Fibra Ótica em Portugal

Cloud digital

Contrate a grande velocidade da Fibra Ótica

A Fibra Ótica foi um avanço tecnológico, representando uma grande revolução na forma como se transmite informações e contribuindo para o desenvolvimento das telecomunicações.

O que é a Fibra Ótica?

A Fibra Ótica é um filamento, feito de vidro ou materiais poliméricos, com capacidade de transmitir luz. Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo.

O seu meio físico de transmissão, geralmente um cabo com vários pares de fibra de vidro ou de plástico, faz com que a informação seja transportada sob a forma de impulsos de luz.

A Fibra Ótica possui dois tipos principais de cabo: Monomodo e Multimodo.

Qual o funcionamento da Fibra Ótica?

A Fibra Ótica é uma tecnologia que usa a luz do laser para transmitir em simultâneo dados, vídeo e voz - o chamado triple play.

Imagine um cano imensamente comprido e muito fino, com a superfície interna revestida por um espelho perfeito. Agora, imagine que está a olhar para um das pontas do cano e, a vários quilômetros de distancia, alguém acende uma lanterna e reflete a luz dentro do cano. Uma vez que é revestido interiormente por um espelho, a luz irá ser refletida várias vezes nas paredes numa espécie de ziguezague, e mesmo que o cabo seja curvo ou distorcido, conseguirá vê-la. É isto que ocorre no interior cabo da Fibra Ótica.

Quais as vantagens da Fibra Ótica?

As vantagens da Fibra Ótica residem no fato de possuírem uma capacidade de transmissão muito maior que a dos meios de transmissão eléctricos e electromagnéticos. A Fibra Ótica é leve, flexível, imune ao ruído electromagnético e ao curto-circuito. Uma vez que é feita de vidro, torna-se incombustível.

Com a espessura de um fio de cabelo, mas a resistência de um fio de aço, a Fibra Ótica também já oferece vantagens na televisão, permitindo a interatividade e disponibilizando imagem e som de alta definição, e vários canais em todos os televisores da casa.

A Fibra Ótica em Portugal

Em Portugal, a principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL (39,4% do total), seguido do modem cabo (36,4%). No entanto, segundo dados publicados até o fim de 2015 pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o acesso à Internet via Fibra já corresponde a 21%, o que vem provar que em Portugal existem boas infraestruturas de comunicação.

A Fibra Ótica tem sido utilizada para transmitir voz, televisão e sinais de dados por ondas de luz, por meios de fios finos e flexíveis, constituídos de vidro ou plástico.

Como contratar Fibra Ótica em Portugal?

Para o cliente contratar Fibra Ótica em sua casa deve, antecipadamente, comprovar se tem cobertura de rede de Fibra Ótica em sua casa e, em seguida comparar os pacotes de Fibra Ótica que há nos diferentes operadores do mercado português. Saiba que pode contar connosco para saber mais informações sobre as tarifas de Fibra Ótica. Através do nosso simulador conseguiremos ajudá-lo a saber qual o pacote direcionado às suas necessidades.

Uma vez tomada a decisão de qual quer contratar, pode solicitar o início do processo por:

  1. Telefone. Contacte o telemarketing ou a Linha de Apoio ao Cliente do operador que quer contratar;
  2. Porta a porta. Como sabe, muitas empresas utilizam este método como meio de fazer publicidade. Por isso, pode aproveitar para ouvir todos planos e, se quiser, pode avançar com a contratação;
  3. Loja. O cliente pode dirigir-se à loja do operador que quer contratar, solicitando o serviço.

Independente da maneira como quer contratar uma tarifa de Fibra Ótica, é necessário apresentar sempre a seguinte documentação:

  1. Dados Pessoais: Nome, Morada do serviço, NIF, BI ou CC, telefone, e-mail, NIB.
  2. Opção de tarifário para a subscrição.

Quais são os operadores de Fibra em Portugal?

A concorrência entre operadoras tem vindo a aumentar, apesar de haver poucas empresas operadoras de Fibra Ótica. Sendo que, neste momento, as principais no mercado residencial são: a NOS, a MEO, a Vodafone e a NOWO (Cabovisão).

Todas elas dispõem de um grande leque de opções para que o cliente escolha qual a melhor tarifa de Fibra Ótica para as suas necessidades. Cabe-lhe a si escolher, mas pode contar connosco para ajudá-lo. Através do nosso simulador conseguiremos saber qual o pacote de serviços de telecomunicação indicado para si.

Comparar os operadores em Portugal

É sempre importante e aconselhável que, antes de fazer qualquer contrato com um operador, compare os planos que estes têm para lhe oferecer, deste modo está indiretamente a comparar os operadores entre si.

Mostramos-lhe os tópicos mais importantes e as características que todas têm em comum. Leve tudo isto em consideração e analise com atenção:

  • Fidelização.Se tem uma fidelização com um período de 12 ou 24 meses, ou em alguns casos, se não há fidelização
  • Tipo de Pacote. Se é um Pacote com Net+Telefone, se tem TV+NET+Telefone ou TV+NET+Telefone+Telemóvel+Net Móvel (existem ainda outros pacotes, mas sem internet)
  • Mensalidade Base. O preço base que se paga todos os meses.
  • Mensalidade promocional e a sua duração. A mensalidade promocional normalmente tem a duração de alguns meses e são quase sempre os primeiros meses de adesão. Essa redução de preço inicial é apenas uma maneira de cativar o cliente.
  • Velocidade. A velocidade da internet é descrita por Mbps. Quanto maior for os MegaBites, mais rápida será a internet e menor será o tempo de espera no momento de aceder.
  • Canais de televisão. O número de canais televisivos que estão incluídos no pacote.
  • Chamadas. As chamadas podem ser nacionais ou internacionais, tendo um limite de horas/dia.

Tarifas da Fibra Ótica

Selecionamos os pacotes mais procurados de cada operadora e reunimos para facilitar a comparação e a escolha de qual opção é a mais indicada para as suas necessidades.

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

 

A NOWO é o novo nome da Cabovisão, com a restruturação de toda a oferta comercial.