Mudar de operador de Internet

rasgar contrato

Saiba qual o operador mais económico e com melhores condições.

Depois de escolher a alternativa mais vantajosa para o seu caso, deve contactar o novo operador, se for esse o caso.

Neste ponto, vamos especificar como pode alterar de operador.

Operadores de Internet em Portugal

Neste momento, apesar de não haver muitos operadores, a concorrência entre eles tem vindo a aumentar. Consequentemente há cada vez mais opções de pacotes ao dispor do cliente, para que este escolha a melhor para as suas necessidades.

Em Portugal existem as seguintes operadoras de Telecomunicação:

Comparar os diferentes operadores

O cliente deve comparar todas as tarifas, quer seja conexão por ADSL, Fibra Ótica ou Satélite, para poder tomar a melhor decisão para a sua contratação.

Tenha em atenção que esta decisão será permanente durante um determinado prazo. Ou seja, durante o período de fidelização, que é de, no máximo, 24 meses. Porém, existem pacotes com fidelização de 12 meses, 6 meses, ou até mesmo sem nenhuma, de acordo com a alteração às leis de fidelização. No entanto, existem algumas condições especiais ou taxas extras nos contratos com período de fidelização inferior a 2 anos. Deste modo, deve ter em conta os seguintes parâmetros para a sua comparação:

  1. Fidelização. Se tem uma fidelização com um período de 12 ou 24 meses, ou em alguns casos, se não há fidelização.
  2. Tipo de Pacote. Se é um Pacote com Net+Telefone, se tem TV+NET+Telefone ou TV+NET+Telefone+Telemóvel+Net Móvel (existem ainda outros pacotes, mas sem internet).
  3. Mensalidade Base. O preço base que se paga todos os meses.
  4. Mensalidade promocional e a sua duração. A mensalidade promocional normalmente dura alguns meses e são quase sempre os primeiros meses de adesão, sendo que a redução da tariffa é uma maneira de cativar o cliente.
  5. Internet. A velocidade da internet é descrita por Mbps.
  6. Televisão. Quantos canais de televisão estão incluídos na assinatura.
  7. Telefone. Verifique se as chamadas são ilimitadas, quantos minutos pode ligar para o estrangeiro e quais são as tarifas.

Como mudar de operador de internet?

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Chamada Gratuita

Se o cliente quer mudar de operador, é necessário informar-se com o operador com quem quer estabelecer o novo contrato sobre as condições de oferta do serviço que deseja. Confirme toda a informação e peça-a por escrito, para poder ler e verificar todas as condições antes de contratar. Deverá sempre rescindir o contrato que tem com a sua operadora actual, antes de mudar.

  • Junto do seu operador atual, é necessário pedir o cancelamento do contrato e saber quais os seus direitos e obrigações. Tenha em atenção se ainda está ou não no período de fidelização.
  • Para o novo operador, será um novo cliente e por isso todo o processo de mudança, será na realidade igual ao de contratar uma operadora.

Quanto tempo demora a alteração de operador?

A contratação da nova operadora é bastante rápida, sendo que deverá agendar a instalaçao do novo serviço com a operadora que contratar. Normalmente, será possivel fazer a instalação dentro de 48 horas.

Como rescindir o contrato?

Existem 3 situações no que diz respeito à rescisão do contrato:

  • A rescisão do contrato de televisão, internet, telemóvel e telefone pode ser feita até 14 dias após celebrar o contrato, devido ao período de reflexão.
  • Passados os 14 dias, se ainda estiver no período de fidelização, poderá rescindir o contrato, mediante o pagamento de uma penalização, cujo valor deverá estar no contrato.
  • No entanto, se já terminou o período de fidelização, o cliente pode cancelar o seu contrato facilmente, dirigindo-se a uma loja da sua operadora, enviando um fax ou uma carta registada.

Em todos os casos, é necessário que escreva uma declaração de denúncia, indicando se pretende cancelar o contrato ou apenas um determinado serviço, como por exemplo a sua tarifa.

Quanto se paga pela mudança de operador ?

A mudança de operador e o pedido de portabilidade não deverão ter custos para o consumidor.

Mas podem existir custos relacionados como indemnizações por incumprimento de contrato, quando ainda decorre um período de fidelização, ou custos para desbloquear o telemóvel, caso esteja bloqueado à rede e não permita usar cartões do novo operador.