Velocidade da Internet

velocidade internet

Quando um cliente pretende subscrever um serviço de Internet, são muitas as ofertas existentes no mercado.

Normalmente, a decisão recai sobre o pacote que oferece a melhor velocidade de Download, o mais barato.

Velocidades de Internet Fixa

A velocidade de uma linha de Internet, pode ser medida por vários parâmetros:

Velocidade máxima de Download É a velocidade máxima a que pode receber dados da Internet para o seu computador, o que vai influenciar toda a sua experiência de navegação, como a velocidade a que demora a abrir páginas, a descarregar ficheiros, ou a carregar um vídeo.
Velocidade de upload É a velocidade à qual os dados são transferidos do seu computador para a internet (upload). Quanto maior for esta velocidade, melhor será a sua experiência de navegação na internet. Uma maior velocidade de upload facilita o envio de emails com fotografias ou outras pastas pesadas em anexo, a publicação de fotografias ou vídeos nas redes sociais, e também ajuda ao fazer chamadas ou conferências de vídeo em sistemas VoIP (como o Skype) e jogar online.
Taxa de transferência

É a velocidade referente ao momento que está a usar a sua conexão de banda larga. Esta velocidade é limitada não só pelas velocidades de Download e Upload da sua linha, como também da conexão do Website que está a visualizar, ou da conexão da pessoa que lhe está a enviar um ficheiro. Por exemplo.

Velocidade real Dificilmente se consegue obter a velocidade máxima da linha, uma vez que esta é afectada por vários factores. Por exemplo, ao usar a Internet via Wi-Fi, vamos limitar possivelmente a velocidade obtida, uma vez que são introduzidas várias interferências.

Quais as velocidades de Internet fixa?

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

Ao contratar a Fibra Ótica, saiba que uma das grandes vantagens da Fibra é a velocidade superior à do ADSL e do Satélite. Isto quer dizer que ao instalar Fibra, esta permite velocidades até 1Gbps (sendo que os pacotes mais comuns são de 100Mbps), enquanto que ADSL garante-lhe uma velocidade até 24Mbps apenas, e o Satélite uma velocidade de até 40 Mbps.

Realize um teste de cobertura com a operadora que irá contratar para saber qual tipo de conexão pode ter e qual velocidade de internet poderá contratar.

Que fatores influenciam a velocidade do serviço Internet de Fibra Ótica?

Na tecnologia Fibra, a velocidade de navegação pode variar em função de diversos fatores, tais como:

  • O meio de ligação do computador ao equipamento de rede;
  • Browser utilizado
  • Eventual tráfego em curso na rede de dados da casa
  • Sistema operativo e respetivas configurações de IP
  • Capacidade de processamento do computador
  • Aplicações a funcionar em simultâneo no computador
  • Velocidade de acesso dos servidores onde estão alojados os sites e conteúdos a que se pretende aceder.

O factor mais importante é mesmo o meio de ligação do computador ao Equipamento de Internet. Para garantir uma ligação estável e com o máximo de velocidade, a ligação deve ser feita através de um cabo de rede. A ligação via Wi-Fi, embora mais cómoda, introduz mais interferências, limitando assim a velocidade obtida.

Existe alguma limitação de velocidades para softwares de partilha de dados?

De momento, nenhum operador de internet tem alguma limitação de velocidades para softwares de partilhas de dados, quer seja internet ADSL ou internet Fibra Ótica, para qualquer tipo de acesso WEB ou Torrent.

O que é um Speedtest?

Speedtest é uma ferramenta que permite testar a velocidade de ligação à Internet. Pode ser encontrado facilmente uma página ou um aplicativo para telemóvel que faça essa medição.