Tecnologias FTTH vs HFC: quais são todas as principais diferenças?

fibra ftth

A cobertura de fibra continua a crescer e são cada vez mais pessoas que podem aderir ao serviço de fibra óptica através da tecnologia FTTH. Mas o que é a tecnologia ou rede FTTH? O que é o HFC? Conheça todos os detalhes e as diferenças entre cada uma.


Tecnologia FTTH: o que é?

Quer saber mais sobre as redes FTTH e HFC?Podemos ajudá-lo, gratuitamente, com todas as questões.
Chamada Gratuita

A realidade é que estamos em constante evolução relativamente aos serviços de telecomunicações (TV, Net, Voz). Os consumidores mais jovens não sabem o que é ter velocidade de internet lenta ou pouca definição no serviço de TV.

Com a chegada da fibra óptica (em primeiro às cidades com mais população, chegando às pequenas vilas), os serviços de internet fixa ficaram mais rápidos e mais capazes.

Deve-se, em grande parte, à tecnologia FTTH e também ao uso do cabo coaxial.

Apesar de muitas companhias ainda usarem o cabo coaxial na realização de ligações de fibra, a intenção é que as comunicações realizadas com a tecnologia FTTH sejam cada vez utilizadas.

A tecnologia FTTH funciona com cabos de fibra ótica e sistemas de distribuição avançados, levando os dados (necessários na transmissão de dados na fibra) de forma direta aos consumidores.

Com a FTTH, a relação entre operadoras de telecomunicações e clientes é realizada de forma mais direta.

O que significa a sigla FTTH? A tecnologia FTTH é a abreviatura de Fiber To The Home. Responsável pela transmissão de dados até caso do cliente, a FTTH transmite o sinal de forma direta até casa do cliente e é por isso que se difere dos restantes tipos de tecnologia. A conexão de fibra por FTTH é mais rápida e tem mais qualidade (não tem interferências).

A tecnologia FTTH é extremamente recente no mercado de telecomunicações e foi criada para substituir a FTTC (Fiber To The Curb).

A FTTC, usada para um grande número de clientes levava os dados (de fibra) até um poste (curb) e a conexão com a companhia era estabelecida com um dispositivo instalado nesse poste.

A distribuição do sinal de FTTC desde o poste até à casa do cliente era estabelecido por um switch. Desde um switch, o sinal de rede era realizado para vários consumidores. O que acontecia? O cliente tinha limitação de bandar larga e, por isso, menos velocidade de internet.

É com a tecnologia FTTH (seja FTTH da NOS ou de outra companhia) que muitos clientes conseguem chegar ao 1 Gb de velocidade de internet (de download). Este é um valor que antes não era disponibilizado por qualquer outra companhia com serviços de TV, Net, Voz.

Porque é que o FTTH é tão importante para a rede de fibra?

A tecnologia FTTH leva, de forma direta e eficaz, o sinal de internet à casa dos clientes. É com base nas definições da ANACOM que especificamos toda a informação relacionada com este tipo de tecnologia.

É através da estrutura ponto-a-ponto que os dados são enviados para a residência do cliente (desde a companhia de telecomunicações). De forma direta, é instalada a fibra ótica entre a residência do consumidores e a central (ou Central Office/ODF).

fibra ftth

Com a arquitectura ponto-a-ponto da FTTH há um laser emissor e um receptor dedicados a cada cliente. Significa que os consumidores de uma única residência desfrutam de toda a largura de banda de fibra ótica.

  • Vantagens na arquitectura ponto-a-ponto da tecnologia FTTH
  • A prestação do serviço de internet de fibra é melhor do que se for utilizado outro tipo de tecnologia.
  • A rede de fibra (com base na arquitectura ponto-a-ponto) é mais flexível.
  • A rede de fibra é mais segura, uma vez que está imune a perturbações provocadas por outros consumidores.

A única desvantagem na tecnologia FTTH (nesta arquitectura mais directa) é o investimento inicial elevado que é necessário para a instalação de fibra, a maior ocupação de espaço físico e o consumo mais elevado de energia na Central.

Para além da arquitectura ponto-a-ponto, existem outras formas de fornecimento de fibra ótica através de FTTH:

  • Fornecimento de fibra com tecnologia FTTH
  • FTTN/FTTC: Fiber To The Node/Fiber To The Curb
  • FTTB: Fiber To The Building

Com a tecnologia FTTN, a rede de fibra é instalada até a uma caixa perto da residência do cliente. A ligação entre a caixa e a morada do cliente é feita com um cabo coaxial. A ligação de fibra desde a caixa pode ser feita para um só prédio ou para várias habitações.

A desvantagem da tecnlogia FTTN (ou FTTC) é a velocidade de internet mais baixa, uma vez que a distribuição de fibra é feita para um conjunto de pessoas.

Enquanto que as ligações realizadas com FTTN ou FTTC dependem de 2 tipos de ligação (Central > caixa de rua > casa do cliente), a diferença da ligação por FTTB está na distância da ligação entre o cabo coaxial à casa do cliente.

A FTTN/FTTC depende de uma caixa de rua (que está até 300 metros da casa do cliente) e a ligação por FTTB é realizada na base do edifício (como o porão de um prédio com várias habitações, por exemplo).

FTTH na NOS: há uma elevada cobertura?

De acordo com as informações disponibilizadas pela operadora NOS, as casas com FTTH NOS em 2018 eram cerca de 4,4 milhões.

Dentro deste número estavam incluídas as residências com tecnologia FTTH, HFC e DOCCSIS 3.1. Os dados revelaram que, no último semestre de 2018, cerca de 90% dos lares portugueses estavam cobertos com as redes de FTTH.

No ano passado (2018), a expansão da cobertura FTTH na NOS foi extremamente importante para que mais clientes conseguissem ter pacotes de fibra NOS com excelente qualidade.

A implementação da rede FTTH da NOS em novas zonas e a partilha de rede com a operadora Vodafone, acordado em setembro de 2017, estão incluídos na melhoria do serviço de fibra.

Enquanto que em 2014 só 3,2% dos clientes é que tinham internet fixa através de FTTH, em 2018 já se contavam cerca de 23,5%. A tendência é continuar este ritmo de crescimento nos próximos anos.

Quer saber se tem cobertura de fibra na sua zona de residência? Ou se pode aderir ao serviço da NOS por FTTH? A nossa equipa fornece-lhe os resultados em questão de segundos, sem qualquer compromisso.

Testar Cobertura de Fibra

Cobertura de Fibra e FTTH: qual é a influência?

A cobertura de fibra vai aumentando, sem grandes dificuldades, graças à implementação da tecnologia responsável por todo o território, como é o caso da FTTH.

A cobertura total de fibra no território é já um compromisso estabelecido pelas principais operadoras, a longo prazo.

Com a cobertura fibra total em Portugal, será mais fácil de elaborar a instalação da tecnologia FTTH e, assim, satisfazer a necessidade dos clientes que querem velocidades mais rápidas.

A fiabilidade e velocidade dos serviços fixos (e móveis) é garantido pela aposta na cobertura de fibra ótica em todo o território português.

Os números falam por si: os números de clientes particulares com serviços de alta velocidade (FTTH e HFC) aumentaram 12% só no primeiro semestre de 2019, em comparação com o período homólogo.

O número de habitações com FTTH chegou às 4,8 milhões, o que corresponde a uma cobertura de fibra de 76,6%. Trata-se de um aumento de 9,2% em relação ao mesmo período em 2018.

Mas a facilidade de colocar o nível de cobertura de fibra óptica a 100% em Portugal não acontece em outros países da União Europeia.

Se utilizarmos o exemplo da Alemanha (usando as informações do blogue PT Empresas), o custo de levar fibra óptica a todas as casas no país é de, aproximadamente, 80 mil euros: um valor muito superior ao que é necessário ser usado em Portugal.

O que muda no fornecimento do serviço de fibra se a tecnologia FTTH for instalada em grande parte do território português?

A velocidade de internet é sempre o que realmente muda se a ligação de fibra de um prédio (ou moradia) for realizada através de FTTH.

Se quiser usufruir de toda a velocidade na internet de fibra, deve fazer a ligação com o cabo desde o seu router. No caso de só fazer a sua ligação através de Wi-Fi, então terá uma velocidade mais baixa. Mas não se esqueça de que pode chegar a 1 Gb de download.

Operadoras com FTTH: quais disponibilizam os melhores pacotes?

Apesar de um longo caminho ainda ser necessário para a instalação de FTTH em todo o território português, todas as operadoras já fornecem pacotes de fibra (com utilização de FTTH).

Por isso, pode contratar os serviços de fibra (com utilização de FTTH) com qualquer companhia.

Os pacotes com 1 Gb de velocidade (de qualquer uma das companhias) pressupõem que as ligações são feitas pela tecnologia FTTH.

Apesar dos pacotes da NOWO só fornecerem uma velocidade máxima de 250 Mb, existem pacotes de fibra das outras companhias (da NOS, MEO ou Vodafone) que fornecem um máximo de 1 Gb de velocidade.

Qualquer um dos pacotes que forneça um máximo de 1 Gb de velocidade tem ligação realizada à rede de FTTH. Veja, de seguida, a escolha dos nossos especialistas entre as melhores ofertas do mercado:

TV + Net + Móvel da NOWO
VELOCIDADE
120 Mb
FIBRA
CHAMADAS
2 Gb + 2000 min
TEL. FIXO
PREÇO
36,50
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 90 Canais de TV (com NOWO Box)
EXTRAS: Oferta da 1.ª mensalidade

Este pacote da NOWO não inclui o serviço de telefone fixo. Ligue-nos para mais informações.

(NOS 3) TV + Net + Voz
VELOCIDADE
1 Gb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
47,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 180 Canais de TV (UMA TV 4K)
EXTRAS: Desconto nos NOS Cinemas

Uma ligação com FTTH pressupõe mais qualidade no serviço de fibra contratado e, por isso, conseguirá ver as melhores séries da Netflix, HBO Portugal e Amazon Prime Video com toda a definição (4K ou HD).

Em qualquer pacote de telecomunicações pode sempre incluir um ou mais cartões móveis. A qualidade deste serviço nunca estarám dependente da rede de FTTH.

Tecnologia HFC: o que é?

No inicio da dos anos 90, a fibra ótica ainda não era tão desenvolvida como atualmente, e por razões económicas não era instalada nas próprias residência dos clientes. Apesar de ser possível de forma técnica, não era económicamente viável levar a fibra até a casa dos consumidores.

A solução mais utilizada nesta altura passou a ser a tecnologia HFC (também conhecida como Hybrid Fiber Coaxial).

E em que consiste este equipamento? O HFC (Redes Híbridas Fibra) é uma mistura de cabos de fibra ótica na rede principal com cabos coaxiais na rede secundária (de distribuição) para levar os dados (de internet) até casa dos consumidores.

A tecnologia HFC continua a ser usada, no serviço disponibilizado pelas companhias de telecomunicações, mas é um sistema que é sujeito a constantes modernizações.

Com a modernização da HFC, as operadoras têm aumentos de eficiência energética. No entanto, a tendência das companhias é a expansão da rede FTTH para que o cliente tenha um serviço com mais qualidade e, por outro lado, esteja num contacto mais directo com a operadora.

Mas quais são as diferenças entre FTTH e HFC? Como se reflecte, de uma forma mais prática, nos serviços de telecomunicações?

FTTH vs HFC: quais são as diferenças?

São muitos os consumidores que querem saber, de forma rápida, as diferenças entre FTTH e HFC. Como é que se reflecte a nível prático no serviço de fibra que contrata?

Colocando as tecnologias lado a lado (FTTH vs HFC), a principal diferença é a forma como chegam à casa dos consumidores.

Se a sua casa estiver numa zona com cobertura de fibra, em que chega a rede FTTH, então esta tecnologia chega directamente à sua residência.

Com a rede HFC, é o cabo coaxial que chega à casa do consumidor. A rede de fibra chega, no máximo, ao limite do prédio.

Tanto a FTTH ou HFC fornecem serviços de qualidade. A tecnologia HFC utiliza diferentes tipos de materiais que podem ser facilmente implementados: desta forma, podem chegar a zonas mais remotas e menos rentáveis.

Como os cabos coaxiais são usados nas ligações por HFC, a transmissão de informação pode ser afetada por interferências eletromagnéticas. Por outro lado, a transmissão de dados pelos cabos de fibra é feita através de luz e, por isso, está imune a interferências.

Existe também uma diferença de preços entre a tecnologia FTTH e HFC: enquanto que a rede de FTTH é instalada nas zonas verticais das habitações (mais cara), a HFC é muitas vezes instalado nas fachadas (uma solução mais barata).

Importa ter cobertura de fibra em casa e, de preferência, ter rede FTTH para levar-lhe o serviço de internet fixa. A qualidade do serviço com tecnologia FTTH será sempre melhor do que em HFC.

Quer saber mais sobre as tecnologias FTTH e HFC? Entre em contacto com a nossa equipa para esclarecermos todas as suas dúvidas, sem qualquer compromisso.

Conhecer FTTH e HFC

Perguntas Frequentes sobre a tecnologia FTTH

As diferenças técnicas das ligações de fibra - FTTH, HFC e tantas outras - podem influenciar o serviço que tem em casa. Conheça as principais dúvidas dos consumidores nesta secção.

⚠ O que é a tecnologia FTTH?

A FTTH (siglas de "Fiber To The Home") é a ligação mais direta de fibra ótica: que vai desde a operadora (denominada como Central) até a casa do cliente. A rede de FTTH vai, por norma, até à casa do cliente.

💡 Qual é a diferença do HFC?

Enquanto que as ligações de fibra com FTTH são realizadas desde a companhia até à casa do cliente, já a ligação com HFC não chega à residência do consumidor. Por norma fica a meio do caminho e, de seguida, é substituído por cabo coaxial.

📡 FTTB, FTTN, FTTC, FTTA: o que significam estas siglas?

Apesar da ligação FTTH levar a rede de fibra até casa dos consumidores, existem outros tipos de instalações com designações distintas:

  • Outras designações de ligações de fibra
  • FTTB (Fiber To The Building/ Fiber To The Basement): a rede de fibra chega até ao edifício e é distribuída com um cabo de cobre ou um cabo de rede até à casa do cliente.
  • FTTN (Fiber To The Node): esta é também a designação das ligações HFC.
  • FTTC (Fiber To The Cabinet): é uma ligação semelhante à HFC, mas chega mais perto do edifício (máximo de 300 metros).
  • FTTA (Fiber To The Atenna): é uma nova geração de tecnologia que leva a rede de fibra até as antenas, proporcionando um serviço de internet com mais velocidade.

🚨 FTTH vs HFC: qual é a melhor tecnologia?

Entre as tecnologias FTTH e HFC, a melhor será sempre a FTTH. No entanto, ainda está longe de estar em casa de todos os consumidores. Ainda são necessários muitos passos para levar este tipo de ligação a todas as casas portuguesas.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre os níveis de cobertura em Portugal. Em caso de dúvida, marque o 211 451 227 e entre em contacto com a nossa equipa.