Como analisar as minhas Faturas NOS e como fazer o pagamento?
Saiba o que pode ver na sua fatura NOS e como pagar as faturas NOS. Fique a conhecer também as vantagens da fatura eletrónica da NOS e como pedir a fatura detalhada.
O que posso ver na minha fatura NOS?
A fatura NOS é um resumo dos serviços contratados e dos seus dados na operadora. Nela pode encontrar informações sobre o serviço que tem contratado, o preço, os dados de pagamento e ainda o seu nº de cliente na NOS ou os contactos de apoio ao cliente.
Na página inicial da fatura NOS encontra os dados mais importantes e, nas páginas seguintes, o detalhe dos serviços faturados.
Ao abrir a sua fatura da NOS, pode ver estas informações no cabeçalho da fatura:
Este é o cabeçalho da sua fatura>. À direita estão os dados de cliente e da fatura. Se precisar de entrar em contacto com o apoio ao cliente da NOS para esclarecimentos sobre a sua fatura, deve ter consigo estes dados:
- Número de Cliente NOS
- Número de Contribuinte
- Número da Fatura
- Data da fatura
- Mês a que diz respeito a fatura (período de faturação)
Também estão os contactos NOS de apoio ao cliente. Por exemplo, se tem contratado um pacote NOS com internet, televisão e telefone fixo (TV, Net e Voz), aparece o contacto de apoio ao cliente 16 990 na sua fatura.
Conheça a lista completa de contactos de apoio ao cliente NOS.
De seguida, encontra um histórico da faturação anterior na sua fatura da NOS. Neste ponto está a informação de valores anteriores e pagamentos efetuados e valores em dívida (caso se aplique).
Esta é uma das partes da faturação NOS que por norma gera mais reclamações. Por vezes o cliente já pagou a fatura anterior e na fatura seguinte continua a aparecer esse valor em dívida. Mas porque é que isto acontece?
Porque é que aparece um valor em dívida na minha fatura NOS quando eu já paguei? Isto acontece em caso de atraso no pagamento. Se tem uma fatura NOS em atraso e efetua o pagamento depois da data de emissão da nova fatura, é normal que esta fatura ainda apareça com o valor em atraso: o pagamento foi feito depois da nova fatura ter sido emitida e, a essa data, a NOS ainda não tinha recebido o seu pagamento.
Para além do histórico de faturação NOS, na primeira página da sua fatura encontra também os serviços NOS contratados, o valor a pagar e a data limite de pagamento.
Todos os detalhes do serviço, consumos extra, filmes que alugou no Videoclube NOS, canais premium, etc, aparecem detalhados nas páginas seguintes da fatura NOS.
Por último, no final da página estão os dados de pagamento da fatura NOS. Neste artigo mostramos-lhe como pode pagar as faturas NOS.
Onde posso consultar as minhas faturas NOS? A forma mais rápida e fácil de consultar as faturas NOS é através da área de cliente. Fique a saber como pode consultar as faturas na área de cliente NOS. Pode consultar as faturas NOS dos últimos 6 meses e fazer o download das faturas NOS.
Desde Maio de 2019 que as operadoras devem fornecer aos seus clientes as faturas com detalhe mínimo sem custos para o cliente, independentemente de receber as faturas em papel ou por email. Assim, desde 2019 que as suas faturas (com detalhe mínimo) passam a incluir também as seguintes informações:
- Outras informações incluídas na fatura NOS:
- Data em que termina o período de fidelização (se aplicável)
- O valor a pagar pelo cliente se terminar o contrato na data da emissão da fatura
- A informação sobre a possibilidade de os consumidores contestarem os valores da fatura, bem como prazos e meios para o fazer
- Informações sobre o Livro de Reclamações Eletrónico
- Informações sobre custos em roaming NOS (se aplicável)
- Formas de pagamento da fatura
Mostramos-lhe, de seguida, quais as formas de pagamento das faturas NOS.
Como posso pagar as faturas NOS?
Existem muitas formas de pagar faturas NOS, sendo que as mais conhecidas e utilizadas continuam a ser o multibanco, o débito direto e os pontos PayShop e CTT. Conheça todas as formas de efetuar o pagamento da sua fatura NOS.
- Pagar faturas na App NOS
- Já é possível pagar faturas na App NOS, através do serviço MBWay ou do seu cartão de crédito.
- Pagar faturas na Área de Cliente NOS
- Também é possível pagar faturas NOS online na área de cliente, utilizando o MBWay ou o cartão de crédito. Aceda à secção de pagamentos online da área de cliente NOS.
- Pagar faturas NOS no Multibanco
- Esta continua a ser uma das formas mais utilizadas para fazer o pagamento de faturas NOS. Para pagar as suas faturas NOS no multibanco, dirija-se a uma caixa multibanco (ATM) e siga os passos: Pagamentos e Outros Serviços ➤ Pagamentos de Serviços/Compras ➤ Coloque a Entidade, Referência e Valor ➤ Confirme os dados e conclua o pagamento. O pagamento da fatura NOS através do multibanco pode demorar até 24h a ficar refletido na sua conta.
- Pagar faturas NOS por Débito Direto
- O débito direto é uma das formas mais cómodas de pagar faturas NOS. Com o débito direto ativo não precisa de se preocupar com a data limite da sua fatura: o valor da fatura é debitado automaticamente da sua conta bancária na data limite de pagamento. A adesão ao débito direto não tem qualquer custo e pode definir junto do seu banco um tecto máximo para transações automáticas.
- Pagar faturas NOS por Homebanking
- Pode fazer o pagamento da fatura NOS por homebanking, ou seja, no site ou aplicação do seu banco. Deve estar registado no site do seu banco para conseguir fazer os pagamentos. Uma vez registado, só tem que aceder ao site do seu banco (ou aplicação) e selecionar a opção Pagamentos ➤ Serviços ou Telecomunicações ➤ Coloque a Entidade, Referência e Valor.
- Pagar faturas NOS por MB Phone
- Pode pagar faturas através do serviço MB Phone da NOS. Este serviço permite-lhe realizar várias das operações disponíveis no multibanco, a partir do seu telemóvel e a qualquer hora. O MB Phone tem um custo semanal de €0,54 no qual estão incluídas 20 operações. Na primeira semana, as 20 operações são gratuitas.
- Pagar faturas NOS no Payshop
- Outra das formas mais utilizadas para o pagamento das faturas NOS é o pagamento nos pontos Payshop. Basta dirigir-se a um ponto Payshop com a sua fatura e efetuar o pagamento. A vantagem deste tipo de pagamento é que existem muitos pontos Payshop espalhados pelo país: em supermercados, lojas de conveniência, estações de serviço, tabacarias, papelarias, quiosques e cafés.
- Pagar faturas NOS nos CTT
- Pode efetuar o pagamento das faturas num posto de CTT da sua zona e pode fazê-lo de várias formas: através da leitura óptica do código que aparece na sua fatura (como acontece nos pontos Payshop), de Vale Postal ou de Cheque. Tanto o Vale Postal como o cheque (ccruzado emitido à ordem de NOS - Comunicações, S.A.) devem ser enviados para a seguinte morada: NOS - Comunicações, S.A., Apartado 52030 Campo Grande, 1721-501 Lisboa.
- Pagar faturas numa loja NOS
- Procure a loja NOS mais próxima para efetuar o pagamento da fatura NOS gratuitamente.
- Pagar faturas NOS por telefone
- Se preferir, pode pagar as suas faturas ligando grátis 800 100 550. Tenha consigo os dados de pagamento da fatura que pretende pagar e o cartão Multibanco (ou cartão de crédito).
Estas são todas as formas de pagamento disponíveis para pagar a sua fatura NOS. Tenha sempre em atenção a data limite para pagamento da fatura, para evitar penalizações.
Faturas NOS em atraso Se ultrapassar a data limite de pagamento da fatura NOS, será cobrado o valor de 2,50€ na fatura seguinte. Efetue o pagamento da sua fatura dentro da data limite para evitar faturas NOS em atraso e a cobrança deste valor.
Ficou com dúvidas sobre como pagar as suas faturas? Em caso de dúvida sobre as faturas NOS ou os serviços da NOS entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo gratuitamente a esclarecer as suas dúvidas.
Fatura Detalhada NOS
Alterações no detalhe das faturas Desde Maio de 2019 que as operadoras são obrigadas a disponibilizar as faturas com detalhe mínimo sem custos: permite-lhe consultar detalhes da fatura NOS importantes (como o período de fidelização ou o valor a pagar caso queira cancelar o contrato NOS com fidelização), mas não consegue consultar os seus consumos.
Existem 3 tipos de detalhe que pode ter nas suas faturas NOS:
- Sem detalhe
- Com detalhe mínimo
- Com detalhe máximo
Para conseguir consultar os seus consumos, deve solicitar a fatura detalhada NOS, que corresponde à fatura com o detalhe máximo.
A fatura detalhada NOS não tem qualquer custo quando é enviada através do email. O mesmo não acontece se optar por receber a fatura detalhada em papel. O pedido do detalhe das comunicações em papel é pago.
Adira à fatura eletrónica para ver a fatura detalhada NOS sem custos.
Esta é a forma mais simples, prática e sem custos para ver a fatura detalhada NOS. Faça a adesão à fatura eletrónica e vai encontrar o detalhe das comunicações efetuadas na sua área de cliente, disponível para consulta a qualquer hora.
Mas se prefere receber a fatura detalhada NOS em papel, entre em contacto com a NOS ou dirija-se a uma loja da operadora. Recordamos que a fatura detalhada NOS em papel tem custos, que são cobrados na sua fatura NOS.
Para saber mais sobre o detalhe das faturas NOS ou sobre como pedir a fatura detalhada, entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo gratuitamente.
Como posso aderir à fatura eletrónica NOS?
A fatura eletrónica NOS é a sua fatura em formato digital. A fatura eletrónica é em tudo igual à fatura em papel, mas em vez de ser enviada todos os meses pelo correio para sua casa, é enviada para o seu email.
A adesão à fatura eletrónica NOS é rápida e fácil. A forma mais simples de aderir à fatura eletrónica NOS é através da Área de Cliente NOS.
Para aderir à fatura eletrónica NOS aceda à área de cliente NOS e coloque os seus dados de acesso (email e palavra-passe). De seguida, selecione o serviço para o qual pretende ativar a fatura eletrónica. Clique em Gerir Serviço ➤ Faturas e Pagamentos ➤ Fatura Eletrónica ➤ Ativar Fatura Eletrónica. Introduza o email onde pretende receber a sua fatura NOS todos os meses e confirme a operação.
Esta é a forma mais simples e prática para aderir à fatura eletrónica NOS, já que pode fazê-lo a qualquer hora a partir do seu telemóvel, e sem precisar de sair de casa.
A adesão à NOS fatura eletrónica traz consigo algumas vantagens. Recordamos que não existe nenhuma diferença entre a fatura em papel e a fatura eletrónica.
- Vantagens da Fatura Eletrónica NOS
- Grátis: a fatura eletrónica da NOS não tem qualquer custo associado
- Fácil de aceder, consultar e guardar: todos os meses recebe a fatura eletrónica diretamente no seu email. Pode guardar o ficheio diretamente no seu computador ou telemóvel, mas sempre que precisar de aceder à sua fatura, tem sempre uma cópia disponível no seu email
- Detalhe das comunicações: a fatura eletrónica inclui o detalhe dos consumos e comunicações efetuadas, sem custos
- Responsabilidade Ambiental: com a fatura eletrónica NOS estará a contribuir para a diminuição do abate de árvores, já que dispensa a impressão em papel das suas faturas
Se tiver alguma dificuldade em aderir à fatura eletrónica NOS, entre em contacto com o apoio ao cliente da NOS, ou dirija-se a uma loja.
Se quer saber mais sobre a NOS ou sobre os preços e pacotes da NOS, entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo a comparar preços e a escolher o melhor pacote de telecomunicações para a sua casa.
Perguntas Frequentes NOS Faturas
Como são as faturas NOS Empresas?
As faturas NOS Empresas são semelhantes às faturas NOS para particulares. A principal diferença é que os valores normalmente aparecem detalhados sem IVA.
Como fazer o pagamento da fatura NOS?
Existem várias formas para efetuar o pagamento da fatura NOS: por Multibanco, na área de cliente NOS, nos CTT, num ponto PayShop, etc. Conheça neste artigo todas as formas de pagar as faturas NOS.
O que acontece se tiver faturas em atraso na NOS?
Se tiver faturas em atraso na NOS, ser-lhe-á cobrado o valor de 2.50€ na fatura seguinte por atraso no pagamento da fatura anterior.
Como fazer reclamações das faturas NOS?
Pode fazer reclamações das faturas NOS através da área de cliente NOS (Gerir Serviços - Faturas e Pagamentos - Criar E-mail). Também pode reclamar da sua faturação NOS através dos canais de contacto da NOS (linha de apoio ao cliente 16990 ou numa loja NOS).
É possível juntar um número WTF na fatura NOS?
Sim! É possível adicionar um número WTF na fatura NOS. Neste caso, o utilizador deste serviço deve comprovar que tem até 25 anos para manter o tarifário WTF.