Partilho casa: posso contratar Internet?

Nuvem Tecnologia

Existem imensas alternativas diferentes de serviços de Internet actualmente no mercado. Veja o que ter em conta ao escolher uma operadora.


Internet: tipos de rede

A Internet Fixa é o mais adequado para uma utilização diária, mas será fixo numa determinada residência. Já a Internet móvel é adequada para uma utilização mais esporádica, visto que são impostos limites de tráfego. Pode consultar mais informação sobre internet móvel aqui.

As tecnologias mais utilizadas para Internet fixa são o 4G (em zonas mais remotas, onde não existe infraestrutura de cabo), ADSL (que entrega um sinal de internet através da linha telefónica), e Fibra Ótica (poderá utilizar uma tecnologia HFC, ou FTTH).

Velocidade de Internet

De momento, a tecnologia que permite velocidades mais altas é a Fibra Ótica, com pacotes disponíveis até aos 200 Mbps.

A velocidade de Internet é medida por Mbps (Megabits por segundo), sendo que quanto maior o valor, mais rápido vai ser o seu acesso. De momento, a tecnologia que permite velocidades superiores é a Fibra Ótica, dado que existem planos comercializados com velocidades até aos 200 Mbps.

Através da tecnologia ADSL, a velocidade máxima será de 24 Mbps, e por 4G (Satélite) a velocidade de internet pode chegar até 40 Mbps.

Operadoras de Internet

De momento existem 4 grandes operadoras a funcionar em Portugal, sendo que cada empresa de telecomunicações em Portugal usa métodos distintos de distribuição para fornecer os seus serviços, de forma a servir o maior número de clientes.

  • Atualmente, existem várias opções para cada tecnologia:
  • 4G (Satélite): NOS e MEO
  • ADSL: MEO e Vodafone
  • Fibra Ótica: NOS, MEO, Vodafone e NOWO (Cabovisão)

Partilho casa: posso contratar Internet?

Pode sempre contratar um serviço, no entanto o mesmo tem que ser contratado em nome de uma única pessoa, sendo que toda a facturação das telecomunicações será emitida em nome do titular, situação a ter em conta caso pretenda dividir os custos.

No caso de a casa ser alugada, tem de haver também autorização por parte do dono para a instalação, visto que por vezes é necessário fazer buracos nas paredes ou colar os cabos.

Os documentos necessários para finalizar o contrato são:

  1. Nome Completo
  2. Morada para instalação
  3. Contacto telefónico
  4. Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
  5. Número de Contribuinte (NIF)
  6. NIB (Número de Identificação Bancária)

Comparar pacotes com internet

Para encontrar a melhor opção contratual para si, é muito importante fazer uma comparação dos pacotes e tarifas oferecidas pelas operadoras. Somente desta forma conseguirá poupar nas telecomunicações.

Verifique abaixo alguns dos pacotes de telecomunicações existentes: