Como mudar de operador?

Atendimento ao cliente

Se  não está satisfeito com o serviço da operadora que tem contratada atualmente, saiba como pode solicitar a mudança de operador.

Operadores de telecomunicações

Em Portugal existem 4 grandes operadoras de telecomunicações que oferecem serviços de telefone, internet, telefone e telemóvel.

  1. MEO
  2. NOS
  3. Vodafone
  4. NOWO (Cabovisão)

Período de fidelização

O período de fidelização é o tempo de duração do contrato celebrado com uma operadora de telecomunicações. Ou seja, é o período em que o cliente deverá permanecer com o serviço contratado.

Até julho de 2016 todas as operadoras apenas possuíam pacotes com período de fidelização de, no máximo, 24 meses. No entanto, foram realizadas alterações às regras de Fidelização que passaram a funcionar no dia 17 de julho de 2016.

A partir de então, as operadoras passaram a ter ofertas sem fidelização, ou com 6, 12 ou 24 meses. No entanto, as propostas com fidelização reduzida, normalmente, requerem custos de instalação, e mensalidades superiores.

Como mudar de operador?

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

checkSe já tem contratado algum serviço de telecomunicações sem período de fidelização, poderá mudar de operador facilmente, sem gastos extras. Basta cancelar o serviço com a operadora atual e logo contratar o pacote da operadora que deseja.

checkNo entanto, se está no período de fidelização do contrato, deverá rescindir o contrato e informar-se sobre os seus direitos e obrigações. Depois de passar por este processo, estará livre para celebrar um novo contrato com a operadora que deseja.

Rescindir contrato e a indemnização

...17 de julho de 2016, as operadoras passaram a ser obrigadas a definir a taxa de indemnização previamente.

Caso o contrato que deseja rescindir seja datado de antes das alterações nas Leis das Comunicações Eletrónicas, de 17 julho de 2016, o cliente deverá cancelar o contrato e pagar o valor em falta das mensalidades a vencer até ao final do período de fidelização.

Porém, se o contrato foi realizado após tais alterações às regras de fidelização de 2016, o cliente deverá pagar o valor de indemnização definido no contrato. Isto porque, a partir de 17 de julho de 2016, as operadoras passaram a ser obrigadas a definir a taxa de indemnização previamente.

Comparar os serviços e pacotes das operadoras

Para poder realizar uma completa comparação dos serviços e pacotes das operadoras e encontrar a melhor opção para si é preciso analisar os seguintes parâmetros:

  • Serviços incluídos: quais serviços estão incluídos no pacote? Tem Televisão, Internet, Telefone? Tem Telemóvel ou Banda Larga Móvel também? Realmente ecessita ou usará todos?
  • Canais de televisão: verificar quantos canais estão incluídos na lista de canais bases. Se estão os seus canais favoritos, como canais de desportos ou canais de filmes e séries.
  • Velocidade de Internet: qual a velocidade da internet fixa? É suficiente para si ou para a família toda?
  • Chamadas: se informar se pode fazer chamadas ilimitadas para redes fixas nacionais e se pode também fazer chamadas para o estrangeiro.
  • Dados móveis: quantidade de dados móveis que poderá usar para a internet no telemóvel ou para a banda larga móvel
  • SMS e chamadas: verificar quantos SMS poderá enviar e quantos minutos de chamadas poderá efetuar sem pagar nenhuma taxa extra
  • Período de fidelização: se o pacote que deseja contratar tem período de fidelização e qual é a sua duração
  • Valor da mensalidade: o preço base que deverá pagar todo mês à operadora. Saiba que podem existir ofertas nas primeiras mensalidades, método utilizado para atrair novos clientes