IPv6

ipv6

O assunto é tão relevante que alguns governos têm apoiado a implantação do IPv6. O principal motivo desta implementação na Internet é a necessidade de mais endereços, porque a disponibilidade de endereços livres IPv4 já terminou.

O que é o IPv6?

O IPv6 é uma nova versão do conjunto de protocolos de rede IP (Protocolo de Internet), utilizados na Internet, cujo principal objetivo é ampliar a capacidade do seu espaço de endereçamento relativo à atual versão, o IPv4.

  • Para ter disponível esta versão é necessário:
  • ter equipamento e aplicações compatíveis com o IPv6
  • disponibilidade de acesso que lhe permita utilizar o novo protocolo por parte do seu ISP.

Equipamentos para ter o Ipv6

Relativamente aos equipamentos que o cliente já possuí, poderá ser feita uma intervenção pelo ISP ou por si, dependendo do tipo de serviço que tenha contratado.

Caso tenha um novo equipamento, com novos acessos, estes já serão compatíveis com o IPv6, por isso não existirá qualquer alteração em relação ao processo existente com IPv4.

O que é o ISP?

O ISP, ou seja, Fornecedor de Serviços Internet, é uma empresa que fornece acesso à Internet que, normalmente, é pago.

As formas mais conhecidas e comuns de ligação a um ISP são através de uma linha telefónica, uma ligação de banda larga (cabo ou ADSL) e a Fibra Ótica.

Muitos ISPs fornecem serviços adicionais, como contas de correio eletrónico, browsers e espaço para a criação de um Web site.

Para utilizar o Ipv6 em casa é preciso alterar alguma configuração no router?

Dependendo do equipamento que tiver, é preciso se informar com a operadora de telecomunicação se é necessário fazer alguma alteração.

  • Em alguns casos, é suficiente efetuar apenas um upgrade de software.
  • Caso contrário, é preciso realizar uma troca completa de equipamento.

O Ipv6 também pode ser utilizado em telemóveis?

O Ipv6 ainda não pode ser utilizado para a realização de chamadas de voz. Em relação aos telemóveis em si, e às suas respetivas aplicações, ainda terão de evoluir para IPv6 relativamente aos serviços suportados na Internet

Seja como for, compare os pacotes de internet para saber qual deve contratar.