Tecnologia FTTH

Modem

A Fibra Ótica é um tipo de tecnologia muito utilizado na área das telecomunicações. As companhias portuguesas cada vez mais oferecem serviços com este tipo de rede, que pode ser de tecnologia HFC ou FTTH.

O que é Fibra Ótica?

A Fibra Ótica é um filamento fino, como um fio de cabelo, e bastante flexível, utilizado para conduzir luz, imagens e impulsos codificados. A luz é mantida no núcleo da Fibra Ótica através de reflexão interna total, o que faz com que a Fibra funcione como guia de onda, transmitindo luz entre as duas extremidades.

Esta tecnologia é muito utilizada em telecomunicações em Portugal porque, em comparação com os cabos convencionais de metal, permite a transmissão de dados a distâncias muito superiores e com maior largura de banda, uma vez que existe menor perda de dados transportados. Verifique outras vantagens da Fibra.

Tecnologia FTTH

...o sinal sai da central e chega até a residência do cliente apenas com o uso da Fibra Ótica

Quando falamos de Fibra Ótica, podemos nos referir a tecnologia HFC (Hybrid Fiber Coaxial) ou a tecnologia FTTH, que significa Fiber To The Home.

É exatamente isto: Fibra para o Lar, ou seja, o sinal sai da central e chega até a residência do cliente apenas com o uso da Fibra Ótica, sem a necessidade do uso do cabo coaxial ou qualquer outro tipo de cabo.

Este método, que é relativamente novo, faz com que o funcionamento das telecomunicações seja de elevada qualidade, principalmente porque tem a capacidade de transportar grandes quantidades de informações sem ruídos. Além disso, permite que a velocidade da internet seja mais alta ainda, podendo ser 20 a 100 vezes mais rápida que as conexões oferecidas por outros tipos de rede.

Operadoras de Portugal com tecnologia FTTH

A tecnologia FTTH requer altos custos e, por isso, nem toda residência tem este tipo de rede atualmente. Além disto, existem limitações geográficas, o que faz com que nem todas as companhias de telecomunicações de Portugal ofereçam serviços com tecnologia FTTH.

Atualmente, as operadoras que podem oferecer esta tecnologia são:

A NOWO (CaboVisão) tem seus serviços com conexão por tecnologia HFC apenas.

Contratar serviço de telecomunicação com tecnologia FTTH

Depois de realizar um teste de cobertura e saber que pode ter a tecnologia FTTH, é recomendável fazer uma comparação dos diferentes pacotes oferecidos pelas operadoras. E, então, depois de tomar a decisão e escolher o melhor pacote para si, pode celebrar o contrato de Fibra Ótica de 3 maneiras:

  1. Telefone: Contacte o Telemarketing ou a Linha de Apoio ao Cliente da operadora
  2. Porta a porta: As companhias podem efetuar visitas aos possíveis compradores. Neste caso, pode aproveitar para ouvir todas as tarifas e contratar aquela que desejar
  3. Loja: Dirija-se à uma loja da operadora escolhida e solicite a contratação do serviço.

Qual a fidelização dos pacotes de Fibra Ótica?

Praticamente todos os contratos de televisão, telefone, internet e telemóvel têm um período de fidelização, que é o período de duração mínima do serviço. Ao ter fidelização, o cliente normalmente recebe algumas condições favoráveis, porém, se o cliente decidir cancelar o contrato antes do final deste período, deverá efetuar o pagamento de uma indemnização ao operador.

De maneira geral, as operadoras têm contratos com período de fidelização de 24 meses, no entanto, de acordo com as novas regras de fidelização, já existem pacotes sem fidelização, ou com tempo reduzido (12 ou 6 meses), no entanto, por norma, estas modalidades requerem custos elevados de instalção, ou até mensalidades mais altas.

Tarifas de Fibra Ótica

Selecionamos os pacotes mais procurados de cada operadora e reunimos para facilitar a comparação e a escolha de qual opção é a mais indicada para as suas necessidades.

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

 

A NOWO é o novo nome da Cabovisão, com a restruturação de toda a oferta comercial.