Sou estudante: qual é o melhor pacote de telecomunicações?

Modem

Se é estudante, há vários factores a ter em conta

Vamos ajudá-lo a escolher o pacote mais adequado às suas necessidades, e indicar o que deve ter em atenção. Contacte-nos com qualquer questão!

Operadoras de telecomunicações

De momento existem 4 grandes operadoras a trabalhar em Portugal. Cada uma utiliza tecnologias diferentes para fornecimento dos serviços fixos.

Tipos de serviços fixos

Como indicado, existem 3 tecnologias prevalentes.

Existe a Fibra Ótica, a tecnologia mais recente que permite velocidades superiores, e um serviço de maior qualidade e fiabilidade, no geral. No caso de ter Fibra Ótica disponível na sua morada de residência, esta é a melhor opção.

Temos ainda o ADSL, serviço que funciona através da linha telefónica. Trata-se de uma tecnologia mais antiga, no entanto é possível também o fornecimento de TV, Internet e Telefone, embora com velocidades de transmissão inferiores.

Por fim, há ainda o serviço de Satélite, sendo que nestes serviços a Internet é fornecida por ADSL no caso da MEO, e por 4G no caso da NOS.

Serviços móveis

Pode optar por incluir os serviços móveis na factura do serviço fixo, de forma a que seja mais simples a gestão dos custos e pagamentos. No entanto, as várias operadoras dispõem ainda de tarifários especiais para estudantes, de custo reduzido, sendo que poderá compensar caso a sua utilização não seja muito intensiva.

Caso faça muitas comunicações, especialmente para varias redes, é mais compensatório agregar os serviços móveis num pacote completo, já que por norma oferecem chamadas e sms gratuitas para todas as redes.

Sou estudante: qual é o melhor pacote de telecomunicações?

Para determinar o melhor pacote de telecomunicações, há alguns factores a considerar:

  1. Se pretende incluir canais de televisão
  2. Velocidade de Internet
  3. Tarifário de telefone fixo
  4. Tarifário de comunicações móveis, caso incluído
  5. Período de fidelização

A inclusão ou não do serviço de televisão vai, mais uma vez, depender de cada pessoa para determinar se compensa o custo extra.

Quanto à velocidade de Internet, caso sejam 3 ou mais pessoas a utilizar recomendamos uma velocidade de pelo menos 100 Mbps em Fibra Ótica, ou 40 Mbps em zonas satélite.

Tipos de pacotes

Supondo a inclusão de internet para ajudar com os estudos, existem os seguintes tipos de pacotes:

  • 2p: Internet + Telefone
  • 3p: Canais de Televisão + Internet + Telefone
  • 4p: Canais de Televisão + Internet + Telefone + Telemóvel

Pode obter aqui mais informações acerca dos variados pacotes, ou entrar em contacto connosco para um aconselhamento personalizado!

Período de fidelização

Por norma, estes contratos de telecomunicações impõem um período de fidelização, que pode ser de, no máximo 24 meses. No entanto, de acordo com as Alterações às regras de fidelização, existe a possibilidade de contratar os serviços com apenas 12 meses, 6 meses, ou mesmo sem fidelização, mas estas opções, normalmente, requerem um custo elevado, referente à instalação, e até mensalidades mais elevadas.

No caso de necessitar cancelar antes de terminar este tempo, pode ainda pedir uma Alteração de Titularidade para alguém seu conhecido, e que tenha interesse em manter o serviço, ou uma Transferência de morada, para que possa continuar a utilizar o serviço noutra casa.