Sou estudante: como poupar na fatura de telecomunicações?

Grupo de amigos com tablet

Saiba como pode poupar na fatura da internet, telefone e telemóvel durante os anos de estudo na Universidade.

Sou estudante: posso contratar telecomunicações?

Habitualmente qualquer pessoa pode contratar os serviços de telecomunicações, como internet e telefone, desde que apresente os documentos exigidos pela operadora. Também é muito importante que não tenha nenhum tipo de dívida pendente com a operadora que irá contratar.

O estudante pode contratar telecomunicações por telefone, entrando em contacto com a operadora através do atendimento telefónico, ou dirigindo-se a uma das lojas da operadora.

Operadoras de telecomunicações

Em Portugal existem 4 grandes operadoras de telecomunicações que oferecem serviços fixos (internet, telefone e televisão) e móveis (telemóvel e banda larga móvel):

Como poupar na fatura da Internet?

...quantas pessoas ou dispositivos móveis irão conectar-se à internet simultaneamente.

Para poder poupar na fatura da Internet é imprescindível que o estudante saiba para qual propósito usará a Internet e quantas pessoas ou dispositivos móveis irão conectar-se à internet simultaneamente.

Ao identificar isto, o cliente poderá definir qual velocidade de internet precisa e não pagará por um serviço que não precisa completamente. Isto porque, quanto mais alta for a velocidade, maior será o valor da fatura.

Desta maneira, após saber qual velocidade de internet deseja contratar, é recomendável fazer uma completa comparação das tarifas e pacotes oferecidas pelas operadoras.

Fatura de Telefone económica

Ao contratar telefone, normalmente, o cliente tem direito a chamadas ilimitadas para redes fixas nacionais. E também tem chamadas ilimitadas para o estrangeiro, mas apenas por um determinado horário, que costuma ser das 21h às 9h nos dias úteis e durante todo o dia no fim de semana.

Por isso, para ter uma fatura de telefone económica e poupar na fatura de telecomunicações, é necessário ter atenção aos horários em que faz-se chamadas ao estrangeiro, assim como evitar as chamadas para redes móveis.

Importante: é melhor fazer chamadas para redes móveis desde um telemóvel, já que ao contratar telemóvel já tem direito a uma certa quantidade de minutos em chamadas para outros telemóveis.

Como consumir poucos dados móveis no Telemóvel?

Um dos serviços de telecomunicações mais utilizado pelos estudantes é o telemóvel, pois com ele pode-se comunicar e acessar à internet dentro e fora de casa.

Existem algumas dicas bastante úteis para consumir poucos dados móveis no Telemóvel e, consequentemente, poupar na fatura:

  1. Wi-Fi: em muitas Universidades, locais públicos, restaurantes e cafés disponibiliza-se o acesso à rede Wi-Fi, internet sem fio.
  2. Hotspots: algumas operadoras têm pontos de acesso à Internet, chamados de Hotspots, espalhados por Portugal, que permitem aos seus clientes de Internet Fixa à aceder à internet gratuitamente fora de casa.
  3. Aplicações: existem aplicações que ajudam a identificar de que maneira gasta-se os dados móveis. Com isto pode saber quais aplicações desligar ou usar menos, por exemplo.
  4. Desativar o uso de dados móveis: no sistema operacional iOS pode desativar o uso de dados móveis nas aplicações que desejar. Já com o Android pode definir para que as aplicações só sejam atualizadas quando tiver ligado à rede Wi-Fi, e assim não gasta-se os dados móveis para tais atualizações.

Comparar pacotes de telecomunicações

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

Como já foi dito, para poupar na fatura de telecomunicações, é de extrema importância comparar as tarifas e pacotes existentes no mercado. É necessário levar em conta as condições contratuais, os serviços incluídos e, claro, o valor da mensalidade base.

Veja alguns dos pacotes de telecomunicações, com seus preços aproximados e informações básicas: