Cabo HDMI: os diferentes tipos de cabo para ligar o computador à TV

cabo hdmi

Quer ligar o computador à televisão, mas não sabe como o fazer? Um cabo HDMI é a solução e, neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer para que serve e os diferentes tipos no mercado. Saiba ainda como ligar o PC à TV por HDMI e algumas recomendações para o bom uso deste cabo.


O que é o HDMI?

Quer saber mais sobre os Cabos HDMI?Podemos ajudá-lo a escolher o melhor.
Esclarecer Dúvidas

Há cada vez mais definições de tecnologia que não são entendidas, não acha? Fala-se em HD, em HDMI ou mesmo em 4K sem se utilizar um contexto. Sabemos que está informado, mas queremos colocá-lo a par de todo o conhecimento possível.

O HDMI, também conhecido como High-Definition Multimedia Interface é um tipo de conexão digital, com capacidade para transmitir vídeo e áudio em alta resolução. Esta transmissão é realizada através de um cabo, por norma conhecido como cabo HDMI, para ligar um computador à televisão.

A interface HDMI é uma alternativa melhorada dos padrões analógicos, como o DVI (Digitak Visual Interface), o VGA (Video Graphics Array) ou o Vídeo Componente. Apesar do cabo coaxial ser conhecido pela transmissão de dados, como a fibra ótica, o (cabo) HDMI consegue ter mais qualidade na comunicação entre as fontes de som/vídeo e os diferentes equipamentos.

Mas como é feita a utilização do HDMI? Como é que o HDMI é usuado no dia-a-dia?

O que é o Cabo HDMI e para que serve?

cabos hdmi

É através do cabo HDMI que é realizada a transmissão de dados entre aparelhos: desde um computador ou mesmo um aparelho Blu-Ray para uma televisão (TV) ou monitor.

Ao longo dos anos, o cabo HDMI foi cada vez mais utilizado pelos consumidores por ser capaz de transmitir vídeos e outros conteúdos a uma definição nunca antes alcançada: até 1080 megapixels por segundo.

Com os cabos HDMI disponíveis nas lojas de tecnologia, conseguirá transmitir a qualidade do vídeo que tem no computador ou que quer ver em streaming.

Neste momento basta ter um cabo HDMI para conseguir ver, com toda a qualidade possível, o que deseja no ecrã da sua televisão. Para além da melhoria da transmissão nos cabos HDMI mais recentes, existem desenvolvimentos realizados para um decréscimo de desconexões acidentais dos cabos HDMI.

A melhoria da empresa Torrent para os modelos de cabo HDMI foi a primeira a ser aprovada. No decorrer do dia-a-dia, em famílias com muitos elementos, é normal que os cabos (especialmente os HDMI) acabem por ser desconectados dos aparelhos e por isso é tão importante que desenvolvimentos, como os que foram realizados pela Torrent, sejam cada vez mais frequentes.

Só em 2010 estimava-se que, em todo o mundo, cerca de 1 bilião de aparelhos eletrónicos estariam habilitados para a utilização de cabo HDMI. Consegue imaginar a quantidade de tecnologia em que pode usar as mais recentes especificações HDMI? Podemos dar-lhe um número: 8 biliões.

Mas quais são os diferentes tipos de cabo HDMI no mercado?

Existem diferentes tipos de Cabo HDMI?

Já procurou algum cabo HDMI numa loja de eletrodomésticos ou de tecnologia, mas não conseguiu decidir-se qual é queria? Se isto aconteceu, de certeza que foi pela grande quantidade de cabos que viu e por não saber qual era o mais adequado à sua TV.

Podemos dizer-lhe, desde já, que a diferença entre cabos HDMI é nos padrões: existe o Standart Speed (ou Velocidade Padrão), o Full HD e os High Speed (Alta Velocidade).

Chamamos a atenção para este facto: se comprar um Cabo HDMI Standart Speed, então não conseguirá ver conteúdos na sua televisão com definição 4K. Um cabo HDMI que não garanta larguras de banda de 18 Gb, definido no HDMI 2.0, não fornece a melhor definição de imagem.

A mais recente geração de cabos HDMI é o 2.0, que diferencia-se dos equipamentos anteriores pelo aumento da largura de banda na transmissão. É só com o cabo HDMI 2.0 que os consumidores conseguem ver as imagens com resolução 4K.

Verifique sempre que o cabo HDMI que comprar tem certificação Premium ou Ultra High Speed. Sem este tipo de certificado oficial, os cabos podem não ter sido submetidos aos testes oficiais e, por isso, pode significar menos qualidade.

Como ligar o computador à TV por HDMI?

É muito simples ligar o pc à TV por HDMI: só necessita de ligar o cabo à porta HDMI do computador e, em simultâneo, à mesma porta na televisão. No entanto, é preciso ter o computador perto do equipamento de TV. Existem cabos HDMI com alguns metros de comprimento, mas não é muito fácil encontrá-los nas lojas de tecnologia.

Como o cabo HDMI transmite a imagem do ecrã do computador para a TV de forma direta, sem qualquer interferência, verá com qualidade o que estava a ver anteriormente. Tinha uma série da HBO Portugal a dar no computador, mas quer continuar a ver na televisão? A solução é a ligação do pc à TV por HDMI.

É muito fácil ligar um pc à TV por cabo HDMI se este for da Windows, mas sabemos que as pessoas com modelos da MacBook podem ter dificuldade em fazer a conexão se não tiverem um adaptador. Pode ser comprado nas lojas oficiais da Apple ou nas várias lojas online de tecnologia: Worten, Rádio Popular, etc.

Para que a ligação do pc à TV por HDMI seja bem sucedida, é necessário selecionar essa opção no menu da televisão. Deve procurar entre as várias opções de entradas: HDMI 1, HDMI 2, etc. e verificar qual é o que funciona corretamente.

O cabo HDMI é facilmente dispensado se tiver uma smart TV em casa, por ser possível fazer o download da app de streaming, mas ainda este tipo de equipamento de TV ainda não é regra nas casas portuguesas.

Quero ver filmes HD na TV: como posso fazer se fiz o download no Pc ou só tenho DVD?

ver filmes hd na tv

Quantas vezes quis ver filmes HD na TV, mas não conseguiu porque lhe faltava o cabo ou não conseguiu fazer uma encontrar a opção no menu da sua televisão?

Isto é algo que pode acontecer, no momento de ligar o pc à TV, e por isso é que lhe explicámos o funcionamento dos cabos HDMI. Os diferentes tipos de cabo vão possibilitar-lhe ver os conteúdos do computador no ecrã da televisão com definição 4K e de uma forma muito simples.

Se fez o descarregou um filme para o computador, através da plataforma Netflix ou mesmo da Amazon Video Prime, aconselhamos a fazer a usar o cabo HDMI para o ver com qualidade no ecrã de televisão.

Já há muitos equipamentos de TV (boxes de vídeo) que disponibilizam os serviços de streaming, mas também há cada vez mais clientes que não têm serviço de TV por subscrição em casa. Só fazem a utilização da internet em casa e, por isso, necessitam de um cabo HDMI.

É para este tipo de clientes que os cabos HDMI são tão úteis. Para as pessoas que só assistem a filmes online ou ainda coleccionam DVD's e querem ver filmes em HD na TV, então devem comprar um cabo HDMI.

A nossa equipa de telecomunicações não vende este tipo de aparelho, mas pode ajudá-lo a escolher o cabo HDMI para a sua televisão.

Saber mais sobre os Cabos HDMI

Pacotes de Internet: quais são os melhores e porque preciso de cabo HDMI?

Como há muitas pessoas que só querem ter internet em casa, sem aderir a outro serviço incluído em pacote, mostramos-lhe quais são os melhores do mercado. Neste momento, o mais barato é o da operadora NOWO com velocidade que varia entre os 120 e 250 Mb com rede de fibra.

Se faz tudo só com o serviço de internet, então terá de comprar um cabo HDMI. Só assim é que conseguirá ver os conteúdos do seu computador, com toda a qualidade, no ecrã de televisão.

Internet da NOWO
VELOCIDADE
120 Mb
FIBRA
CHAMADAS
não incluídas
 
PREÇO
17,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: Não incluída
EXTRAS: Oferta da 1.ª mensalidade
Internet da NOS
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
não incluídas
 
PREÇO
26,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: Não incluídos
EXTRAS: Desconto de €10 na mensalidade durante 24 meses

Temos mais pacotes só de internet à sua disposição, se for esse o caso. Pode deixar-nos o seu número de telefone, em Ligamos-lhe Grátis, ou consultar mais informações no nosso artigo para ligar o telemóvel à TV.