Internet sem fios em casa

Nuvem tecnologia

Compare as tarifas de internet para encontrar a melhor e poupar.

O uso de internet sem fios tem crescido muito, pois a tecnologia wireless (sem fios) permite uma grande flexibilidade no acesso e navegação à internet.

Pode-se conectar à internet em casa, através de cabos, como é o caso da internet ADSL e da tecnologia de Fibra Ótica, ou com o uso de redes sem fios.

Posso ter internet sem fios em casa?

Em Portugal, os operadores de internet fornecem o equipamento preciso para o acesso à Internet sem fios, por isso todas as casas podem ter este tipo de conexão. Porém, a cobertura e alcance da rede sem fios varia consoante a topologia e materiais da casa, bem como as capacidades, as configurações e o número de computadores conectados.

Relativamente à cobertura que pode ter em sua casa, necessita de realizar um teste de cobertura. Saiba as vantagens da Fibra Ótica, antes de contratar alguma.

Como obter a password para aceder à Internet sem fios?

Quando lhe for solicitada a password, introduza a que consta na etiqueta. Depois de a introduzir, será feita a ligação à Internet

A password necessária para ligar o seu computador à internet sem fios pode ser encontrada debaixo do seu router, na etiqueta branca. Qualquer router, de qualquer empresa contratada, terá esta etiqueta. Nesta última, consta o SSID (designação para o nome da rede) e WEP ou WPA (tipos de encriptação para acesso à rede sem fios). No seu computador, smartphone ou tablet, terá uma lista de redes sem fios disponível. Escolha a sua rede, ou seja, aquela que tenha o mesmo SSID da etiqueta. Quando lhe for solicitada a password, introduza a que consta na etiqueta. Depois de a introduzir, será feita a ligação à Internet. Caso já tenha reconfigurado estes dados no router, deverá utilizar o novo nome da rede e a nova password.

O que é o SSID?

O Service Set Identifier, ou SSID é, como referido no ponto acima, o nome da sua rede sem fios, que pode ser ou não visível para outros utilizadores. Por razões de segurança, aconselha-se sempre que altere o SSID e passwords predefinidos do seu router, tornando-as mais pessoais e de menor acesso, para que dificilmente serem invadidas.

Como alterar a password e/ou nome da rede sem fios?

Como referido anteriormente, o cliente deve considerar a mudança de password e/ou nome da sua rede sem fios, principalmente por uma questão de maior segurança. Para proceder a esta alteração deve seguir os seguintes passos:

  1. Aceder à página do Router
  2. Clicar em Rede Doméstica
  3. De seguida clicar em Interfaces
  4. Dentro do interfaces, escolher a opção interface WLAN
  5. Carregar em Configurar
  6. E por último, alterar o SSID e/ou a password
  7. Para guardar a sua alteração, clicar em Aplicar

Vantagens e desvantagens de ter Internet sem fios em casa

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

A internet sem fios tem muitas vantagens para o cliente tanto dentro, como fora de casa:

  • Acesso simultâneo - Acesse a internet utilizando seu computador, tablet ou smartphone ao mesmo tempo, compartilhando a velocidade.
  • Dispositivos móveis - Conecte-se à vontade à internet usando tablets e smartphones.
  • Economia - Você não precisa comprar outros equipamentos para ter conexão sem fio.
  • Facilidade - Basta um único equipamento com função de modem e Wi-Fi. Mais rápido e fácil de instalar.
  • Liberdade - Aproveite a internet de vários lugares da sua casa, sem se limitar ao ponto onde o modem está instalado.
  • Segurança - Sua password é criptografada para restringir acessos indesejados.

Em contrapartida, a Internet sem fios também apresenta algumas desvantagens para o cliente, tais como:

  • Qualidade de serviço: a qualidade do serviço provido ainda é menor que a das redes cabeadas. Tendo como principais razões disso a pequena banda passante, devido às limitações da radiotransmissão e a alta taxa de erro devido à interferência.
  • Custo: o preço dos equipamentos de Redes sem Fio é mais alto que os equivalentes em redes cabladas.
  • Segurança: intrinsecamente, os canais sem fios são mais suscetíveis a interceptores não desejados. O uso de ondas de rádio na transmissão de dados também pode interferir com outros equipamentos de alta tecnologia, como por exemplo, equipamentos utilizados em hospitais. Além disso, equipamentos elétricos são capazes de interferir na transmissão, acarretando em perdas de dados e alta taxa de erros na transmissão.
  • Baixa transferência de dados: embora a taxa de transmissão das Redes sem Fio esteja a aumentar rapidamente, ainda é muito baixa se comparada com as redes cabladas

Como aumentar a cobertura sem fios?

A cobertura sem fios de sua casa pode ser aumentada com um Wi-Fi Repeater.

O repetidor de Wi-Fi é um pequeno equipamento que permite extender a cobertura sem fios em sua casa, melhorando a intensidade do sinal. Ou seja, o repetidor de sinal Wi-Fi é um extensor do alcance sem fios, repetindo, tal como o nome indica, os sinais recebidos pelo router.

Deste modo, sabemos que o outro equipamento indispensável para ter internet sem fios é o router, um equipamento ativo de uma rede de dados que permite a comunicação entre dispositivos de redes diferentes e de forma totalmente autónoma.

Tarifários de Internet

Apesar de o ADSL e a Fibra Ótica não serem redes sem fios, ao contratar um pacote destas tecnologias terá acesso à sua internet em casa através de Wi-Fi. Por isso, mostramos-lhe alguns pacotes de ambas redes, de todos os operadores. Assim pode comparar os planos de internet, e depois de saber qual a cobertura de rede de sua casa, pode contratar a melhor tarifa ADSL ou, se for o caso a melhor opção de Fibra Ótica, para si.