido. Poderá solicitar este serviço a uma das operadoras do mercado português, que possuem variadas ofertas.

O que é ADSL?

Essa linha pode ser utilizada, simultaneamente, para receber ligações telefónicas e para usar Internet, com maior velocidade...

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) é uma tecnologia digital telefónica que utiliza a linha de telefone fixa. Essa linha pode ser utilizada, simultaneamente, para receber ligações telefónicas e para usar Internet, com maior velocidade, melhor qualidade na conexão e a baixo custo. Tudo isto é possível, pois o sinal de Internet ADSL é transmitido em alta frequência e o sinal de voz das ligações telefónicas é transmitido em baixas frequências.

Como contratar ADSL?

Antes de mais, o cliente deve comprovar qual a cobertura de rede em sua casa. Uma vez confirmado que pode ter ADSL, deve comparar as tarifas disponíveis nas operadoras do mercado português, de modo a escolher a melhor para as suas necessidades. Uma vez tomada a decisão, pode solicitar a contratação. Para tal, existem 3 maneiras possíveis de fazer:

  • Telefone: contactando o telemarketing ou a Linha de Apoio ao Cliente de cada operadora.
  • Porta a porta: Consiste em efetuar visitas aos possíveis compradores objetivando a oferta de produto ou serviço. Nesse caso, o cliente pode aproveitar para ouvir todas as tarifas e contratar aquela que mais lhe necessitar.
  • Loja: O cliente pode dirigir-se à loja e solicitar a contratação do ADSL. Veja qual a loja mais próxima de si.

Quais os operadores de comunicações fixas atuais?

Neste momento, apesar de não haver muitas operadoras, a concorrência entre elas tem vindo a aumentar, e cada vez existem mais opções de pacotes ao dispor do cliente, para que este escolha qual a melhor para as suas necessidades.

Em Portugal existem as seguintes operadoras:

  1. Vodafone
  2. MEO

Comparação de tarifas

O cliente deve comparar todas as tarifas de ADSL para poder tomar a melhor decisão para a sua contratação. Tenha em atenção que esta decisão será permanente durante um determinado período de fidelização que, no máximo, será de 24 meses, mas existem ainda alguns pacotes com fidelização de 12 meses,6 meses, ou até mesmo sem nenhuma. Deste modo deve ter em conta os seguintes parâmetros para a comparação:

  • Fidelização. Se tem um período de fidelização de 12 ou 24 meses, ou em alguns casos, se não tem fidelização.
  • Tipo de Pacote. Se é um Pacote com Net+Telefone, se tem TV+NET+Telefone ou TV+NET+Telefone+Telemóvel+Net Móvel (existem ainda outros pacotes, mas sem internet).
  • Mensalidade Base. O preço base que se paga todos os meses.
  • Mensalidade promocional e a sua duração. A mensalidade promocional, normalmente tem a duração de alguns meses e são quase sempre os primeiros meses de adesão, sendo uma maneira de cativar o cliente com a redução do preço.
  • Velocidade. A velocidade da internet é descrita por Mbps. Quanto maior for os MegaBites, mais rápida será a internet e menor será o tempo de espera no momento de aceder.

Tarifas de ADSL

O cliente deve conhecer as tarifas que existem no mercado, onde os operadores propõem tarifas diferentes segundo a necessidade do cliente. Saiba que são muitos os factores aplicados numa factura, além do preço.

 

Teste de cobertura

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Chamada Gratuita

Verifique junto do operador se o serviço pretendido está disponível na sua área de residência ou na área onde pretende utilizá-lo, e se é necessário realizar testes de conectividade sobre a cobertura.

Através da página na Internet de alguns operadores é possível verificar. Introduzindo o seu código postal saberá qual a cobertura da sua casa. Em alguns sites das operadoras é pedido o número de telefone, para que a companhia entre em contacto consigo, de maneira a ter um atendimento mais pessoal e personalizado.

Os contratos de ADSL têm fidelização?

checkA duração do período de fidelização é acordada entre o operador e o cliente, e deve sempre estar indicada no contrato. O período de fidelização máximo é de 24 meses, e a maioria dos pacotes requerem esse período máximo. De acordo com as Alterações às regras de fidelização, também existem ofertas sem fidelização, e com 12 ou 6 meses, no entanto requerem custos elevados de instalação, e possivelmente uma mensalidade superior.

checkProcure a informação sobre o período de fidelização no seu contrato. Pode obtê-la também nas lojas ou na página do seu operador na Internet.

Posso mudar de operador?

Se o cliente quer mudar de operador deve:

  • Entrar em contacto com o seu operador atual, pedir o cancelamento do contrato e saber quais os seus direitos e obrigações. Tenha em atenção se ainda está ou não no período de fidelização.
  • Informar-se, junto do operador com quem quer estabelecer o novo contrato, sobre as condições de oferta do serviço que quer subscrever. Confirme toda a informação e peça-a por escrito para ler antes de contratar. Caso pretenda alguma portabilidade de número, esse processo será tratado pela nova companhia.  Para o novo operador será um novo cliente, e por isso todo o processo de mudança será na realidade igual ao de contratar uma nova operadora.

Se já não estiver no período de fidelização e, por exemplo, tiver um pacote de internet ADSL+TV+VOZ, efectue um pedido de rescisão junto da sua operadora actual, antes de celebrar contrato com a nova.