Internet sem fios

Nuvem tecnologia

Compare as tarifas para encontrar a melhor opção e poupar.

Como se sabe, Internet é a rede de computadores mundial, que está disponível em praticamente todo o planeta.

Existem várias formas de se conectar computadores, umas com cabos, como é o caso da internet ADSL ou através de Fibra Ótica. Outra forma de conexão é o uso de redes sem fio.

Quais as tecnologias sem fios?

O uso de redes sem fios tem crescido fortemente, pois a tecnologia wireless (sem fios) permite uma grande flexibilidade no acesso e navegação à internet. Entre as tecnologias disponíveis, temos as mais conhecidas:

  • Wi-Fi, permite um tipo de rede local sem fio, ou WLAN (de Wireless Local Area Networks)
  • Bluetooth: permite um tipo de rede pessoal sem fio, ou WPAN (de Wireless Personal Area Networks)

Como configurar uma rede sem fios?

Normalmente as operadoras de internet têm uma equipa que vai a sua casa instalar o equipamento e configurar a sua rede. No entanto, se por algum motivo tiver de ser o cliente a fazê-lo, mostramos-lhe os passos para conseguir configurar a rede sem fios:

  1. ​Verifique se tem todo o equipamento necessário Normalmente é preciso um router e e o equipamento onde se pode configurar a rede, devendo ter a função de ligação sem fios. Exemplo: computador, tablet, smartphone, consola de jogos, etc.
  2. Verifique se tem todos os equipamentos estão corretamente ligados.
  3. Só precisa configurar a rede sem fios uma vez. Os dados da sua rede sem fios vão ficar guardados no seu equipamento. Ou seja, este irá sempre ligar-se automaticamente à Internet.
  4. Cada sistema operativo tem uma forma diferente de ligar-se à internet.
  5. Normalmente deverá ir às definições da internet, onde aparecerá todos os nomes das redes no seu alcance e, então, terá de verificar o nome da sua no router.
  6. Clique na sua rede e coloque a password, que também estará escrita no router.
  7. Aceda à internet.

Pode se ter internet sem fios em casa?

Hoje em dia, em todos os operadores de internet em Portugal fornecem o equipamento que inclui acesso à Internet sem fios. A cobertura e alcance reais da rede sem fios podem variar de acordo com inúmeros fatores, nomeadamente a topologia e materiais da casa, as capacidades e configurações do seu computador, a quantidade de computadores ligados à rede sem fios, a existência de outros equipamentos sem fios nas proximidades, entre outros fatores.

Quais os pacotes com internet sem fios?

Apesar de a ADSL e a Fibra Ótica não serem redes sem fios, ao contratar um pacote destas tecnologias, terá acesso à sua internet em casa através de Wi-Fi. Por isso mostramos-lhe alguns pacotes de ambos tipos de rede, de todos os operadores. Assim pode comparar os planos de internet e depois de saber qual a cobertura de rede de sua casa, pode contratar a melhor tarifa ADSL ou, se for o caso, a melhor opção de Fibra Ótica, para si.

 

Como contratar uma internet sem fios?

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

Primeiramente, o cliente deve comprovar qual a cobertura de rede que tem em sua casa. Uma vez que fique confirmada qual é, pode comparar as tarifas de internet do mercado e, tomada a decisão, pode solicitar a contratação. Pode fazer, bem como os processos anteriores, de 3 diferentes formas:

  • Telefone: contactando o telemarketing ou a Linha de Apoio ao Cliente de cada operadora
  • Porta a porta: Quando alguma empresa de telecomunicações lhe bater à porta, aproveite para ouvir tudo sobre os pacotes de internet e, se desejar, faça a contratação do serviço que mais gostar
  • Loja: O cliente pode dirigir-se à loja e solicitar a contratação de internet. Veja qual a loja mais próxima de si.