Equipamentos móveis

Equipamentos moveis

Com os equipamentos móveis existentes, os clientes podem usufruir de todos os serviços de telecomunicações dentro e fora de casa.

O que são equipamentos móveis?

Os equipamentos móveis, também chamados de dispositivos móveis, são aparelhos eletrónicos portáteis. Isto é, que podem ser levado à qualquer sitio, sem limitações e sem a necessidade de ficar preso ao uso de fios para seu funcionamento.

Existem distintos tipos de dispositivos móveis que são utilizados para as telecomunicações. Desta maneira, é possível utilizar todas as funções dos serviços oferecidos pelas operadoras de telecomunicações dentro e fora de casa.

Tipos de equipamentos móveis

Basicamente existem três tipos de dispositivos móveis: smartphone, tablet e computador portátil. Também existe o smartwatch, um relógio que tem funções similares ao tablet ou ao smartphone, porém, é um dispositivo ainda pouco usado, pois os equipamentos mais completos não são tão acessíveis.

O smartphone é o telemóvel com funções avançadas, que além de fazer chamadas e enviar SMS, pode aceder à internet, baixar aplicações e muito mais.

O tablet é muito similar ao smartphone, porém, habitualmente tem um tamanho maior e não tem as funções de chamada e envio de SMS. É muito usado para leitura de e-books e para assistir filmes, como por exemplo, com a Netflix.

E o computador portátil é o também chamado notebook. Pode ter diversos tamanhos e é mais usado para trabalho e estudo, mas também é perfeito para entretenimento, como ver a Televisão Online.

Internet móvel

Existe a Internet Fixa, que pode ser com ou sem fios, e esta fica limitada para o uso na residência do cliente. E existe a Internet Móvel, que pode ser usada fora e dentro de casa.

A Internet Móvel, também chamada de Banda Larga Móvel, pode ser usada com um Router portátil, conhecido também como HotSpot. Também pode-se optar por um Pen 3G ou 4G.

Internet no Smartphone

Com o Smartphone, o cliente pode aceder à internet ao conectar-se à uma rede sem fio, ou Wi-Fi, que provém a partir de um Router (fixo ou portátil). Mas também pode utilizar a internet com a tecnologia 3G ou 4G.

Para isso, deve ter contratado o serviço de alguma operadora, com uma certa quantidade de dados móveis que poderá utilizar em um certo período. Ao contratar o serviço de qualquer uma das operadoras de telecomunicações, o cliente receberá um cartão SIM que deverá ser colocado no telemóvel. Este cartão SIM é que permite a conexão à internet, assim como a realização de chamadas e envio de SMS.

Internet no Tablet

No Tablet também é possível conectar-se à internet através do Wi-Fi, sinal emitido pelo Router. Na verdade, esta é a maneira mais fácil e habitual de aceder à internet neste tipo de equipamento.

Porém, uma grande parte dos Tablets permite a inserção de um cartão SIM, funcionando de maneira idêntica ao utilizado no Smartphone. A única diferença é que normalmente não é possível fazer chamadas nem enviar SMS.

Internet no Computador Portátil

O Computador Portátil é um equipamento que permite aceder à internet de várias maneiras. Pode optar por conectar-se à uma rede de Wi-Fi ou pode até mesmo conectar o Cabo Ethernet do Router diretamente ao computador.

E pode também usar o Pen 3G ou 4G, que é similar ao pen drive convencional, porém, leva um cartão SIM da operadora no seu interior, com uma certa quantidade de dados móveis para aceder à internet.

Operadores com serviço de Internet Móvel

Em Portugal, a concorrência entre as operadoras de telecomunicações é grande, dificultando ao cliente na hora de escolher a opção contratual ideal, o que faz necessário comparar os pacotes e tarifas.

As operadoras que oferecem o serviço de internet móvel são:

  • MEO
  • NOS
  • Vodafone

A CaboVisão oferece apenas Internet Fixa, além de telefone e televisão.