Contratar ADSL

Atendimento cliente

Saiba como contratar o ADSL em Portugal.

A chegada da Tecnologia ADSL marcou o início de uma nova era. Relativamente à maneira como se navegava pela Internet, significou o fim da preocupação com o tempo de permanência "on line" e a possibilidade de acesso rápido aos recursos disponíveis.

A tecnologia ADSL ainda é bastante usada em Portugal, em zonas onde não existe ainda cobertura de Fibra Ótica.

O que é o ADSL?

Conheça as vantagens de contratar ADSL.

Em Portugal a PT Comunicações, S.A. (PTC) disponibilizou em Dezembro de 2000 um serviço denominado “Rede ADSL PT” que consiste na oferta de conectividade para transporte de tráfego IP de banda larga entre pontos terminais da rede de acesso e pontos de agregação de tráfego. Conheça as vantagens contratar ADSL.

ADSL ou “Asymmetric Digital Subscriber Line” (Linha Digital Assimétrica para Assinante), é um tipo de tecnologia digital telefónica que, usando uma linha telefónica comum, permite conectar-se à Internet a baixo custo e com alta velocidade. Esta tecnologia divide a linha telefónica em três canais digitais: um para voz, outro para download e outro para upload.

Operadores de ADSL em Portugal

A concorrência entre operadores tem vindo a aumentar, passando a existir várias empresas operadoras de Internet, com muitas opções tarifárias ao dispor do cliente, para que este escolha qual a melhor para as suas necessidades. Em Portugal existem as seguintes operadoras: Vodafone e MEO.

Vejamos alguns exemplos de pacotes disponíveis:

Como contratar o ADSL?

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Chamada Gratuita

Primeiramente, o cliente deve comprovar qual a cobertura de rede que tem em sua residência. Uma vez confirmada que é possível instalar internet, pode comparar as tarifas de ADSL do mercado, de modo a aproveitar a mesma gestão e melhorar a suas condições. Uma vez tomada a decisão, pode solicitar a contratação.

Existem 3 maneiras para contratar o ADSL:

  1. Telefone: contactando o telemarketing ou a Linha de Apoio ao Cliente de cada operadora
  2. Porta a porta: Consiste em efetuar visitas aos possíveis compradores objetivando a oferta de produto ou serviço. Por isso o cliente pode aproveitar para ouvir todas as tarifas e contratar aquela que mais lhe agradar
  3. Loja: O cliente pode dirigir-se à loja e solicitar a contratação do ADSL. Veja qual a loja mais próxima de si.

Documentação necessária para contratar ADSL

Para contratar uma tarifa de ADSL é necessário apresentar, seja qual for o meio escolhido para tal procedimento, a seguinte documentação:

  • Dados Pessoais: Nome, Morada do serviço, NIF, BI ou CC, telefone, e-mail, NIB.
  • Opção de tarifário para a subscrição.

No caso de solicitar uma morada de fatura diferente da de prestação do serviço, ou caso pretenda portabilidade, é solicitada a seguinte documentação:

  • Morada diferente da faturação - pedido de subscrição assinado, cópia do BI ou CC e comprovativo da sua morada de faturação
  • Portabilidade - cópia do BI ou CC, pedido de Portabilidade e Rescisão de Contrato e última fatura do operador atual.

Saiba que pode alterar o seu contrato de internet. Saiba como pode fazer este processo.

O que faço para alterar a morada de instalação do serviço ADSL?

Nos casos em que ocorre uma alteração de morada de instalação, é necessário preencher nova Proposta de Subscrição do Serviço, onde deverá referir que se trata de uma alteração da morada de instalação do Serviço ADSL, indicar o seu ADSL ID atual e anexar um documento comprovativo da nova morada de instalação.

Como posso rescindir o meu contrato de ADSL

Se já se encontra com algum contrato de ADSL, mas quer fazer uma nova contratação, saiba que pode rescindir o contrato, legalmente, até 14 dias após celebrar o contrato.

Ao passar esses 15 dias, terá de enviar um fax ou uma carta registrada ou dirigir-se à loja para avançar com esse procedimento. Deve sempre:

  • Indicar os elementos que o permitem identificar-se como assinante (ou como seu representante legal)
  • Indicar os elementos que permitam identificar o contrato
  • Manifeste expressamente a vontade de cancelar o contrato

Posteriormente ir-lhe-ão disponibilizar um formulário para cancelamento do contrato, nomeadamente nas lojas e na página na Internet, que se quiser pode usar para este efeito. No entanto, caso tenha fidelização a decorrer, pode haver ser aplicada uma penalização pelo cancelamento prematuro do contrato.

Teste de cobertura do ADSL

Verifique se o serviço pretendido está disponível

Verifique junto do operador se o serviço pretendido está disponível na sua área de residência ou na área onde pretende utilizá-lo, e se é necessário realizar testes de conectividade sobre a cobertura. Através da página na internet de alguns operadores é possível verificar se a sua área já tem Internet de banda larga, apenas introduzindo o seu número de telefone.

Em caso de estar a duvidar se contratar a Fibra ou ADSL, verifique as vantagens da Fibra Ótica ou solicite mais informações diretamente com as operadoras.

Fidelização do contrato de ADSL

A fidelização de todas as operadoras de internet, neste momento, é de 24 meses, no máximo. Existem ainda as opções de 12 meses, 6 meses, ou sem fidelização, mas têm custos adicionais, ou condições especiais.

Dirija-se ao site da operadora que deseja e verifique as condições. Saiba que também pode poupar ao mesmo tempo com a eletricidade e o gás natural, por tanto mude de companhia de eletricidade e contrate uma melhor.