Contratar Fibra Ótica

contratar tecnologia fibra otica

Saiba como contratar a Fibra Ótica em Portugal, e conte com os nossos serviços de atendimento ao cliente.

Na  vertente das tecnologias de comutação de dados, tem-se optado por uma simplificação crescente, de forma universal em todas as ligações.

As ligações em fibra ótica e o aumento da sua capilaridade, são uma das principais apostas no que diz respeito à gestão técnica da rede de investigação e ensino nacional, RCTS.

O que é a Fibra Ótica?

Fibra Ótica é um filamento flexível e transparente, que permite a transmissão de dados a distâncias muito superiores e com maior largura de banda

Fibra Ótica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. A luz é mantida no núcleo através de reflexão interna total. Isto faz com que a fibra funcione como guia de onda, transmitindo luz entre as duas extremidades.

Fibra Ótica em Portugal é amplamente utilizada em telecomunicações pois, em comparação com os cabos convencionais de metal, permitem a transmissão de dados a distâncias muito superiores e com maior largura de banda, uma vez que existe menor atenuação no sinal transportado.

Funcionamento da Fibra Ótica

A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente da aplicação ou do material usado: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características óticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. Compare as tarifas de Fibra Ótica para saber qual deve contratar.

A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo (filamento de vidro) e o revestimento (material eletricamente isolante). No núcleo, ocorre a transmissão da luz propriamente dita. A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de índice de refração entre o revestimento e o núcleo, sendo que o núcleo possui sempre um índice de refração mais elevado, característica que, aliada ao ângulo de incidência do feixe de luz, possibilita o fenômeno da reflexão total.

Vantagens da Fibra Ótica

A gestão direta deste meio de transmissão, apresenta diversas vantagens da Fibra Ótica, das quais se destacam:

  • Maior qualidade nas capacidades de transmissão de dados disponibilizadas às entidades utilizadoras, libertando-as das crônicas limitações do passado, e permitindo um maior enfoque nos serviços e aplicações finais, sem constrangimentos de largura de banda;
  • Maior enfoque nas tecnologias que melhor se adaptam à comunidade servida, evitando gastos em tecnologias desnecessárias. Ou seja, obtém-se uma maior independência relativamente às opções tecnológicas dos operadores comerciais;
  • Melhor alinhamento com os ciclos de investimento, a nível nacional e internacional e aproveitamento de financiamentos orientados para este tipo de investimentos;
  • Maior estabilidade, previsibilidade e sustentabilidade da rede a médio e longo prazo

Operadores de Fibra Ótica em Portugal

A concorrência entre operadoras tem vindo a aumentar, passando a existir várias empresas operadoras de internet, com muitas opções tarifárias ao dispor do cliente, para que este escolha qual a melhor para as suas necessidades. Em Portugal existem as seguintes operadoras de internet:

  1. Vodafone
  2. MEO
  3. NOS
  4. NOWO (Cabovisão)

Saiba que pode comparar e mudar de operadora de internet para ter contratada a melhor tarifa de ADSL ou Fibra Ótica.

Como contratar Fibra Ótica?

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

Primeiramente o cliente precisa comprovar qual a cobertura de rede que tem em sua casa. Uma vez confirmada que pode ter Fibra Ótica, pode comparar as tarifas de internet do mercado, de modo a aproveitar a mesma gestão e melhorar a suas condições. Uma vez tomada a decisão, pode solicitar a contratação.

Existem 3 maneiras para contratar a Fibra Ótica:

  • Telefone: contactando o telemarketing ou a Linha de Apoio ao Cliente de cada operadora
  • Porta a porta: Consiste em efetuar visitas aos possíveis compradores, objetivando a oferta de produto ou serviço. Por isso o cliente pode aproveitar para ouvir todas as tarifas e contratar aquela que mais lhe necessitar.
  • Loja: O cliente pode dirigir-se à loja e solicitar a contratação da Fibra Ótica. Veja qual a loja mais próxima de si.

Documentação para contratar Fibra Ótica

Para contratar um pacote de Fibra Ótica é necessário apresentar, seja qual for o meio escolhido para tal procedimento, a seguinte documentação:

  • Dados Pessoais: Nome, Morada do serviço, NIF, BI ou CC, telefone, e-mail, NIB.
  • Opção de tarifário para a subscrição.

No caso de solicitar uma morada de fatura diferente da de prestação do serviço, ou caso pretenda portabilidade, é solicitada a seguinte documentação:

  • Morada diferente da faturação - pedido de subscrição assinado, cópia do BI ou CC e comprovativo da sua morada de faturação
  • Portabilidade - cópia do BI ou CC, pedido de Portabilidade e Rescisão de Contrato e última fatura do operador atual.

Como posso rescindir o meu contrato de Fibra?

Se já se encontra com algum contrato de Fibra Ótica, mas quer fazer uma nova contratação, saiba que pode rescindir do seu antigo contrato, legalmente, até 14 dias após celebrar o contrato. Se passar esses 14 dias, terá de enviar um fax ou uma carta registrada, ou dirigir-se à loja para avançar com esse procedimento. Deve sempre:

  1. Indicar os elementos que o permitam identificar-se como assinante (ou como seu representante legal)
  2. Indicar os elementos que permitam identificar o contrato
  3. Manifeste expressamente a vontade de cancelar o contrato. Posteriormente ir-lhe-ão disponibilizar um formulário para cancelamento do contrato, nomeadamente nas lojas e na página na Internet, que se quiser pode usar para este efeito.

Fidelização dos contratos de Fibra Ótica

A fidelização do contrato de internet, neste momento, é de, no máximo, 24 meses. Existem ainda as opções de 12 meses, 6 meses ou sem fidelização, mas têm custos adicionais, ou condições especiais. Dirija-se ao site da operadora que deseja e verifique as condições oferecidas.

Teste de cobertura para a Fibra Ótica

É sempre aconselhável que, antes de contratar alguma tarifa, verifique qual a cobertura de rede existe em sua residência. Para tal, pode ir a um dos sites da operadora que deseja, e pondo o seu código postal saberá, facilmente, se tem ADSL ou Fibra Ótica.

Tarifas da Fibra Ótica

Confira quais são as tarifas que os clientes podem contratar no mercado da Fibra Ótica e compare as condições contratuais que as companhias propõem. Além de toda a informação da tabela a seguir, existe muita informação extra sobre cada tarifa. Saiba como contratar a Fibra Ótica e conheça os pacotes de internet das companhias.

A NOWO é o novo nome da Cabovisão, com a restruturação de toda a oferta comercial.