Imagem Serviços e Gestões
Imagem Serviços e Gestões

Mais Informações sobre os serviços de telecomunicações na sua zona

Chamada nacional gratuita. Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h - 19h

Imagem Serviços e Gestões
Imagem Serviços e Gestões

Neste momento, estamos fechados.

Mais Informações sobre serviços de telecomunicações de Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h-19h

ANACOM: os contactos, como fazer reclamações e um teste de velocidade

Atualizado em
min reading
ANACOM

Conheça a ANACOM e a sua atuação em Portugal. Aceda a toda a informação para fazer reclamações à ANACOM, como realizar um speedtest com o Portal do Consumidor e aos contactos da ANACOM.

Como posso fazer reclamações para a ANACOM?

O que mais prejudica as operadoras, hoje em dia, são as reclamações de telecomunicações.

Em agosto de 2019 já estavam contabilizadas 600 queixas em livro de reclamações pela cobrança por serviços de telecomunicações não autorizados.

Isto provoca desconfiança aos clientes que querem contratar novos serviços de TV, Net e Voz. Por exemplo, sabe onde deve fazer a sua reclamação com a MEO, com a NOS ou mesmo com a NOWO?

Se não conseguir o problema com a sua operadora, então deve fazer as reclamações para a ANACOM.

É tão simples quanto isto. As reclamações na ANACOM devem ser realizadas no website especializado neste género de gestões. É conhecido como livro de reclamações online.

O livro de reclamações online é destinado não só para os consumidores que querem fazer reclamações para a ANACOM sobre a sua atual operadora, mas para outras indústrias, como é o caso da ERSE (entidade reguladora de serviços energéticos), ERSAR (entidade reguladora de águas e resíduos), entre tantos outros.

Na página inicial do livro de reclamações deve clicar em Fazer Reclamação e apresentar a sua queixa para a ANACOM.

fazer reclamacao na anacom

A ANACOM trata das reclamações às operadoras para o tratamento mais célere e eficaz dos pedidos à operadora de telecomunicações.

Para além da reclamação à ANACOM pode também consultar as perguntas frequentes dos consumidores e a lista de informações importantes para operadoras de telecomunicações.

Pode consultar, de seguida, todas as informações sobre o pagamento de faturas (de forma a evitar o envio de reclamações à ANACOM) ou contactar-nos para respondermos a todas as suas dúvidas.

Posso fazer reclamações da MEO, Vodafone, NOS ou NOWO para a ANACOM?

reclamacoes anacom

Antes de mais, aconselhamos sempre a tentar gerir as reclamações com a MEO, NOS, NOWO ou Vodafone com a própria companhia de telecomunicações.

Existe um serviço de apoio ao cliente e de contencioso em cada operadora para facilitar este tipo de processo dos consumidores de TV, Net e Voz.

A melhor forma de saber qual é o número de reclamações da MEO, NOS, NOWO e Vodafone é com a consulta de um dos nossos artigos com os contactos essenciais de cada operadora.

Mas algumas reclamações não são resolvidas com a companhia de telecomunicações em questão e, por isso, têm de passar à ANACOM.

Neste caso aconselhamos a fazer como lhe indicámos no capítulo sobre as reclamações na ANACOM: registar a reclamação na ANACOM com o livro de reclamações online.

Deve clicar na opção para fazer a queixa no livro de reclamações ou, se assim quiser, pode também fazer sugestões, pedir informações ou ainda consultar o estado da reclamação realizada.

Não se esqueça de que uma reclamação feita à MEO ou a outra operadora, realizada à ANACOM, deve ter resposta no prazo máximo de 15 dias úteis.

Posso fazer um speedtest na ANACOM?

Para além da possibilidade de fazer reclamações no regulador de telecomunicações, também pode realizar um speedtest na ANACOM.

É no website Net Mede que consegue fazer o speedtest com a ANACOM e, assim, medir a velocidade da internet que tem em casa.

Com este teste de velocidade da ANACOM conseguirá saber, em apenas alguns segundos, o tempo de download, upload e de latência. Esta é uma ferramenta que também está disponível em app para dispositivos móveis.

Sabia que também pode fazer um speedtest no nosso website? Basta entrar no nosso artigo dedicado ao teste de velocidade para medir a qualidade e velocidade da internet fixa que tem em casa.

O website para realizar o teste de velocidade na ANACOM também fornece algumas estatísticas interessantes para os consumidores de telecomunicações.

Com a escolha do tipo de acesso (Fixo ou Móvel), do equipamento (computador ou smartphone/tablet) e a zona do país que quer explorar, poderá saber as características da internet fixa nessa zona de Portugal.

Os dados apresentados nesta lista de estatísticas da ANACOM estão baseados em testes de velocidade até 400 Mb e realizados com o website ou app Net Mede (da ANACOM).

Como a velocidade de internet depende sempre do nível de cobertura na sua zona de residência, aconselhamos a consultar os dois seguintes artigos: sobre a rede de fibra já instalada em Portugal e o período de fidelização.

Estes são dois factores que podem influenciar o número de reclamações feitas à ANACOM e, por isso, aconselhamos uma leitura atenta.

O que é a ANACOM?

Esta é a pergunta que tantas vezes é colocada pelos consumidores, especialmente quando o nome aparece numa notícia de telecomunicações: o que é a ANACOM?

A ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) é a organização reguladora do sector de comunicações, em que estão incluídas as comunicações eletrónicas e postais.

A organização ANACOM tem 4 valores fundamentais e que guiam a sua atuação no mercado de telecomunicações em Portugal.

  • A independência: o objetivo da ANACOM é ser imparcial na atuação e defesa do consumidor, prestando informação regular sobre a sua atuação.
  • A transparência no desempenho das funções enquanto reguladora do setor de telecomunicações, perante agentes de mercado e o público.
  • Um desempenho de funções por parte da ANACOM realizado com excelência e rigor técnico.
  • A promoção de uma atitude de cooperação e entreajuda permanente, de forma a potenciar sinergias e experiências.

A Autoridade Nacional de Comunicações está responsável, de acordo com estatutos legais, pela promoção da concorrência na disponibilização de ofertas de TV, internet, telefone e telemóvel.

É dever da ANACOM garantir o acesso a redes, infraestruturas, recursos e serviços, tal como assegurar a garantia de liberdade de ofertas de redes e na prestação de serviços por parte das operadoras.

Entre as funções mais importantes da Autoridade Nacional de Comunicações destaca-se também a contribuição para o desenvolvimento do mercado interno das redes e serviços de comunicações eletrónicas e postais da União Europeia.

Mas a função pelo qual é mais conhecida a ANACOM é, provavelmente, pela proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores e outros utilizadores finais.

No caso da sua operadora de telecomunicações não estar a resolver o seu problema deve fazer reclamação para a ANACOM.

Esta entidade reguladora irá zelar pelos seus interesses e direitos e, por isso, é que deve sempre resolver qualquer reclamação com a sua operadora de telecomunicações.

 

Para além da atividade institucional da ANACOM, existe também uma parte mais didática e educacional: o Portal do Consumidor da ANACOM.

Neste website pode consultar estatísticas relacionadas com diversos temas (como é o caso dos níveis de radiação em 2019), dicas para prevenir problemas em serviços de TV, Net e Voz, notícias dentro do setor e também guias para os consumidores de telecomunicações.

É no Portal do Consumidor da ANACOM que tem ainda pode fazer o teste de velocidade da ANACOM.

Mostramos-lhe, no capítulo seguinte, os contactos da ANACOM para entrar em contacto com a reguladora sempre que quiser.

Quais são os contactos da ANACOM?

anacom contactos

Apesar das inúmeras possibilidades digitais que estão à disposição para fazer uma reclamação de telecomunicações ou mesmo para fazer a contratação de TV, Net e Voz, sabemos que ainda há uma boa parte dos consumidores que preferem telefonar.

E este é só um dos motivos pelo qual é tão importante ter sempre à mão a lista de contactos da ANACOM.

Com esta lista de contactos da ANACOM, só precisa de marcar o número que quer para tratar de todas as suas questões com a Autoridade Nacional de Comunicações.

Foi a pensar nas pessoas que preferem fazer chamadas e também nas que querem antes enviar que a lista de contactos da ANACOM foi criada:

Contactos da ANACOM
Contacto da ANACOM 800 206 665
Contacto da Sede da ANACOM 217 211 000
Contacto de Email da ANACOM [email protected]

Ligar para o primeiro contacto da ANACOM (800 206 665) é totalmente grátis. Não pagará nada pela chamada, ao contrário do número para a sede da ANACOM.

Qual é a morada da ANACOM em Lisboa?

Apesar de várias instalações da ANACOM estarem espalhadas por todo o país, a sede da ANACOM é na capital portuguesa.

É em Lisboa que uma grande parte da equipa trabalha para assegurar os interesses e direitos dos consumidores de telecomunicações.

É na ANACOM de Lisboa que diferentes equipas podem verificar o cumprimento das leis, dos regulamentos e todos os actos que envolvem as entidades (operadoras ou consumidores).

Poder ver, mais abaixo, a morada da ANACOM de Lisboa.

Dados de morada da ANACOM Lisboa
Morada da sede da ANACOM Av. José Malhoa, 12 | 1099-017 Lisboa
Contacto da Sede da ANACOM 217 211 000
Morada da Biblioteca da ANACOM Av. José Malhoa, 12, 2.º | 1099-017 Lisboa
Contacto da Biblioteca da ANACOM 217 212 605 /09
Morada ANACOM de Bacarena Alto do Paimão | 2730 - 216 Bacarena

Pode dirigir-se à sede da ANACOM em Lisboa entre o seguinte horário: de segunda a sexta, das 9h às 16h. A entidade reguladora de telecomunicações está fechada durante o fim de semana.

Se ligar para qualquer um dos contactos da ANACOM, indicados na tabela acima, irá ser-lhe descontado um valor do seu saldo.

Qual é a morada da ANACOM no Porto?

Para além da sede da ANACOM, existe ainda um estabelecimento situado no Porto.

Este é também um local que a equipa da Autoridade Nacional de Telecomunicações pode exercer as suas funções relacionadas com as operadoras e os serviços de telecomunicações.

Consulte, de seguida, a a morada da ANACOM no Porto e o número de contacto. Relembramos de que pagará sempre pela chamada que realizar para este contacto.

Dados de morada da ANACOM Porto
Morada da ANACOM Porto Rua Direita do Viso, 59 | 4250 - 198 Porto
Contacto da ANACOM Porto 226 198 000

O horário de funcionamento na ANACOM do Porto é o seguinte: de segunda à sexta, das 9h às 12h30 e das 14h às 16h.

Conheça todos os detalhes sobre o Roaming Se costuma viajar constantemente pela Europa, então deve saber tudo sobre o roaming. Deve tomar mais atenção quando planeia alguma viagem para outros lugares do mundo.

Quais são as suas dúvidas relacionadas com a ANACOM? Necessita de fazer uma reclamação para a ANACOM? Se lhe resta alguma dúvida, aconselhamos a entrar em contacto com a nossa equipa ou a deixar o seu comentário de seguida.