Telecomunicações ao alugar uma casa

casa com antena parabólica

Saiba aqui o que deve fazer para contratar os televisão, internet e telefone ao alugar uma casa.

Operadoras de telecomunicações

Existem 4 grandes operadoras de telecomunicações em Portugal, cada uma utilizando distintos tipos de tecnologia:

  1. MEO: ADSL, Satélite e Fibra Ótica
  2. NOS: Satélite e Fibra Ótica
  3. Vodafone: ADSL e Fibra Ótica
  4. NOWO (Cabovisão): Fibra Ótica

Tipos de conexão

...existem 3 tipos de conexão utilizados para as telecomunicações em Portugal: ADSL, Satélite e Fibra Ótica.

Como se sabe, existem 3 tipos de conexão utilizados para as telecomunicações em Portugal: ADSL, Satélite e Fibra Ótica.

Cada tipo de rede tem sua característica específica e a principal diferença entre elas é a maneira que a conexão acontece e também as suas vantagens. Por exemplo, a ADSL utiliza a linha telefónica para a transmissão de dados. Foi graças a esta tecnologia que passou a ser possível conectar-se à internet e continuar a utilizar o telefone para chamadas convencionais.

O Satélite funciona através da emissão dos sinais a partir de um satélite de comunicação, que logo é captado por uma antena parabólica, que deve estar instalada no exterior da casa do cliente. A principal vantagem deste tipo de rede é a facilidade de instalação, o que garante que possa ter acesso às telecomunicações em todos os sítios, até mesmo os de difícil acesso.

E a Fibra Ótica realiza a transmissão de dados através de um fio muito fino feito de vidro. Este é a tecnologia mais avançada a ser utilizada nas telecomunicações atualmente e, por isso, possui diversas vantagens. Uma delas è a velocidade de internet, pois permite ter uma internet com velocidade de 100 Mbps ou superior, enquanto que o ADSL pode proporcionar uma internet de até 24 Mbps e o Satélite atè 40 Mbps.

O cliente deve realizar um teste de cobertura com a operadora que irá aderir para saber qual tipo de rede pode contratar.

Posso contratar telecomunicações numa casa alugada?

Ao alugar uma casa, o inquilino que deseja contratar os serviços fixos de telecomunicação (Televisão, Internet e Telefone), pode fazê-lo de distintas maneiras:

checkSe os proprietários da residência já tinham um contrato com alguma operadora e o inquilino deseja ter o mesmo tipo de contrato, é preciso apenas fazer uma transferência de dados.

checkNo entanto, se deseja ter um contrato diferente ou os proprietários não possuíam nenhum contrato de telecomunicação, o inquilino deve fazer um novo contrato. Para tal, deve entrar em contacto com a operadora escolhida, até mesmo por telefone, e solicitar o contrato como se fosse proprietário da casa. Desta forma, o contrato ficara em seu nome.

checkCaso o contrato de aluguer seja do tipo que inclui todas as despesas mensais, saiba que é o senhorio que deve tratar do contrato das telecomunicações.

Como contratar telecomunicações numa casa alugada?

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

Se precisa fazer um novo contrato na casa alugada, deve primeiramente fazer um teste de cobertura para saber qual tipo de rede pode ter. E depois disto, pode solicitar a contratação do pacote.

Pode contratar os serviços desejados por telefone, entrando em contacto com a operadora escolhida através do atendimento telefónico disponibilizado.

Também pode aderir à uma operadora através do atendimento nas lojas. No nosso site pode encontrar a loja mais próxima de si da NOS, MEO, Vodafone e Cabovisão.

Documentação necessária para ter telecomunicações numa casa alugada

Para contratar um pacote de TV, Internet e Telefone, ou qualquer serviço de telecomunicação, é preciso apresentar os seguintes dados:

  • Nome completo
  • Morada onde serão instalados os serviços
  • NIF (Número de Identificação Fiscal)
  • BI (Bilhete de Identificação) ou CC (Cartão de Cidadão)
  • NIB (Número de Identificação Bancária