Como posso ligar o telemóvel à TV: por cabo, HDMI e com Chromecast

ligar-telemovel-tv

Precisa de ligar o telemóvel à TV mas não sabe por onde começar? Neste artigo partilhamos algumas recomendações para os utilizadores que querem ligar com fios ou através de Wi-Fi. Conheça ainda os melhores pacotes de TV para completar a central de entretenimento em sua casa.


Como posso ligar o telemóvel à TV por cabo?

Não consegue lugar o telemóvel à TV?Podemos ajudá-lo, gratuitamente.
Esclarecer Dúvidas

Se tem um telemóvel com sistema Android, as próximas linhas são para si.

A ligação é a forma mais simples de ver os programas favoritos na televisão convencional. Por norma, este tipo de smartphone têm uma micro entrada HDMI ou uma micro entrada USB que lhe permitirá ligar o telemóvel à TV.

Existem inúmeras formas de fazer esta ligação, dependendo do smartphone ou da TV que possui em casa. Ao longo do artigo vamos dar-lhe a conhecer todos os detalhes, incluíndo a melhor forma de ligar um dispositivo Apple à TV.

Se quer saber mais detalhes sobre a Apple TV + ou sobre outras plataformas de streaming, então aconselhamos a consultar um dos artigos que partilhamos mais abaixo.

streaming tv

Como posso ligar o telemóvel à TV por HDMI?

O HDMI (High Definition Multimedia Interface) é a sigla que está cada vez mais associado às televisões modernas e que o consumidor já deve ter ouvido falar.

HDMI é uma interface condutiva digital de áudio e vídeo, capaz de transmitir dados não comprimidos, considerada como alternativa aos padrões analógicos (rádio frequência, VGA, etc.)

Através do (cabo) HDMI dá-se a comunicação entre uma fonte de áudio ou vídeo digital (computador, telemóvel, leitor de DVD, etc.) e um outro dispositivo de som ou vídeo, como uma smart TV.

Os telemóveis com uma micro entrada HDMI conectam-se à entrada HDMI da televisão através de um cabo compatível.

No caso do dispositivo móvel não possuir uma entrada HDMI, pode ligar à TV através da micro entrada USB. A condição é que o telemóvel seja compatível com a tecnologia MHL ou Slimport para transmitir correctamente o conteúdo (áudio, vídeo ou imagens) para a TV.

Se não possuir a compatibilidade com estas tecnologias não servirá de nada ter micro entrada USB no telemóvel. O manual do smartphone é um bom instrumento para tirar a dúvida relativamente a esta questão de compatibilidade.

Quais são as funcionalidades da tecnologia MHL?

Se tiver compatibilidade com a tecnologia MHL, pode ligar o telemóvel à TV por HDMI através de um cabo MHL.

A conexão é realizada pela entrada USB do telemóvel e pela entrada HDMI da televisão, usando o cabo. Normalmente, este é um cabo que tem uma terceira porta USB que se liga à corrente elétrica. Mostramos-lhe uma imagem, mais abaixo, do aspeto que o cabo MHL terá:

cabo mhl com 3 entradas

A tecnologia MHL é utilizada por marcas como a LG, Panasonic ou Sony que permite ligar o telemóvel à TV por HDMI. Recomendamos sempre que confirme se o cabo MHL que adquire é compatível com o seu modelo de telemóvel.

Se este cabo para ligar o telemóvel à TV não tiver uma terceira entrada, de forma a ligar à eletricidade, poderá ter um problema: a sua TV terá de ser compatível com a tecnologia MHL, uma característica pouco usual neste tipo de equipamento.

Por isso, compre sempre um cabo MHL com uma terceira entrada.

Quanto custa o cabo MHL? Um cabo MHL, utilizado para ligar o telemóvel à TV por HDMI, tem custo que varia entre os 5 e os 30 euros. Poupará mais se optar por adquirir uma marca branca.

Quais são as características da tecnologia Slimport?

A tecnologia Slimport é a alternativa à MHL, utilizada em outros modelos de telemóvel como a Blackberry, HP e Azus.

Utilizará também um cabo para ligar o telemóvel à TV para usufruir dos conteúdos móveis no ecrã (com boa definição) da televisão.

A principal vantagem deste tipo de tecnologia é o funcionamento do adaptador (associado ao cabo Slimport) sem ser necessário uma fonte de alimentação e por estar disponível para televisões com entradas VGA.

Qual é o custo do cabo Slimport? Os cabos Slimport são mais caros do que os cabos MHL e são vendidos, quase exclusivamente na página oficial.

Com o cabo MHL ou Slimpirt vai ser muito fácil ligar o telemóvel à TV. Os conteúdos, tal como são no dispositivo móvel, vão aparecer no ecrã da TV (com o mesmo aspecto e botões).

Antes de fazer a ligação, com qualquer uma destas tecnologias, tenha sempre em atenção ao nível de bateria do dispositivo móvel. Não o poderá carregar durante a ligação.

Como ligar o telemóvel à TV através do Chromecast?

Para um funcionamento excecional do Chromecast só necessita de ter o telemóvel e este dispositivo da Google à mesma rede Wi-fi.

Com a ligação bem estabelecida, o controlo dos conteúdos é realizado a partir do smartphone como se fosse o seu comando de TV.

chromecast

Comece por configurar o Chromecast para ligá-lo à rede wi-fi da sua casa. De seguida só tem de descarregar, no seu telemóvel, a app oficial deste equipamento e ligá-lo à mesma rede de internet.

Esta é uma forma muito simples de ligar o telemóvel à TV que dispensa a utilização de cabo. O ecrã da TV torna-se no ecrã do seu telemóvel ao utilizar aplicações como Netflix, Spotify ou Youtube.

Apple TV: posso começar os conteúdos do iPhone na TV?

Sabemos que há cada vez mais entusiastas da marca Apple espalhados por todo o mundo e, por isso, queremos apresentar-lhe como pode ligar o telemóvel à TV pertencentes a esta gama.

Pode fazer a ligação do telemóvel à TV quer pela Apple TV, por Chromecast ou por cabo.

Começamos pela Apple TV, equiparado a uma central de entretenimento. Tal como o Chromecast, trata-se de um dispositivo com capacidade para reproduzir todos os conteúdos através de streaming.

apple tv

O utilizador é que decide o que quer ver na TV: áudio, vídeo, música ou fotografias. Através deste aparelho, os conteúdos da Netflix, Amazon Prime Video ou HBO podem ser reproduzidos no ecrã da sua televisão.

Não vai ter problemas de compatibilidade se só tiver produtos da Apple (telemóvel, tablet, entre outros).

No entanto, se quiser aproveitar todas as funcionalidades da Apple TV é necessário que tenha uma televisão com definição 4K. De que lhe vale ter a oportunidade de ver filmes ou séries com alta qualidade se não tem o material necessário?

Quanto custa uma Apple TV? Se consultar o website oficial verá que o preço varia de acordo com o armazenamento (memória): 199 euros para um equipamento com 32 GB e 219 euros para um aparelho com 64 GB.

Como ligar o meu iPhone à TV com cabo?

Se não estiver disposto a pagar por um aparelho como a Apple TV, pode ligar telemóvel iOS à TV com adaptador AV digital ou um adaptador lightning VGA.

Tratam-se de cabos para ligar o telemóvel à TV que estão disponíveis no website da Apple Portugal por um custo único de 59 euros.

Como posso ligar o meu smartphone à Smart TV?

Ter uma smart TV é possuir todas as funcionalidades de um computador no ecrã de uma televisão. Basta que os consumidores liguem o aparelho à rede wi-fi de sua casa para conseguirem navegarem na internet, ouvirem música a partir de aplicações como o Spotify ou verem filmes na Netflix.

Sem tem uma TV inteligente em casa verifique, numa primeira instância, se é compatível com a funcionalidade Miracast ou DNLA. Tratam-se, respetivamente, de uma ligação sem fios e com fios como lhe explicamos de seguida.

Miracast: saiba como ligar o telemóvel à Smart TV sem fios

Este é um tipo de conexão desenvolvido pela Wi-Fi Alliance. É muito semelhante ao cabo HDMI, mas com o detalhe de ter a possibilidade de fazer a ligação sem a utilização de cabos.

Quase todas as televisões inteligentes são compatíveis com a Miracast. Foi a partir de 2013 que os modelos das smart TV da LG, Sony e Samsung começaram a ser compatíveis com este equipamento.

O consumidor pode informar-se sobre todos os aparelhos compatíveis na página oficial da Miracast e, desta forma, saber como ligar o telemóvel à smart TV.

DLNA: a resposta para ligar o telemóvel à Smart TV com fios

Já o DLNA (conhecido também como Digital Living Network Alliance) é uma funcionalidade alternativa para as televisões inteligentes, mas com menos funcionalidades.

Só poderá ver as fotografias e vídeos que tenha no seu dispositivo móvel e só através das aplicações compatíveis com a Smart TV é que conseguirá visualizar vídeos publicados na internet (como por exemplo, no Youtube).

Como posso começar a ver conteúdos do telemóvel na TV?

Como lhe mostrámos, não faltam opções para ligar o telemóvel à TV. Deixará de estar, rapidamente, limitado ao pequeno ecrã para ver os seus conteúdos favoritos. A inovação tecnológica passa também por conectar todos os seus dispositivos entre si e à rede wi-fi.

  • No caso só fazer ligações esporádicas, é preferível realizar ligações por cabo e que não dependam do sinal Wi-Fi;
  • Se o cliente liga o telemóvel à TV (sempre smartphone) regularmente tem de ter em atenção para fazer a escolha dos melhores equipamentos e ter uma boa ligação Wi-Fi.

O dispositivo que utiliza está sempre dependente do tipo de conteúdo que quer ver na sua TV: se são só séries televisivas e filmes ou se só quer ver fotografias.

  • Para transmitir o ecrã Android para a TV, basta utilizar o Miracast. Verifique a compatibilidade dos seus aparelhos e, em caso positivo, não necessita de fazer mais nada;
  • Os clientes que querem ligar o telemóvel à TV e utilizarem toda as funcionalidades do telemóvel podem usar o Chromecast. O preço acessível e a compatibilidade de aplicações colocam esta opção como uma das mais apetecíveis;
  • Para os seguidores do software iOS, o conselho é comprarem a Apple TV e continuarem a alimentar o seu dia-a-dia com os dispositivos Apple.

Quais são os melhores pacotes de TV?

Apesar de lhe termos ensinado todos os truques para ligar o telemóvel à TV, com ou sem a utilização de cabo, só terá todo o potencial de entretenimento se contratar um pacote que inclua o serviço de TV.

Podem ver o conteúdo do telemóvel no ecrã da smart TV, mas há conteúdos que só passam na programação de determinadas operadoras. Por isso, escolhemos os dois melhores pacotes (que incluem TV, Net e Voz) se quiser fazer uma nova aquisição:

TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
22.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 90 Canais Digitais (sem Box)
EXTRAS: Incluir Eleven Sports
TV + NET + VOZ (NOS 3)
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
29.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 141 Canais Digitais (sem Box)
EXTRAS: Desconto nos NOS Cinemas

Se adicionar mais produtos irá poupar na mensalidade do seu pacote, em qualquer uma das operadoras. Entre em contacto com a nossa equipa se restarem dúvidas.

Quais os contactos para tirar dúvidas sobre TV e telemóvel?

É perfeitamente normal se, após a leitura do nosso artigo, restarem dúvidas sobre como ligar um telemóvel à TV ou mesmo sobre os pacotes com TV apresentados.

Por isso, deixamos o contacto da nossa equipa para o qual pode ligar e tirar as suas dúvidas. Ao deixar o seu número, entraremos rápidamente em contacto consigo e não pagará nada por isso. Fique ainda a conhecer como pode desbloquear o seu telemóvel com um artigo do nosso website.