ADSL numa nova casa

Grupo de amigos com um tablet

Conheça as vantagens do ADSL e poupe.

Quando um cliente compra uma nova casa, por consequência, terá de contratar uma série de serviços, como a luz, o gás e o serviço de telecomunicação, como televisão e internet.

Se no seu caso, a rede que cobre a sua casa é a ADSL, esclarecemos todas as dúvidas que possa ter sobre o assunto.

Internet ADSL

ADSL ou “Asymmetric Digital Subscriber Line” (Linha Digital Assimétrica para Assinante), é um tipo de tecnologia digital telefónica que, usando uma linha de telefone comum, permite conexões a Internet a baixo custo e com alta velocidade.

Como a linha convencional ficou livre, o usuário passou a poder utilizar o telefone para chamadas, enquanto continua ligado à Internet.

É uma das formas de conseguir ter internet, televisão e telefone em sua casa e poderá solicitar estes serviços mediante as ofertas que cada operadora oferece no mercado português.

Operadores Portugueses de ADSL

A concorrência entre operadores tem vindo a aumentar, passando a existir várias empresas operadoras de telecomunicações, com muitas opções tarifárias ao dispor do cliente, para que este escolha qual a melhor para as suas necessidades.

Em Portugal existem as seguintes operadoras que oferecem seus serviços com tecnologia ADSL: Vodafone e MEO.

Como contratar um novo serviço de rede ADSL?

Primeiramente, o cliente deve comprovar qual a cobertura de rede que tem em sua casa. Uma vez confirmada que pode contratar ADSL, é recomendável comparar os planos de ADSL do mercado de modo a aproveitar as melhores condições para o tipo de consumidor que representa. Uma vez tomada a decisão, pode solicitar a contratação.

Existem 3 maneiras para contratar ADSL:

  • Telefone: contactando o telemarketing ou a Linha de Apoio ao Cliente de cada operadora
  • Porta a porta: Se por ventura alguém de alguma empresa de telecomunicações lhe bater à porta, saiba que pode aproveitar para saber sobre todos os pacotes de telecomunicações e até mesmo contratar aquela que mais lhe necessitar
  • Loja: O cliente pode dirigir-se à loja e solicitar a contratação do ADSL. Veja qual a loja mais próxima de si.

Qual a documentação necessária para contratar ADSL?

Para contratar a melhor tarifa de ADSL para si, é necessário apresentar, seja qual for o meio escolhido para tal procedimento, a seguinte documentação:

  • Dados Pessoais: Nome, Morada do serviço, NIF, BI ou CC, telefone, e-mail, NIB.
  • Opção de tarifário para a subscrição.

O que faço para alterar a morada de instalação do meu serviço atual de ADSL?

Para instalar o seu serviço atual de ADSL na sua nova casa, é necessário preencher uma nova Proposta de Subscrição do Serviço, onde deverá referir que se trata de uma alteração da morada de instalação do Serviço ADSL, indicar o seu ADSL ID atual e anexar um documento comprovativo da nova morada de instalação.

Contacte o seu operador para esta operação.

Qual a documentação necessária para mudar a morada da fatura do meu serviço de telecomunicações?

Se quer continuar com o seu serviço de telecomunicações na sua nova casa, para solicitar a nova morada de fatura diferente da de prestação do serviço, ou caso pretenda portabilidade, é solicitada a seguinte documentação:

  • Morada diferente da faturação - pedido de subscrição assinado, cópia do BI ou CC e comprovativo da sua morada de faturação
  • Portabilidade - cópia do BI ou CC, pedido de Portabilidade e Rescisão de Contrato e última fatura do operador atual.

Como posso rescindir o meu contrato atual de ADSL?

Se já se encontra com algum contrato de ADSL, mas quer fazer uma nova contratação, saiba que pode rescindir o contrato, legalmente, até 14 após celebrar o contrato.

Se passar esses 14 dias, terá de enviar um fax ou uma carta registrada, ou dirigir-se à loja para avançar com esse procedimento, no entanto poderá ter de pagar uma penalização. Deve sempre:

  1. Indicar os elementos que o permitem identificar-se como assinante (ou como seu representante legal)
  2. Indicar os elementos que permitam identificar o contrato
  3. Manifestar expressamente a vontade de cancelar o contrato

Posteriormente ir-lhe-ão disponibilizar um formulário para cancelamento do contrato, nomeadamente nas lojas e na página na Internet, que se quiser pode usar para este efeito.

Teste de cobertura do ADSL

Verifique junto do operador se o serviço pretendido está disponível na sua área de residência ou na área onde pretende utilizá-lo, e se é necessário realizar testes de cobertura.

Através da página na Internet dos operadores Vodafone e MEO é possível verificar, introduzindo o seu número de telefone, se a sua área já tem Internet de banda larga.

Fidelização do contrato de ADSL

A duração do período de fidelização de todas as operadoras é acordada entre o operador e o cliente, e deve estar indicada no contrato, por isso, se não se recorda qual o período do seu contrato, procure a informação neste .Se não consegue encontrar o seu contrato com a informação do período de fidelização, dirija-se ao website da operadora que deseja e verifique as condições.

A periodo de fidelização máximo é de 24 Meses, todavia, de acordo com as Alterações às regras de Fidelização, existem planos sem fidelização, ou com apenas 12 ou 6 meses. No entanto, normalmente estes planos requerem o pagamento da instalação do serviço, e têm valores de mansalidade bastante mais altos.