Sou estudante: posso contratar internet?

Jovens com Tablet

Durante a época de estudos na Universidade, a internet pode ser uma importante ferramenta para os estudantes. Saiba como contratar internet em Portugal.

Tipos de rede

Fibra ótica, a tecnologia mais avançada a ser utilizada nas telecomunicações

Em Portugal são utilizadas três tipos de rede para o funcionamento das telecomunicações: ADSL, Satélite e Fibra Ótica.

A tecnologia ADSL, que significa “Asymmetric Digital Subscriber Line” (Linha Digital Assimétrica para Assinante), foi o que permitiu que fosse possível conectar-se à internet e continuar a utilizar o telefone para chamadas convencionais.

A conexão por Satélite se dá através de um Satélite de Comunicações situado no Espaço, que emite os sinais, e uma antena parabólica (instalada na residência do cliente), que capta os sinais.

E a Fibra Ótica, a tecnologia mais avançada a ser utilizada nas telecomunicações, é um cabo extremamente fino e flexível que realiza a condução de luz, imagens e impulsos codificados em elevado rendimento e velocidade alta. Verifique as vantagens da Fibra Ótica.

Operadoras de telecomunicações

Existem quatro grandes operadoras de telecomunicações em Portugal, e cada uma oferece seus serviços através de diferentes tecnologias.

A velocidade da Internet

...medida através de Mbps. Quanto maior for este número, mais rápido será o acesso à internet

A velocidade da internet é medida através de Megabits por segundo (Mbps). Quanto maior for este número, mais rápido será o acesso à internet.

Pode variar conforme o tipo de rede contratada. Ou seja, se a conexão é feita através de ADSL, a velocidade da internet chega ao máximo de 24 Mbps. Com o Satélite, a velocidade pode chegar a 40 Mbps. E com a Fibra Ótica a velocidade da internet pode ser de 100 Mbps, 200 Mbps e, algumas operadoras oferecem até 1 Gbps.

Para saber qual velocidade de internet é ideal para si é necessário identificar quanto e com qual propósito utiliza a internet, assim como a quantidade de pessoas ou dispositivos móveis que usarão a internet simultaneamente.

Sou estudante: posso contratar internet?

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

Inicialmente qualquer pessoa pode contratar internet, desde que apresente os documentos exigidos pela operadora contratada e que não tenha nenhum tipo de dívida pendente com a operadora.

O estudante pode contratar internet por telefone, entrando em contacto com a operadora, ou dirigindo-se a uma das lojas da operadora.

Documentos necessários para contratar internet

Para contratar o serviço de internet é necessário, habitualmente, apresentar a seguinte documentação:

  1. Nome completo
  2. Morada onde será instalada a internet
  3. NIF (Número de Identificação Fiscal)
  4. BI (Bilhete de Identificação) ou CC (Cartão de Cidadão)
  5. NIB (Número de Identificação Bancária)

Pacotes e tarifas

Antes de contratar internet, é recomendável comparar as tarifas oferecidas pelas operadoras. Saiba também que, na maioria das vezes, é muito mais económico contratar um pacote com diversos serviços do que contratá-los de maneira separada.

Confira alguns dos pacotes de telecomunicações, com os preços aproximados e informações básicas.