Fibra Ótica para uma nova casa

Nuvem tecnologia

Compare as tarifas para encontrar a melhor e poupar.

Com a compra de uma nova casa, vem por consequência a contratação de um serviço de telecomunicações, bem como a luz e o gás.

Se na sua nova casa já existe Fibra Ótica, mas não sabe o que é, nem as suas vantagens, neste artigo esclarecemos todas estas questões. Verifique também como contratar a internet na sua nova casa.

Internet de Fibra Ótica

Fibra Ótica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e é utilizado como condutor de luz, imagens ou impulsos codificados, em alto rendimento. A luz é mantida no núcleo através de reflexão interna total. Isto faz com que a Fibra funcione como guia de onda, transmitindo luz entre as duas extremidades.

Fibra Ótica em Portugal é amplamente utilizada em telecomunicações. Em comparação com os cabos convencionais de metal, a Fibra permite a transmissão de dados a distâncias muito superiores e com maior largura de banda, uma vez que existe menor atenuação no sinal transportado.

Operadores portugueses de Fibra Ótica

A concorrência entre operadores tem vindo a aumentar no país. E apesar de serem poucas as empresas operadoras, estas apresentam uma grande variedade de planos ao dispor do cliente. Em Portugal existem os seguintes operadores de telecomunicações :

  1. Vodafone
  2. MEO
  3. NOS
  4. NOWO (Cabovisão)

Saiba que pode comparar e mudar de operador para que assim consiga contratar o melhor pacote de fibra ótica.

Como contratar um novo serviço de rede Fibra Ótica?

Primeiramente o cliente deve comprovar que cobertura de rede existe em sua casa. Uma vez confirmado que pode ter Fibra Ótica, aconselhamos ao cliente que compare os planos, de modo a conseguir a melhor opção para si. Uma vez tomada a decisão, pode solicitar a contratação.

Existem 3 maneiras para contratar Fibra ótica:

  • Telefone: contactando o telemarketing ou a Linha de Apoio ao Cliente de cada operadora
  • Porta a porta: Se por ventura alguém de uma das empresas de telecomunicações lhe bater à porta, saiba que pode aproveitar este momento para saber tudo sobre todos os pacotes completos e até mesmo contratar aquela que gostar
  • Loja: O cliente pode dirigir-se à loja e solicitar a contratação. Veja qual a loja mais próxima de si.

Qual a documentação necessária para contratar Fibra Ótica?

Para contratar um pacote de Fibra Ótica é necessário apresentar, seja qual for a maneira como a quer fazer, a seguinte documentação:

  • Dados Pessoais: Nome, Morada do serviço, NIF, BI ou CC, telefone, e-mail, NIB.
  • Opção de tarifário para a subscrição.

O que faço para alterar a morada de instalação do meu serviço atual de Fibra Ótica?

Para instalar o seu serviço atual de Fibra Ótica na sua nova casa, isto é, para fazer uma alteração de morada de instalação, é necessário preencher nova Proposta de Subscrição do Serviço, onde deverá referir que se trata de uma alteração da morada de instalação do Serviço Fibra Ótica, indicar o seu Fibra ID atual e anexar um documento comprovativo da nova morada de instalação.

Qual a documentação necessária para mudar a morada da fatura do meu serviço de telecomunicação?

Se deseja passar o seu serviço atual de telecomunicações, como internet, televisão e telefone, para a sua nova casa, para solicitar a renovação de dados de fatura, ou caso pretenda portabilidade, é solicitada a seguinte documentação:

  • Morada diferente da faturação - pedido de subscrição assinado, cópia do BI ou CC e comprovativo da sua morada de faturação
  • Portabilidade - cópia do BI ou CC, pedido de Portabilidade e Rescisão de Contrato e última fatura do operador atual.

Como posso rescindir o meu contrato atual de Fibra ótica?

Se já se encontra com algum contrato de telecomunicação, mas quer fazer uma nova contratação de Fibra Ótica, saiba que pode rescindir o seu antigo contrato, legalmente, até 14 dias após celebrar o contrato. Se passar esses 14 dias, terá de enviar um fax ou uma carta registrada, ou dirigir-se à loja para avançar com esse procedimento. Deve sempre:

  1. Indicar os elementos que o permitem identificar-se como assinante (ou como seu representante legal)
  2. Indicar os elementos que permitam identificar o contrato
  3. Manifestar expressamente a vontade de cancelar o contrato

Teste de cobertura para Fibra Ótica

Verifique junto do operador se o serviço pretendido está disponível na sua área de residência ou na área onde pretende utilizá-lo, e se é necessário realizar testes de conectividade sobre a cobertura.

Através da página de Internet de alguns operadores é possível verificar, introduzindo o seu número de telefone, se a sua área já tem conexão de banda larga.

Fidelização do contrato de Fibra

A duração do período fidelização de todas as operadoras deve ser acordada entre o operador e o cliente, e deve estar indicada no contrato, por isso, se não se recorda qual o período do seu contrato, procure a informação. Se não consegue encontrar o seu contrato com a informação do período de fidelização, dirija-se à página da operadora que deseja e verifique as condições.

A fidelização máxima dos contratos de telecomunicações é de 24 meses, no entanto, de acordo com as novas regras de fidelização, já existem pacotes sem fidelização, ou com tempo reduzido (12 ou 6 meses), no entanto, por norma, estas modalidades requerem custos elevados de instalção, ou até mensalidades mais altas.

Tarifas de Fibra Ótica

Selecionamos os pacotes mais procurados de cada operadora e reunimos para facilitar a comparação e a escolha de qual opção é a mais indicada para as suas necessidades.

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

 

A NOWO é o novo nome da Cabovisão, com a restruturação de toda a oferta comercial.