Perguntas Frequentes sobre as Telecomunicações em Portugal

Atualizado em
min reading
Telecomunicações

Escolhemos a perguntas mais frequentes dos nossos clientes para ficar a conhecer, com detalhe, o mercado de telecomunicações. Fique a saber tudo sobre os serviços que pode subscrever e as gestões com a sua operadora.

Tudo sobre Operadoras e Tarifários

Neste artigo mostramos-lhe todas as informações sobre as operadoras, tarifários, pacotes e gestões que pode fazer no mercado de telecomunicações. Estas são as perguntas mais colocados pelos nossos clientes sobre telecomunicações.

Quantas operadoras existem em Portugal?

Existem 4 principais operadoras de telecomunicações em Portugal que vendem internet fixa, TV, telefone fixo, tarifário para telemóvel e internet móvel.

Pode explorar cada uma das operadoras de telecomunicações em Portugal para saber mais condições sobre os pacotes, condições ao assinar contrato de serviços, campanhas, entre tantos outros dados.

Existem ainda outras operadoras de telecomunicações em Portugal que vendem unicamente tarifários para telemóvel, sejam pré-pagos ou pós-pagos.

Quais são as operadoras que vendem tarifários para jovens?

As operadoras que vendem tarifários para jovens são as que pertencem a grandes grupos de telecomunicações: a WTF (que pertence ao grupo da NOS), a Moche (pertence à MEO) e a Yorn (pertence à Vodafone).

Todas estas operadoras vendem tarifários com carregamentos obrigatórios, que incluem plafond de dados móveis, chamadas e SMS durante uma semana ou um mês.

Quais são os pacotes 3P e 4P mais baratos do mercado?

A operadora que vende pacotes 3P e 4P mais baratos do mercado é a NOWO: esta é a principal vantagem da companhia. Com os serviços fornecidos pela rede de fibra, a NOWO combina o preço mais baixo e a qualidade nos serviços.

Quais são os melhores tarifários pós-pagos?

Tarifários pós-pagos têm um plafond de chamadas, SMS e dados móveis mensais. Para além disso, implicam a assinatura de um contrato com tempo de fidelização.

Os melhores tarifários tarifários pós-pagos pertencem às principais operadoras do mercado: a NOWO, NOS, MEO e a Vodafone. Pode ver, em detalhe, todos os tarifários móveis disponíveis em detalhe:

Mas se tiver menos de 25 anos, pode contratar um dos tarifários para jovens de operadoras mais pequenas: da WTF, Yorn ou da Moche.

Qual é a principal diferença entre os tarifários para jovens e os restantes tarifários pós-pagos? Um tarifário pós-pago tem sempre um período de fidelização associado, enquanto que os tarifários para jovens não. No entanto, deve fazer sempre carregamentos para continuar a usufruir dos tarifários.

Quais são os melhores tarifários pré-pagos?

Tarifários Pré-Pagos são os conhecidos tarifários móveis por carregamentos e não têm tempo de fidelização. Os clientes deste tipo de tarifários pagam por cada chamadas, SMS ou acesso à internet com os dados móveis que fazem.

Qualquer uma das principais operadoras do mercado vende tarifários pré-pagos - a NOWO, NOS, Vodafone e MEO - tal como outras operadoras especializadas neste tipo de serviço: a UZO e a Lycamobile.

Onde posso ver os Pacotes para Segunda Casa?

Os pacotes para segunda casa são especializados para casas de férias. Significa que a velocidade de internet será sempre mais baixa (por norma) e o número de canais de TV disponivel tem menos variedade.

Com exceção da NOWO, as outras 3 operadoras têm pacotes especializados para segundas casas. Pode explorar toda a oferta de seguida:

Quais as principais diferenças nas condições dos Pacotes e Tarifários Sem Fidelização?

Relativamente aos serviços com 24 meses de fidelização, os pacotes sem fidelização têm diferenças significativas nas condições de adesão:

  1. O valor de ativação/instalação dos serviços é cobrado aos novos clientes
  2. A mensalidade é mais alta em comparação com os serviços contratados com fidelização

Pode verificar todas as condições e preços em relação dos pacotes sem fidelização no nosso website:

A que serviços de TV por streaming posso aderir?

Existem inúmeros serviços de TV por streaming a que pode aderir, de forma a ter mais séries, filmes ou documentários para ver. Apresentamos-lhe algumas das escolhas feitas pelos nossos clientes:

Qualquer uma destas plataformas de TV por streaming implicam uma subscrição adicional. Deve fazer as contas e analisar se lhe compensa ter mais do que um serviço subscrito.

⚽ Quais são os canais de futebol disponíveis?

Existem canais de futebol com sinal aberto e premium, isto é, que implicam uma subscrição mensal. Estas são algumas das nossas sugestões:

Pode consultar todos os canais de desporto no nosso website.

A que canais premium posso aderir?

Pode aderir a todos os canais premium que quiser. Tem todo o tipo de canais premium à sua disposição: de cinema, desporto, música, entre tantos outros. Explore o catálogo deste tipo de canais:

Tudo sobre Gestões de Telecomunicações

Nesta parte das perguntas frequentes pode ver todas as informações sobre as gestões em telecomunicações, de forma o máximo de proveito dos seus serviços de telecomunicações.

A que devo ter atenção para rescindir o meu contrato de telecomunicações?

O principal ponto a que deve ter atenção ao rescindir o contrato de telecomunicações é ao período de fidelização. Se cancelar o seu contrato e ainda estiver a cumprir fidelização, então tem de pagar uma indemnização à operadora.

Se aderir a um pacote de serviços sem fidelização é que evita ter problemas ao rescindir o contrato de telecomunicações. Explore todos os detalhes:

Como fazer uma reclamação dos meus serviços de telecomunicações?

Existem várias opções para fazer reclamação sobre os serviços de telecomunicações: através do livro de reclamações online, físico (caso vá a uma loja), fazer uma carta de reclamação ou escrever no Portal de Queixa.

Qualquer uma destas opções é viável para fazer uma reclamações. Veja todos os detalhes no nosso website:

Como posso testar a cobertura na minha morada?

O primeiro passo para conseguir ter serviços de telecomunicações de qualidade é com o teste da cobertura. Pode saber se tem rede de fibra, ADSL e satélite em casa.

Pode testar a cobertura com o apoio da nossa equipa e verificar quais são os melhores serviços e pacotes de telecomunicações para a sua casa. Veja mais informações no nosso artigo geral sobre a cobertura de rede em Portugal.

Pode também explorar mais informações sobre a cobertura móvel: ponto essencial para ter serviços móveis de qualidade. Explore mais informações sobre a cobertura móvel 4G e 5G, que vai estar disponível em breve em Portugal.

Como posso fazer a portabilidade do meu número?

A portabilidade de número é o processo de mudar de operadora, mantendo o contacto atual. Deve entrar em contacto com a equipa de apoio ao cliente para a qual quer mudar, de forma a iniciar o processo. Pode ver todos os detalhes sobre o processo:

Se preferir, pode ver com detalhe o processo de portabilidade de número para uma operadora em específico. Escolha a que lhe interessa: