Como medir a velocidade da internet?

Tarifas Fibra otica

Que velocidade de internet devo contratar?

Em Portugal, a tecnologia de Internet está muito avançada comparada com os operadores europeus. A razão deste fato é, principalmente, a velocidade da internet nas casas dos portugueses. Saiba qual é a velocidade que deve ter contratada e como pode medir esta velocidade para acertar na melhor escolha para a sua contratação.

Sendo assim, a velocidade da internet é um dos termos mais importantes à hora de comparar opções contratuais.

Velocidade da Internet fixa

Os pacotes a contratar das operadoras de comunicações incluem vários serviços, e entre os mais comuns: internet fixa. Deve-se perceber a diferença entre internet fixa e móvel, pois a fixa é aquela que se pode desfrutar em casa (no imóvel). Já a móvel é a ligação à rede mediante o terminal telefónico móvel ou Banda Larga Móvel.

Na internet fixa existem tarifários com várias velocidades:

  • 12 Mbps
  • 30 Mbps
  • 40 Mbps
  • 100 Mbps
  • 200 Mbps

Estas velocidades variam consoante o tipo de rede que o cliente tem acesso na morada onde quer o serviço de telecomunicações. O tarifário que o cliente escolhe junto da operadora, também faz com que a velocidade varie, pois cada tarifário tem a sua velocidade de internet.

Internet da ADSL, Satélite e Fibra

A internet em ADSL é rápida, pois a capacidade de recebimento de informação é superior à capacidade de envio. A transmissão é feita através do telefone, sendo usado a linha telefónica para a transmissão de dados.

Na rede por Satélite, a internet é sem fios e um pouco mais lenta, pois a frequência emitida pelo Satélite para a antena parabólica, torna a internet menos rápida. Isto porque não existe uma ligação física, perdendo velocidade em todo este processo. Mas sendo assim, a tecnologia Satélite permite ter acesso à internet em zonas onde nunca tinham pensado poder ter, sendo esta a grande vantagem da tecnologia em questão.

A Fibra é a rede com a internet mais rápida e segura do mercado, pois a instalação da Fibra Ótica é via terrestre, feita através de cabos que passam a informação ate à casa do cliente. Ou seja, o sinal não se perde, fazendo com que a internet seja muita rápida, pois também não se perde velocidade em todo o processo de transmissão de informação.

O que é Speedmeter?

O Speedmeter é uma ferramenta utilizada para medir a velocidade da internet, sendo que a medida da velocidade da internet é o Mbps (Megabits por segundo).

Pode-se encontrar o Speendmeter em sites ou em aplicações para smartphones e tablets.

Mas, saiba que existem diversos fatores podem influenciar na velocidade da internet:

  1. Nomeadamente o número de pessoas ou dispositivos que utilizam a mesma internet ao mesmo tempo.
  2. Depende também para que se utiliza a internet, pois se realizar downloads de arquivos com muita informação, irá haver uma diminuição dessa velocidade.
  3. Também a rede é um fator importante, que pode influenciar a rapidez da sua internet, pois dependendo da sua rede (ADSL, Satélite ou Fibra Otica), será a sua velocidade de internet.

Quais as operadoras existentes em Portugal?

A concorrência nas comunicações esta em aumento e neste momento resulta muito interessante fazer uma comparação de opções contratuais para ver qual é o melhor pacote a contratar. Saiba que as companhias têm grandes diferenças entre elas e, por tanto, deverá informar-se bem do que precisa e assim poupar na despesa mensal.

Em Portugal existem muitas operadoras, sendo as mais conhecidas:

  • Vodafone
  • MEO
  • NOS
  • CaboVisão