Vantagens da Fibra Ótica

cloud tecnologia

A necessidade de aumentar a capacidade de tráfego de voz, vídeo e dados de alta velocidade, motiva a evolução das comunicações e, por isso, constantemente existem novos conceitos.

É neste seguimento que surge a Fibra Ótica, garantindo um nível elevado de fiabilidade a nível de transmissão de sinais e dados, voz e vídeo.

O que é a Fibra Ótica?

A Fibra Ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro, plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo.

Hoje existem vários tipos de comunicações, e para atendê-las, a Fibra Ótica possui dois tipos principais de cabo: Monomodo e Multimodo. O tipo Monomodo é usado para sinais de grandes distâncias. Já o sistema Multimodo, utilizado para comunicações com redes locais, tem diâmetro maior e assim, é possível transitar mais de um sinal através de lasers e LEDs.

Como funciona a Fibra Ótica?

superfície interna desse cano é revestida por um espelho perfeito...a luz irá ser refletida várias vezes nas paredes numa espécie de ziguezague...

Sendo esta uma questão muitas vezes feita pelos clientes, é importante compreender o funcionamento desta nova tecnologia. Para isto, vamos-lhe explicar da maneira mais simples possível.

Imagine um cano imensamente comprido e muito fino e, que a superfície interna desse cano é revestida por um espelho perfeito. Agora, imagine que está a olhar para um das pontas do cano e, a vários quilômetros de distancia, alguém acende uma lanterna e reflete a luz dentro do cano. Uma vez que é revestido interiormente por um espelho, a luz irá ser refletida várias vezes nas paredes numa espécie de ziguezague, e mesmo que o cabo seja curvo ou distorcido, conseguirá vê-la. É isto que ocorre no interior de um cabo de Fibra Ótica.

Os sinais digitais são transmitidos através deste feixe de luz, e descodificados por equipamentos colocados em cada ponto.

Quais as Vantagens da Fibra Ótica?

A Fibra Ótica apresenta milhares de vantagens em relação ao cabos de cobre, tornando-a assim numa tecnologia cada vez mais desejada por todos.

  1. Mais finas;
  2. Maior capacidade de transmissão: as Fibras Óticas são mais finas do que os fios de cobre, por isso, podem ser colocadas maior quantidade num cabo de determinado diâmetro;
  3. Menor degradação do sinal: a perda de sinal de Fibra Ótica é menor do que num fio de cobre;
  4. Sinais luminosos: ao contrário do que ocorre com os sinais elétricos nos fios de cobre, os sinais luminosos não interferem com os de outras Fibras Óticas contidas no mesmo cabo. O que torna as conversações ao telefone ou recepção de TV mais nítidas;
  5. Menor consumo de energia: como os sinais nas Fibras Óticas se degradam menos, podem ser usados transmissores de menor potência em vez dos transmissores eléctricos de alta voltagem necessários para os fios de cobre;
  6. Sinais digitais: as Fibras Óticas são teoricamente adequadas para a transmissão de informação digital, o que é especialmente útil nas redes de computadores;
  7. Não inflamáveis: como não há eletricidade circulando através das Fibras Óticas, não geram risco de incêndio;
  8. Leves: um cabo ótico pesa menos que um cabo de fio de cobre e ocupam menos espaço;
  9. Flexíveis: como as Fibras Óticas são tão flexíveis e podem transmitir e receber luz, são usadas em muitas câmaras digitais flexíveis.

Quais os operadores de Fibra em Portugal?

A concorrência entre operadoras tem vindo a aumentar, apesar de haver poucas empresas operadoras de Fibra Ótica. Estas dispõem de muitas opções de tarifas, para que o cliente escolha a melhor para as suas necessidades.

Em Portugal existem as seguintes operadoras de telecomunicações:

Como contratar a Fibra Ótica?

Primeiramente, o cliente deve comprovar qual a cobertura de rede que tem em sua casa. Uma vez confirmada que pode ter Fibra Ótica, pode comparar as tarifas do mercado de modo a aproveitar a mesma gestão e melhorar a suas condições. Uma vez tomada a decisão, pode solicitar a contratação. Existem 3 maneiras para contratar a Fibra Ótica:

  • Telefone: contactando o telemarketing ou a Linha de Apoio ao Cliente de cada operadora
  • Porta a porta: Quando as operadoras efetuam visitas aos possíveis compradores, fazendo a oferta de produtos e serviços.
  • Loja: O cliente pode dirigir-se à loja e solicitar a contratação da Fibra Ótica. Veja qual a loja mais próxima de si.

Verificar cobertura

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

Para saber se pode ter Fibra Ótica em sua casa, é necessário que verifique qual a sua cobertura. Para tal, pode ir à página online do operador que deseja e realizar o teste de cobertura.

Em algumas páginas, pedem apenas o seu código-postal para verificar se é possível instalar Fibra ou não. Noutras páginas, pedem o seu nome e número de telefone, para que o operador entre em contacto consigo e o ajude a saber a sua cobertura e outras questões que possa ter no momento, podendo assim, contar com um atendimento mais pessoal.

Pacotes com conexão por Fibra Ótica

checkConfira alguns dos pacotes das principais operadoras de Portugal e compare de acordo com os tipos de serviço que deseja contratar.

 

A NOWO é o novo nome da Cabovisão, com a reestruturação de toda a oferta comercial.