Conheça os cabos HDMI à venda e a funcionalidade dos adaptadores HDMI

Cabos HDMI
Descubra todas as informações sobre os cabos HDMI e os adaptadores

Saiba o que é o HDMI e para que serve um cabo HDMI. Neste artigos mostramos-lhe os diferentes cabos HDMI à venda, em que se distinguem de um cabo VGA e como ligar o PC à TV utilizando um cabo HDMI.


O que é o HDMI?

O que é o HDMI? O HDMI (ou High-Definition Multimedia Interface) é um padrão de conexão desenvolvido para a transmissão de aúdio e vídeo em alta resolução. A transmissão em HDMI é realizada por um cabo, conhecido como cabo HDMI, que liga um dispositivo (PC ou smartphone) à televisão.

Nunca foi tão fácil ver filmes e séries online na nossa própria casa, com uma definição igual ou mesmo superior à das salas de cinema. Há cada vez mais apps e funcionalidades para ver conteúdos em alta definição e, por isso, não podemos deixar o HDMI de fora.

O HDMI, siglas para High-Definition Multimedia Interface, é uma padrão de conexão desenvolvido para transmissão de sons e vídeo. Graças a um cabo, que por norma liga um dispositivo à televisão.

No entanto, muitos outros dispositivos podem ser ligados à entrada HDMI da sua televisão: um leitor de DVD ou Blu-ray, uma consola de videojogos, uma máquina fotográfica, entre tantos outros.

O HDMI suporta qualquer formato de vídeo, como os padrões normais (480p), de alta definição (720p) ou mesmo 4K (2160p). Mas em que é que o HDMI se distingue de todos os outros padrões de transmissão?

Só precisa de ter um cabo HDMI para fazer a conexão de equipamentos, sem a necessidade de existirem outros acessórios pelo meio. A qualidade da transmissão HDMI tem aumentado ao longo dos anos e, neste momento, a versão mais recente é a HDMI 2.1.

HDMI 2.1: a versão mais recente do HDMI

O que é que o HDMI 2.1 tem de diferente? A versão HDMI 2.1 transmite vídeos em alta resolução (4K e mesmo 8K), algo que as versões anteriores não faziam. A elevada largura de banda (até 48 Gb por segundo) está preparada para resoluções de TV mais elevadas do que a 4K e 8K.

As especificações do HDMI 2.1 foram anunciadas em 2017 pela Consumer Electronic Show (CES) e prometiam ser uma revolução no mercado de tecnologia e de telecomunicações.

  • Características do HDMI 2.1
  • Capacidade de suportar resoluções de vídeo extremamente elevadas, como 8K e 4K. Para casos profissionais (ou industriais), resoluções 10K também são suportadas por HDMI 2.1
  • HDR Dinâmico: graças a este suporte presente no HDMI 2.1, pode ver as imagens com uma maior gama de luminosidade, cores e contraste
  • Um Cabo HDMI Ultra High Speed (com alta velocidade) suporta banda larga de 48 Gh e, por isso, suporta resoluções elevadas, transmissões em HDR e padrões elevados de áudio *

* Um cabo HDMI Ultra High Speed é o equipamento que lhe vai ajudar a tirar o máximo partido da versão 2.1 do HDMI.

O HDMI 2.1 torna-se cada vez mais requisitado à medida que novas televisões são colocadas à venda e compradas pelos consumidores. A definição 4K está a tornar-se uma norma e a alta definição na transmissão de TV por streaming tornam o HDMI 2.1 cada vez mais necessário.

É verdade que é cada vez mais fácil ver as séries da Netflix ou os filmes da HBO pela app oficial de cada serviço, especialmente se tiver uma smart TV, mas há muitas pessoas que não têm uma Smart TV e utilizam um cabo HDMI para fazer a conexão.

Para além disso, o facto da versão HDMI 2.1 suportar resoluções tão altas é extremamente útil para os jogadores online. Ainda com dúvidas sobre a versão mais recente do HDMI? Ligue-nos gratuitamente e respondemos a todas as suas perguntas.

Conheça os diferentes Cabos HDMI

É através do cabo HDMI que é realizada a transmissão de dados entre equipamentos: desde um computador ou mesmo um aparelho Blu-Ray para uma televisão (TV) ou monitor.

Ao longo dos anos, os cabos HDMI foram sendo cada vez mais utilizados pelos consumidores por transmitirem vídeos e outros conteúdos a uma definição nunca antes alcançada. Existem vários tipos de cabos HDMI à venda no mercado como lhe mostramos de seguida.

 
Cabos HDMI
Características
Cabo Ultra High Speed HDMI Cable
  • Suporta as especificações do HDMI 2.1 (4K e 8K)
  • Largura de Banda até 48 Gb
  • Compatível com modelos anteriores de equipamentos com HDMI
Cabo Premium High Speed HDMI
  • Suporta as especificações necessárias para transmissões 4K
  • HDR incluído para uma resolução de imagens excelente
  • Certificado pelo HDMI LA como um cabo HDMI de qualidade
Cabo High Speed HDMI com Ethernet
  • Suporta as especificações do HDMI 2.1 (4K e 8K)
  • Especificações idênticas ao Cabo Premium High Speed HDMI
  • Cabo HDMI com uma entrada adicional: Ethernet
Cabo High Speed HDMI
  • Projeta, sem problemas, transmissões de vídeo com resolução 1080p
  • Suporta as resoluções 4K, 3D e Deep Color
  • Recomendado para utilizadores do leitores de Blu-Ray
Cabo Standard HDMI
  • Projeta, sem problemas, transmissões de vídeo com resolução 1080p e 720p
  • Não suporta as resoluções posteriores: 4K, 3D, etc.
  • Não é recomendado para muitos modelos de TV

O cabo standart HDMI não é adequado para muitos modelos porque se usar este cabo para ligar o seu PC a uma televisão 4K, então não vai ver os filmes ou outros tipos de conteúdos com toda a qualidade e definição.

É por isso que deve ter atenção aos cabos HDMI disponíveis, de forma a conseguir ver os conteúdos do PC ou outro dispositivo móvel na televisão.

Há cada vez mais televisões inteligentes nas casas dos portugueses (as chamadas smart TV), mas uma TV "tradicional" precisa de um cabo HDMI para conseguir ver vídeos dos dispositivos (como o PC) no grande ecrã.

Só em 2010 estimava-se que, em todo o mundo, cerca de 1 bilião de aparelhos eletrónicos estariam habilitados para a utilização de cabo HDMI. Consegue imaginar a quantidade de tecnologia em que pode usar as mais recentes especificações HDMI? Podemos dar-lhe um número: 8 biliões.

O padrão de conexão HDMI é o mais recente do mercado, mas existiram outros padrões de conexão como o VGA e DVI. No capítulo seguinte vamos dar-lhe a conhecer todas as informações sobre o VGA, mesmo sendo cada vez mais raro encontrar este padrão nas televisões.

O que é um Cabo VGA?

O que é o VGA? O VGA (ou Video Graphics Array) é um padrão de conexão, desenvolvido antes do HDMI, para a transmissão de aúdio e vídeo. Os primeiros cabos VGA foram colocados à venda em 1987 e suportavam até 256 cores e suportavam uma resolução de 640x480p.

Tal como os cabos HDMI, os cabos VGA eram usados para ligar telemóveis à TV ou mesmo para ligar o PC ao monitor, especialmente para os computadores mais antigos que estavam parados nas nossas casas.

A conexão por VGA é analógica e, por isso, a qualidade de transmissão de imagem é inferior aos outros padrões de conexão no mercado, como o DVI e o HDMI. Em televisões de alta resolução, a imagem tende a ficar pixelizada e com baixa resolução.

Qualquer computador tem uma entrada VGA, mas o mais difícil é encontrar uma TV moderna com uma entrada VGA. Este facto torna quase impossível fazer uma ligação por VGA e com o cabo adequado.

Como as televisões não têm entrada VGA, há cada vez menos cabos VGA à venda. Só encontrará este tipo de produto se quiser ligar o PC a um monitor portátil, por exemplo.

Mas o que deve fazer se tem um equipamento saída HDMI e um monitor com entrada VGA? Isto acontece, muitas vezes, quando um utilizador quer ligar a uma consola de videojogos a um monitor. Explicamos-lhe o que deve fazer no próximo capítulo.

Adaptadores HDMI para VGA: para que serve?

Para que serve um adaptador HDMI para VGA ou vice-versa? Um adaptador HDMI para VGA faz a conversão de sinal HDMI (digital) para sinal VGA (analógico) e é extremamente útil para os casos em que quer ligar um equipamento com saída HDMI e um equipamento com entrada VGA.

No caso dos adaptadores HDMI para VGA, a conexão é feita de uma aparelho mais recente (como um PC mais recente ou uma Playstation 4 ou XBox, por exemplo) para um equipamento mais antigo (e que tem entrada VGA).

É extremamente simples conectar o adaptador HDMI para VGA: só tem de começar por ligar o adaptador à saída HDMI à entrada VGA do ecrã do seu monitor ou de outro equipamento. Não há nada que enganar para fazer a conexão.

Mas o adaptador VGA para HDMI já tem mais entradas a que precisa de tomar atenção. A conversão do sinal é totalmente inversa: analógico (sinal VGA) para digital (HDMI).

Adaptador VGA para HDMI

O adaptador VGA para HDMI tem uma saída VGA, uma USB para alimentar o adaptador e um P2 para transmitir conteúdo de som. Isto porque o padrão VGA não faz a conversão de som de forma automática.

Sabemos que muitas pessoas não têm aparelhos com as entradas e saídas do mesmo tipo (seria mais lógico só ter padrões HDMI) e por isso é que este tipo de adaptadores são tão necessários.

Adaptadores Scart para HDMI: para que serve?

Para que serve um adaptador Scart para HDMI ou vice-versa? Os adaptadores Scart para HDMI são usados para ligar equipamentos de áudio e vídeo (como consolas de jogos, leitores de DVD, entre outros) com saída Scart às televisões com entrada HDMI.

As entradas Scart continuam a estar presentes em muitas das televisões, mesmo os modelos mais recentes, juntamente com a entrada HDMI. Sempre que uma TV tem uma entrada Scart, será mais fácil ligar este aparelho a uma consola de videojogos ou mesmo um leitor de DVD.

Os adaptadores Scart para HDMI (ou vice-versa: HDMI para Scart) para os consumidores que só têm entrada HDMI na televisão e uma saída Scart de um outro aparelho. Como há televisões que só têm entradas HDMI, este tipo de necessidade é cada vez mais comum.

Tal como os adaptadores VGA, os cabos Scart para HDMI convertem o sinal analógico (proveniente dos equipamentos com saída Scart) para digital (para os equipamentos com entradas HDMI).

São cada vez menos os consumidores com consolas, leitores de DVD e outros equipamentos antigos com saídas Scart, mas continua a ser uma necessidade para muitas pessoas sem equipamentos tecnológicos recentes em casa.

Micro HDMI: para que serve?

Que equipamentos posso ligar com entrada micro HDMI? Conhecido também como tipo D do HDMI, o micro HDMI é usado para ligar smartphones e pequenos aparelhos (máquinas fotográficas, tablets, etc.) a outros aparelhos, como uma televisão.

O cabo micro HDMI é o mais pequeno dos cabos HDMI existentes no mercado e, por isso, serve para ligar um aparelho extremamente pequeno (como um telemóvel) à TV. Pode ser muitas vezes confundido um cabo USB.

Tal como os restantes cabos HDMI, o micro HDMI transmite vídeos e som em alta resolução para o ecrã da sua televisão, mas é cada vez mais difícil de encontrar no mercado por causa do cabo USB-C, que tem as mesmas funcionalidades que o micro HDMI.

Existe ainda o cabo mini HDMI, que serve para ligar câmaras digitais e notebooks, e o cabo HDMI tipo B. Mas, como pode ver na nossa lista de cabos HDMI, o modelo A (com 19 pinos) é o que pode ser encontrado mais facilmente.

tipos de hdmi

Como ligar o PC à TV com cabo HDMI?

Como ligar o PC à TV com o cabo HDMI? Só necessita de ligar o cabo à saída HDMI do computador à entrada HDMI da televisão. Só precisa de marcar no seu comando a fonte/entrada HDMI (por norma é HDMI 1 ou HDMI 2, etc.) na sua televisão.

Não se esqueça de que por norma, para ligar o PC à TV por cabo HDMI, é preciso ter o computador perto do equipamento de TV. Existem cabos HDMI com alguns metros de comprimento, mas não é muito fácil encontrá-los nas lojas de tecnologia.

Um cabo HDMI bem escolhido transmite a imagem do ecrã do computador para a TV sem qualquer interferência e, por isso, vai ver com qualidade o programa ou série que estava a ver anteriormente no PC.

É muito fácil ligar um PC à TV por cabo HDMI se o computador tiver uma saída HDMI e a TV tiver uma entrada HDMI. Mas o caso muda de figura se os consumidores tiverem uma entrada DVI.

Os adaptadores HDMI para DVI estão entre os mais requisitados pelos clientes que têm uma televisão com entrada DVI. Este tipo de adaptador para Macbooks pode ser encontrado na loja online da Apple.

Mesmo assim não consegue ligar o PC à TV com cabo HDMI? Estamos à sua disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

Os cabos HDMI têm futuro?

A verdade é que ainda existe um lugar no mercado para os cabos HDMI. É cada vez mais fácil ligar os nossos smartphones à TV com funcionalidades que não envolvem fios, mas ainda há muito caminho a percorrer no nosso país.

O simples de ligar um smartphone ou outro equipamento à TV por um cabo HDMI garante que vê os conteúdos (vídeo e som) com toda a qualidade. Deve ter uma televisão 4K para começar a ver as suas séries, filmes e programas favoritos com toda a qualidade possível.

Mas a verdade é que há cada vez mais opções de ligar o PC à TV que não envolvem fios, uma vez que quase todos os telemóveis têm a opção de Screen Mirroring (se tiver uma smart TV em casa), ou até mesmo com dispositivos como o Chromecast.

Existem também aplicações que pode instalar no telemóvel para ligar o ecrã à TV, deixando os cabos HDMI de fora. Só precisa de ter uma boa ligação de internet fixa (por Wi-Fi) em casa.

  • Apps para ligar Telemóvel à TV
  • Miracast
  • iMediaShare
  • Roku Mobile App
  • etc.
Atualizado em
211 451 227
Ligamos-lhe Grátis