Avarias NOS mais frequentes e como pedir assistência técnica NOS

Atualizado em
min reading
Avarias NOS

Mostramos-lhe algumas das avarias NOS mais frequentes e como resolver os problemas mais comuns com a Box, com a internet ou com o telefone fixo. Se não conseguir resolver o seu problema, saiba como pode pedir apoio técnico NOS.

Avarias Box NOS

Os clientes com televisão da NOS podem, ocasionalmente, ter dificuldades em aceder ao serviço. Se tem a televisão NOS sem sinal ou se não consegue ter som ou imagem na sua televisão, então pode estar com uma avaria na box NOS.

De acordo com o modelo da sua Box NOS, encontre algumas das avarias NOS mais frequentes e saiba como pode tentar resolver o problema, sem precisar de pedir apoio técnico da NOS.

tv
Avarias NOS Box Apple

Mostramos-lhe como resolver algumas das avarias da Box NOS Apple TV mais frequentes.

Ver Avarias NOS Box Apple

tv
Avarias NOS Box UMA

Se tem a box UMA, saiba como resolver as principais avarias NOS deste modelo de Box.

Ver Avarias NOS Box UMA

tv
Avarias NOS Box Iris

Saiba qual a solução para as avarias NOS TV mais frequentes da Box NOS Iris.

Ver Avarias NOS Box Iris

NOS avarias Box Apple

Se a Box NOS Apple TV não liga, verifique o seguinte:

  • Veja se a Apple TV está ligada à corrente
  • Certifique-se que o cabo HDMI está corretamente ligado à Apple TV e à televisão
  • Se a avaria NOS Apple TV continuar, saiba como pedir apoio técnico NOS

Se está com problemas em ligar a sua Apple TV à internet, ou se a rede desconecta com frequência, siga os passos:

  • Confirme que a internet está a funcionar corretamente e que não há problemas com o router NOS
  • Se não estiver ligado à internet, reinicie o router NOS
  • Se a internet estiver a funcionar noutros dispositivos, ligue a sua Apple TV ao cabo Ethernet ou confirme que está bem ligado às duas extremidades (se não for possível, ligue à rede Wi-fi de casa)
  • Se ainda assim não conseguir resolver a avaria na Box NOS Apple, reinicie Apple TV (Definições > Sistema > Reiniciar)

Se a sua Apple TV desliga, reinicia ou bloqueia, siga os passos que lhe indicamos:

  • Ligue a Apple TV à televisão através e um cabo HDMI e à internet através de um cabo Ethernet (em vez de Wi-fi)
  • Verifique se a luz de estado está ligada
  • Caso a luz de estado esteja ligada, pressione os botões Menu e Aumentar volume, no comando, durante cinco segundos. Verifique também se existem atualizações de software (Definições > Sistema > Atualizações de Software)
  • Caso a luz de estado esteja desligada, carregue no botão Menu ou app Apple TV/Página Inicial no Siri Remote para reativar a Apple TV. Desligue o cabo de alimentação da Apple TV, espere 30 segundos e, em seguida, volte a ligar o cabo de alimentação. Se não resultar, experimente uma tomada elétrica diferente.

Em acaso de avaria NOS na Apple TV, deve entrar em contacto com o apoio técnico NOS ou pode deslocar-se a uma das lojas NOS com assistência técnica Apple TV. Se optar pela deslocação a uma loja, deve levar consigo todos os equipamentos da Apple TV (Apple TV, comando, cabo de alimentação, cabo lightning e documentação) para que sejam realizados os despistes e troca de equipamento, se aplicável.


Se apareceu um erro na sua Apple TV (exemplo: FTV10 ou ATV10), saiba como resolver os erros da box NOS Apple.


NOS avarias Box UMA

Se a televisão ligada à NOS UMA está com o ecrã negro, faça o seguinte:

  • No comando da TV, carregue no botão para alterar o input/source/AV e confirme que a entrada HDMI selecionada é aquela onde está ligada a Box UMA
  • Confirme a ligação entre a UMA TV e a televisão e verifique se a Box não está em stand-by (luz roxa)
  • Caso estes 2 passos não resolvam o problema, desligue o cabo de alimentação e volte a ligar
  • Se a avaria NOS Box persistir, entre em contacto com a assistência técnica NOS

Se a Box UMA TV está bloqueada, experimente desligar e ligar a box da corrente elétrica, antes de reportar a avaria NOS. Só precisa de remover o cabo de alimentação, esperar uns segundos e voltar a ligar a Box.


Se a sua UMA TV está sem som, siga os passos que lhe indicamos:

  • Aumente o volume com o comando da TV e com o comando da Box
  • Caso esteja a utilizar alguma coluna/sistema se som externo, verifique que este está bem ligado e aumente o volume
  • Se ainda assim continuar sem som, desligue o cabo de alimentação e volte a ligar

Se aparecer uma mensagem de erro na UMA TV, saiba como pode resolver os erros da box UMA TV.


NOS avarias Box Iris

Se a televisão ligada à Box Iris HD está com o ecrã negro, faça o seguinte:

  • No comando da TV carregue no botão para alterar o input/source/AV e selecione a entrada "AV"
  • Confirme que a box HD está bem ligada à televisão e que a box não está em stand-by (luz roxa)
  • Se a avaria NOS Box persistir, entre em contacto com o NOS suporte técnico

Se a sua Box Iris está bloqueada, experimente desligar o equipamento da corrente elétrica. Espero uns segundos até voltar a ligar o cabo de alimentação novamente.


Se a sua Box Iris está sem som, siga os passos que lhe indicamos:

  • Tente aumentar o volume com o comando da TV e com o comando da Box
  • Caso esteja a utilizar alguma coluna/sistema se som externo, verifique que este está bem ligado e aumente o volume
  • Se ainda assim continuar sem som, desligue o cabo de alimentação e volte a ligar

Se aparecer uma mensagem de erro na Iris, saiba como pode resolver os erros da Iris TV.


Estas são as avarias na box NOS mais frequentes. Escolha o modelo da sua Box e verifique todas as ligações à corrente e entre equipamentos. Se ainda assim não conseguir resolver o problema, entre em contacto com a equipa de assistência técnica da NOS.

Avarias NOS Internet

Se está com uma avaria na internet NOS ou se não consegue aceder à internet através do cabo Ethernet ou de Wi-fi, saiba quais podem ser os problemas que podem estar na origem das falhas.

Pode tratar-se de um problema da internet, do router NOS ou do seu próprio equipamento com que está a tentar aceder. Conheça algumas das avarias de internet NOS mais comuns e como tentar resolver ou pedir apoio técnico.

Router com quebras de ligação

Se a ligação do seu router não é estável e tem quebras na ligação frequentes, experimente reiniciar o router. Dependendo do modelo do router, o botão de reset pode ser na parte lateral direita ou na traseira. Trata-se de um pequeno orifício onde deve introduzir um objeto pontiagudo e pressionar durante uns 5 segundos. A luz frontal deverá mudar de cor e de seguida voltar ao azul fixo.

Router avariado

Se o seu router não liga ou não dá qualquer sinal pode tratar-se de uma avaria na internet NOS. Antes de entrar em contacto com o apoio técnico, verifique todos os cabos e ligações do router e experimente ligar o router numa tomada elétrica diferente. Se ainda assim o router não der resposta, entre em contacto com o apoio ao cliente da NOS.

Router a piscar cor-de-laranja

Se o seu router está a piscar com a cor laranja significa que o router não está a ligar à NOS, e por isso perde a ligação à internet. Esta avaria na internet NOS pode acontecer por diversos motivos e só pode ser resolvida através de uma intervenção técnica da NOS. Saiba como pedir assistência técnica NOS.

Se tem uma avaria na internet NOS diferente destas ou se não conseguiu resolver o problema, entre em contacto com a equipa de assistência técnica da NOS para que possam dar resposta ao seu problema.

Avarias NOS Telefone Fixo

O telefone fixo da NOS é outro equipamento que pode apresentar falhas ou problemas. Não seria inédito se depois de um dia de trovoada o seu telefone deixasse de funcionar. Se está com uma avaria no Telefone Fixo NOS saiba o que pode fazer.

Avaria do Telefone Fixo NOS

Se está com uma avaria no telefone fixo NOS e o equipamento está dentro da garantia, pode passar numa loja NOS para ver a possibilidade de uma reparação ou substituição. Sempre que possível, leve consigo o aparelho e todos os cabos, bem como a documentação que tiver relativa ao equipamento (por exemplo, garantia).

Avaria na Linha Telefónica da NOS

Se a avaria não é no telefone fixo, mas sim na linha telefónica da NOS, terá que reportar a avaria à equipa técnica da NOS. Veja como solicitar apoio técnico NOS. Também pode dirigir-se a uma loja NOS para reportar a avaria na linha telefónica NOS.

Veja mais sobre como pode comunicar avarias no telefone fixo NOS à operadora e solicitar a intervenção de uma equipa técnica, caso necessário.

Como pedir apoio técnico NOS?

Se está com uma avaria no seu serviço, saiba como pode pedir apoio técnico NOS.

Apoio Técnico NOS

Comunicar Avarias NOS

Avarias NOS Box

16 990

Avarias NOS Internet

16 108

Avarias NOS Telefone Fixo

16 103

Estes são os contactos para pedir assistência NOS, sempre que tem um problema com os seus serviços. Tenha em atenção que as chamadas efetuadas para estes números têm custos.

Para comunicar avarias NOS na Box Apple TV deve ligar para o 16990. Este número é válido também para comunicar avarias nos pacotes NOS com TV. Se tiver uma avaria na sua Box por exemplo, é este o número que deve ligar.

Clientes NOS Madeira e NOS Açores têm contactos de suporte técnico NOS diferentes.

Assistência Técnica NOS

Comunicar Avarias NOS Madeira e Açores

Avarias NOS Madeira

16 130

Avarias NOS Açores

16 161

Existe alguma forma de pedir apoio técnico NOS grátis? Ainda não existe uma opção telefónica para solicitar apoio técnico NOS grátis. Pode comunicar uma avaria gratuitamente dirigindo-se à loja NOS mais próxima.

Se ficou com dúvidas sobre como reportar avarias NOS, entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo gratuitamente.