Como Desbloquear Telemóvel: detalhes por operadora e todos os preços
Sabia que não paga para desbloquear o telemóvel se já não está no período de fidelização? Ou se tiver comprado recentemente um telemóvel da MEO ou da NOS? Fique a saber como pode desbloquear o seu telemóvel, para que serve o IMEI e os passos para desbloquear os dispositivos de cada operadora.
Como posso desbloquear um telemóvel?
Para desbloquear um telemóvel necessita, em primeiro, do código IMEI do seu dispositivo: pode encontrá-lo no manual do seu telemóvel ou com o apoio da sua operadora (se estiver fidelizado). Depois precisa de obter o código de desbloqueio, com 8 dígitos, ligando para o número de apoio ao cliente da sua operadora.
Quantas vezes já quis mudar de operadora de telecomunicações para aderir a uma campanha imperdível, mas não conseguiu por ter o telemóvel bloqueado?
Desbloquear o telemóvel tem de ser feito pelos consumidores que querem contratar um novo pacote ou tarifário móvel. É essencial desbloquear o telemóvel se pedir para fazer a portabilidade do seu número.
O que antes era uma dor de cabeça para muitos clientes é agora mais simples. Graças ao Decreto-Lei n.º 56/2010 aprovado em agosto de 2010, tornou-se mais simples desbloquear um telemóvel no nosso país.
Se ainda estiver no período de fidelização, existe um limite de valor que pode ser cobrado ao cliente para desbloquear o telemóvel
Não lhe pode ser cobrado um valor pelo desbloqueio do telemóvel que seja mais alto do valor do equipamento, sem desconto, durante os primeiros 6 meses (dentro do período de fidelização), depois da compra.
Após estes 6 meses, o valor que pode ser cobrado desce para 80% do valor do equipamento à data de aquisição. Já no último ano de fidelização, a operadora só lhe pode cobrar um valor que pode ir até a 50% do valor do equipamento à data de aquisição para desbloquear o telemóvel.
Se já não estiver dentro do período de fidelização, então não pode ser cobrado qualquer valor ao cliente para desbloquear o seu telemóvel. Ao comprar o equipamento, o cliente deve ser informado pela operadora de telecomunicações sobre o estado de bloqueio, os preços e condições para desbloquear.
Contacte-nos, gratuitamente e sem compromisso, para respondermos às suas questões e esclarecermos as suas dúvidas sobre o desbloqueio de telemóveis.
Quero saber como desbloquear o meu telemóvel
Mas, tal como lhe explicamos no próximo capítulo, existem casos em que desbloquear um telemóvel é totalmente gratuito. Depende da operadora com quem tem contrato assinado e se tem período de permanência.
Como posso desbloquear o meu telemóvel grátis?
Desbloquear um telemóvel é gratis em qualquer operadora de telecomunicações se já não tiver dentro do período de fidelização de um pacote de serviços ou de tarifário de telemóvel adquirido.
Neste momento, apenas a operadora MEO e a NOS dão a possibilidade de desbloquear o telemóvel grátis. Mas só se aplicam a compras realizadas depois de uma data em específico.
Só é possível desbloquear o seu telemóvel grátis na MEO se tiver feito a compra depois de 16 de junho de 2016.
Tanto telemóveis como equipamentos móveis (smartphones, tablets, pens ou routers sem fios) estão incluídos nas condições de desbloqueio gratuito. Os dispositivos mais antigos podem estar sujeitos a uma taxa.
Já na operadora NOS pode desbloquear grátis o telemóvel que tem se o tiver adquirido após 15 de novembro de 2015. Esta é uma condição que se aplica a novos ou clientes já fidelizados com a operadora.
É com o IMEI que conseguirá fornecer as informações necessárias para começar o desbloquear o seu telemóvel.
IMEI: é importante para desbloquear um telemóvel?
O IMEI é a Identificação Internacional do Equipamento Móvel (do inglês Internacional Mobile Equipment Identity). É um número de identificação global e é único para cada equipamento. Para os telemóveis de qualquer operadora, existem 3 formas simples para ver o IMEI:
- Como posso ver o IMEI
- Marque o *#06# como se fosse realizar uma chamada e, de forma automática, obterá o IMEI do telemóvel
- Consulte na bateria do equipamento, no caso de não ser um telemóvel
- Veja a fatura de compra ou a embalagem do equipamento, caso ainda não tenha deitado nada disto para o lixo
Ao preencher um formulário ou fazer um pedido por telefone para desbloquear o telemóvel, irá ter de fornecer o IMEI. É através deste número que a identificação dos dispositivos móveis é realizada corretamente.
Exploramos agora os detalhes para desbloquear o telemóvel por operadora. Damos-lhe a conhecer todos os detalhes para desbloquear um telemóvel MEO, Vodafone, NOS e também na NOWO.
Podemos ajudar a encontrar o IMEI, caso não consiga localizá-lo. Podemos apoiá-lo nesse passo e em todos os restantes para ter o smartphone desbloqueado para qualquer rede móvel.
Quero saber qual é o meu IMEI
Cada operadora de telecomunicações tem o seu próprio processo, as suas condições e os valores que cobra para desbloquear o telemóvel. Por exemplo, é-lhe cobrado o desbloqueio de um telemóvel na Vodafone com fidelização, mas o mesmo já não acontece na NOS.
Queremos que tome atenção a estes detalhes antes de fazer a sua compra. É importante saber se pode mudar de operadora a qualquer momento, não acha? Por isso, vamos dar-lhe a conhecer os preços para desbloquear um telemóvel Vodafone e as condições pelo desbloqueio na MEO, NOS e na NOWO.
Como desbloquear um telemóvel da MEO?
Como posso desbloquear o telemóvel MEO para todas as redes? É extremamente simples desbloquear um telemóvel MEO: só precisa de se dirigir a uma das lojas da MEO no nosso país, fazer o pedido na loja online da MEO ou a um parceiro/distribuidor oficial.
É muito simples desbloquear um telemóvel MEO e o melhor de tudo é que não paga nada pelo desbloqueio se estiver a comprar um equipamento novo. Todos os equipamentos podem ser desbloqueados gratuitamente na MEO: smartphones, tablets, pens, etc.
Pode desbloquear o seu telemóvel MEO no momento em que faz a compra, mas imagine que quer fazer depois para não perder tempo. É totalmente possível!
- Passos para desbloquear um telemóvel da MEO
- Aceda à página oficial para desbloquear o seu telemóvel MEO
- No caso de ainda não ter registo na área de cliente MEO: faça o registo e crie um ID na MEO, com um endereço de email e password.
- Coloque o IMEI do seu aparelho para conseguir desbloquear o telemóvel MEO para todas as redes
Desbloquear um telemóvel MEO grátis tornou-se possível após 16 de junho de 2016 e, por isso, tem de ter uma especial atenção no caso do seu equipamento ser mais antigo.
Os equipamentos que foram comprados antes desta data têm um custo para o desbloqueio, que pode ser verificado junto da equipa de apoio ao cliente da operadora (verifique nos contactos da MEO).
Os novos equipamentos (telemóveis da MEO, tablets, pens, entre outros) estão sempre desbloqueados para todas as redes. Se usar a rede móvel da MEO num equipamento da operadora tem várias vantagens associadas.
- Vantagens associadas aos telemóveis MEO desbloqueados e outros equipamentos
- Oferta de internet móvel quando usa cartão SIM da MEO em equipamentos da mesma operadora
- Possibilidade de comprar um telemóvel desbloqueado da MEO a prestações e sem juros
Não se esqueça de que o desbloqueio de um telemóvel MEO não influencia em nada na fidelização do contrato que assinou com a operadora. As condições mantêm-se, independentemente do equipamento estar ou não desbloqueado.
Quero desbloquear o meu telemóvel da MEO
Como posso desbloquear um telemóvel da NOS?
Para saber qual é IMEI do seu telemóvel, então só tem de ligar para o *#06#. Coloque o número na página oficial da NOS para desbloquear o telemóvel da NOS sem qualquer problema.
É possível desbloquear um telemóvel NOS no momento de compra: numa das lojas da NOS ou num dos parceiros oficiais. A escolha é sua. Não é obrigatório ativar o equipamento NOS ou introduzir o cartão NOS para realizar o desbloqueio do telemóvel NOS logo após a compra.
Todos os telemóveis NOS adquiridos a partir de 15 de novembro de 2015 podem ser desbloqueados gratuitamente. Se tiver um modelo Nokia ou Microsoft, não é garantido que todos os códigos para desbloquear um telemóvel NOS funcionem correctamente.
Qualquer smartphone dual SIM pode também ser desbloqueado para todas as redes. Os clientes de telemóvel com tarifário NOS Empresas devem seguir os mesmos passos dos clientes particulares para desbloquearem um telemóvel da NOS: marque o *#06# para ter o IMEI e faça o pedido na página da NOS.
Mas o que acontece se pretende desbloquear um telemóvel NOS que comprou antes de 15 de novembro de 2015? Tudo vai depender do período de fidelização que tem ou associado ao equipamento da NOS.
Sem Fidelização | Com Fidelização |
---|---|
|
|
Se ainda está a cumprir período de fidelização, o preço para desbloquear um telemóvel da NOS vai depender do tempo cumprido.
Se ficou com dúvidas sobre o desbloqueio do telemóvel NOS, então recomendamos que contacte gratuitamente com a nossa equipa de telecomunicações para lhe respondermos a todas as suas perguntas.
Quero desbloquear o meu telemóvel da NOS
Como desbloquear um telemóvel da Vodafone?
Ao contrário do que acontece na NOS e na MEO, desbloquear um telemóvel da Vodafone tem sempre um custo associado, quer o equipamento tenha sido comprado através do Clube Viva, sem período de fidelização ou a prestações.
Desbloquear um telemóvel na Vodafone segue o Decreto-Lei de 2010, em que foram estabelecidas taxas máximas de cobrança para o desbloqueio de equipamentos da operadora.
Os equipamentos adquiridos no Clube Viva têm um período de 18 meses de fidelização e, por isso, o IMEI só é disponibilizado gratuitamente no final desse período.
No caso de precisar de desbloquear um telemóvel Vodafone que tenha sido comprado no Clube Viva, então deve realizar as seguintes contas para calcular o custo de desbloqueio:
- Preço para Desbloquear Telemóveis da Vodafone (comprado no Clue Viva)
- Nos primeiros 6 meses: (PVP Bloqueado x 1,25 – Preço pago)
- Entre o 7º e o 12º mês: (PVP Bloqueado x 1,25 – Preço pago) x 0,8
- Entre o 13.º e 17.º mês: (PVP Bloqueado x 1,25 - Preço pago) x 0,5
- Depois do 18.º mês: Grátis
O desbloqueio de equipamentos da Vodafone só é possível fazer em dispositivos móveis, mesmo que sejam utilizados para a prestação de serviços fixos. Não se esqueça de que deve ter sempre fatura de compra do equipamento para desbloquear o telemóvel Vodafone.
Ficou com dúvidas para desbloquear telemóvel da Vodafone? A nossa equipa pode ajudá-lo com o processo e responder a todas as suas questões, de forma rápida e eficaz.
Quero desbloquear o meu telemóvel da Vodafone
Os telemóveis NOWO estão desbloqueados?
A NOWO é uma operadora móvel virtual: utiliza a rede da MEO para fornecer os seus próprios tarifários para telemóvel. Significa que nenhum telemóvel da NOWO está bloqueado.
Todos os telemóveis NOWO estão desbloqueados porque a operadora usa a rede móvel da MEO para fornecer os tarifários para telemóvel. Para mudar para a NOWO, o seu telemóvel deve estar desbloqueado porque só é possível fazer esta mudança por portabilidade de número.
Para começar a usufruir do serviço móvel da NOWO, só tem de colocar o colocar o novo cartão no telemóvel desbloqueado ou esperar pela conclusão do processo de portabilidade.
Por outro lado não existem telemóveis exclusivos da NOWO e, por este motivo, seria também impossível comprar equipamentos bloqueados para a rede da operadora.
Se tiver alguma dificuldade durante o processo de portabilidade na NOWO recomendamos que ligue para o número de apoio ao cliente da operadora (que pode consultar na nossa lista de contactos da NOWO).
Pode contactar-nos, de forma gratuita e sem compromissos, se tiver alguma dúvida sobre o tarifário da NOWO para telemóvel contratado.
Tenho dúvidas sobre a mudança de tarifário para NOWO
Posso aderir a qualquer tarifário ao desbloquear o telemóvel?
Com um telemóvel desbloqueado é possível aderir aos tarifários móveis de qualquer operadora, uma vez que o seu equipamento estará livre para funcionar corretamente com todas as redes.
É por isso que lhe apresentamos os melhores tarifários (com chamadas, SMS e dados móveis) móveis para contratar se tiver desbloqueado o seu telemóvel.
São cada vez mais as campanhas lançadas pelas operadoras para conseguirem mais clientes. Desbloquear um telemóvel é o primeiro passo para contratar o pacote de serviços mais económico e competitivo.
Desbloquear o seu telemóvel e ser menor de 25 anos é a solução perfeita para adquirir o melhor tarifário de telemóvel do mercado porque pode aderir à WTF, a Moche ou Yorn.
Apesar de algumas operadoras não fazerem o desbloqueio de telemóveis gratuitamente aos clientes que ainda cumprem períodos de fidelização (exceto a NOS e a MEO), ao realizar este passo poderá facilmente aderir a novas campanhas ou tarifários.
Artigos Relacionados com o Desbloqueio de Telemóveis
Localizar o Telemóvel |
Taxas de Roaming |
Ligar Telemóvel à TV |
Descobrir Identidade de Número de Telemóvel |
Carregar Telemóvel |
Comparar WTF, Yorn e Moche |
Perguntas Frequentes sobre o Desbloqueio de Telemóveis
Como posso desbloquear um telemóvel da MEO?
Não paga nada por desbloquear um telemóvel da MEO se estiver a comprar um equipamento novo. Não importa qual é o canal onde aquire o equipamento da MEO: numa das lojas mais perto da sua casa, na loja online ou num distribuidor oficial. Consulte todas as condições oficiais para desbloquear os telemóveis da MEO.
É grátis se quiser desbloquear um telemóvel da Vodafone?
Desbloquear um telemóvel Vodafone não é grátis no caso de ainda estar no período de fidelização estipulado pelo Clube Viva. O desbloqueio de telemóveis na Vodafone segue o Decreto-Lei de 2010, em que foram estabelecidas taxas máximas de cobrança para o desbloqueio de equipamentos da operadora. Recomendamos a leitura de todas as condições associadas ao desbloqueio de telemóveis da Vodafone.
Como posso desbloquear um telemóvel da NOS?
O processo para desbloquear um telemóvel NOS é igual a todos aos processos de desbloqueio de equipamentos de todas as operadoras: necessita de marcar o *#06# e realizar uma chamada, de forma a obter o IMEI automaticamente. Depois só tem de seguir os restantes passos que lhe indicamos para desbloquear o seu telemóvel da NOS.
Como posso ver o IMEI do meu smartphone?
Se acabou de comprar o seu telemóvel, pode ver o IMEI na fatura da sua compra ou no manual do equipamento. Pode verificar todas as restantes opções para ver o IMEI no nosso artigo.
Tenho um tarifário sem fidelização: pago por desbloquear o meu telemóvel?
Se o seu tempo de fidelização já acabou, então não paga nada para desbloquear o seu telemóvel. Aconselhamos a entrar em contacto com a linha de apoio ao cliente da sua operadora.