Logo NOS
Logo NOS

NOS: toda a informação para contratar TV, Net, Voz e Tarifários

Chamada nacional gratuita. Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h - 19h

Logo NOS
Logo NOS

Neste momento, estamos fechados.

Mais Informações sobre tarifarios NOWO de Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h-19h

Optimus: conheça o que mudou com a transformação na operadora NOS

Atualizado em
min reading
Optimus
Conheça a antiga Optimos (agora NOS) e os tarifários que estiveram em vigor

Quem não se lembra da Optimus? Com este artigo damos-lhe a conhecer tudo sobre esta operadora, agora conhecida como NOS, após a fusão com a ZON. Fique também a saber mais sobre o Optimus Alive, a mudança para NOS e sobre os tarifários Optimus praticados no mercado português.

Atenção: a Optimus é agora a NOS É necessário que o leitor tenha em atenção um detalhe importante: a NOS é a companhia que atualmente exerce funções no mercado de telecomunicações, após uma fusão entre Optimus e ZON.

Quais foram os melhores tarifários da Optimus?

Os tarifários Optimus não estão disponíveis desde a fusão entre a Optimus e a ZON Lusomundo. O resultado desse processo é a NOS, que surgiu no mercado de telecomunicações com uma elevada diversidade de serviços e pacotes para todos os tipos de clientes.

Com intenção de dar respostas reais aos clientes, a filosofia da Optimus foi incorporada nos pacotes da NOS. Serviços úteis e de qualidade (com boa velocidade de internet) estão incorporados num único pacote para o cliente pagar o menor possível numa só fatura.

Para não ter a sensação de perda de tempo partilhamos, mais abaixo, dois dos melhores pacotes da NOS para analisar e escolher o melhor.

Os tarifários da Optimus estiveram em vigor de 1998 a 2014 e, neste momento, não estão disponíveis no mercado de telecomunicações em Portugal. Os tarifários da Optimus deram lugar aos pacotes da NOS, que lhe apresentamos mais abaixo:

NOS Internet Fibra
 
Fibra
INTERNET
100 Mbps
PREÇO
29,99
mês
 
Fidelização: 24 meses
Inclui: Router Wifi
Ofertas: Sem ofertas de adesão
NOS TV Net Voz Fibra
TV
150 Canais
UMA TV 4K
INTERNET
200 Mbps
PREÇO
40,49
mês
 
Oferta: 1 mensalidade
Fidelização: 24 meses
Telefone Fixo: Incluído
NOS 4 5G
INTERNET
200 Mbps
MÓVEL
10GB
2 Cartões
PREÇO
63,99
mês
 
TV: 180 Canais (UMA TV 4K)
Telefone Fixo: Incluído
Ofertas: Desconto €3/mês

Este pacote inclui NOS Studios e um desconto de 3€ durante 24 meses. Fidelização de 24 meses.

Para saber mais informações sobre os pacotes da NOS enumerados só necessita de marcar o 211 451 284, para falar com um dos nossos especialistas.

Disponibilizamos ainda mais sobre os pacotes da NOS de forma a saber quais são os serviços mais competitivos a que pode aderir, numa comparação entre preço e qualidade (velocidade de internet fixa ou volume de dados móveis).

Ainda consigo aderir à Optimus?

Antes de lhe fornecermos mais informações, relembramos de que a Optimus já não exerce atividade em Portugal. Neste momento é conhecida como NOS e é tida como a segunda operadora mais forte no nosso país, ficando atrás apenas da MEO.

Para aderir à Optimus, atualmente conhecida como NOS, só necessita de entrar em contacto com a nossa equipa de técnicos em telecomunicações.

Iremos apresentar-lhe todas os pacotes disponíveis no mercado para fazer a sua própria comparação, de acordo com as suas necessidades diárias no campo de telecomunicações. Relembramos, mais uma vez, de que os tarifários da Optimus não estão disponíveis.

Se quiser aderir a uma companhia com valores idênticos à Optimus aconselhamos a contratar a NOS. Os melhores serviços e tarifários da Optimus estão incluídos num único pacote da NOS.

Entre em contacto, marcando o 211 451 284, com a nossa equipa de especialistas (equivalente à equipa de apoio ao cliente Optimus) para fazer a adesão a esta nova operadora.

Ainda posso mudar para a Optimus?

Desde já avisamos que não é possível mudar para a Optimus. Neste momento só pode ser realizada a mudança para a NOS.

De forma a não ter de trocar de número (móvel ou fixo), a opção de portabilidade é quase sempre apresentada aos consumidores. Ao manter o número, é pouco provável que os seus amigos ou conhecidos percam o contacto sempre que quiserem ligar-lhe ou enviar SMS.

Antes de mudar para a NOS (conhecida como Optimus) através da portabilidade só deve verificar duas questões importantes:

  • Verificar se o seu dispositivo móvel (telemóvel ou tablet) está desbloqueado para todas as redes.
  • Saber se, no caso de já ter um contrato com outra companhia, ainda tem o período de fidelização em vigor.

Esta é a forma mais simples de mudar para a NOS, sem ter de pedir um cartão novo. Fazer a portabilidade para a NOS não tem qualquer custo e basta ligar para o 211 451 284.

Qual é a cobertura da NOS (conhecida como Optimus)?

Neste momento, o estado da cobertura da Optimus equivale aos níveis de cobertura atingidos pela NOS. Com uma taxa de penetração da tecnologia FTTH em cerca de 21% no último semestre de 2017, os serviços desta operadora têm melhorados pouco a pouco.

Com os desenvolvimentos tecnológicos colocados em prática após a fusão da Optimus e a ZON, a qualidade do serviço começou automaticamente a ser melhorada. Os objetivos de melhoria relativamente à cobertura da NOS (Optimus) foram de tal forma encarados que foi proposto uma expansão de FTTH até 70% da rede até 2022.

Desta forma, a cobertura da NOS estará pronta para suportar as exigências dos consumidores relativamente à largura de banda para internet fixa e mais velocidade para rede móvel.

No final de 2018, cerca de 400 mil lares adicionais estão abrangidos por tecnologia FTT. Aos poucos, a qualidade dos serviços tem aumentado graças à expansão da cobertura de Redes de Nova Geração de alta velocidade.

Revelamos-lhe todos os detalhes a cobertura da NOS, de forma a analisar qual o estado do serviço fixo (internet, Tv ou telefone fixo) e móvel (telemóvel).

Quais foram os principais marcos na história da Optimus?

A Optimus foi um grande marco no mercado das telecomunicações em Portugal. Surgiu em setembro de 1998 a partir da união de companhias que integravam os maiores grupos nacionais e internacionais da altura: Sonae, EDP e France Telecom.

Uma semana após o lançamento, graças a uma excelente campanha e plano de marketing, foram conseguidos 100 mil clientes fidelizados. No final desse mesmo ano já contavam com uma quota de mercado de 17.5%.

Da história da Optimus podem enumerar-se alguns feitos históricos que, a longo prazo, acabaram por mudar os hábitos de consumo dos clientes de telecomunicações. Foi nesta operadora que se lançaram alguns dos serviços que, hoje em dia, já são comuns para os consumidores:

  • Um dos tarifários Optimus foi o primeiro, a nível nacional, que incluía SMS gratuitas para todas as redes;
  • Esta operadora de telecomunicações foi a primeira a lançar o serviço de mensagens escritas (SMS);
  • Da mesma forma que existia um tarifário com SMS gratuitas, um dos tarifários da Optimus fornecia o mesmo preço caso o consumidor quisesse ligar para contactos de diferentes operadoras;
  • Foi também a primeira companhia a lançar a primeira campanha com chamadas gratuitas.

Com diversas evoluções pelo caminho, a marca Clix integrou-se na Optimus e tornou-a na primeira operadora portuguesa totalmente integrada em 2010.

Nesse ano, o serviço de apoio ao cliente Optimus destacou-se por vencer o prémio de Melhor Contact Center de Portugal na premiação da APCC Portugal Best Awards 2010.

O reconhecimento através desta premiação repetiu-se nos dois anos seguintes, confirmando as opiniões positiva dos consumidores sobre o apoio ao cliente da Optimus.

O reconhecimento internacional também foi alcançado graças ao reconhecimento nos prémios Contact Center World em 2011, 2012 e 2013.

Esta é uma operadora que também contribuiu para a melhoria da tecnologia 4G: conseguiu atingir uma velocidade de 300 Mb, nunca antes alcançada, e tornou-se na primeira operadora portuguesa a testar este tipo de tecnologia em roaming.

Ainda sob o nome Optimus foi lançada a marca sub-25 conhecida como WTF, que até hoje é uma das redes móveis mais requisita pelos jovens. Continua a marcar a diferença entre os consumidores pelo elevado volume de dados móveis para serem utilizados nas apps como o Facebook, Whatsapp ou Instagram.

Optimus Alive: uma marca na história dos festivais de música

As estratégias de brand awareness (conhecido como "consciência de marca") trouxeram sempre bons resultados para uma operadora como a Optimus. O festival Optimus Alive sempre se destacou pelos artistas internacionais nos palcos e pelas estratégias de entretenimento associadas.

Atualmente, o Optimus Alive é conhecido como NOS Alive. Esta foi a única mudança realizada aquando o lançamento da NOS, uma vez que organização continuou a ser realizada pela empresa de eventos Everything Is New.

Neste momento é um dos festivais de músicas mais reconhecidos e, provavelmente, é o mais atrativo para o público português e internacional.

Para além dos palcos habituais, a edição de 2017 teve um palco dedicado exclusivamente a artistas portugueses: o palco EDP Fado Café. Carminho, Janeiro e a Blues'N'Swing foram alguns dos artistas que apresentaram as suas canções.

A edição de 2017 do NOS Alive, também conhecido como Optimus Alive, teve o maior número de visitantes de sempre: 165 mil. Para além deste número surpreendente, foi também escolhido pelo público como um dos melhores festivais em Portugal.

NOS: o resultado da fusão entre Optimus e ZON

Com a autorização da Autoridade de Concorrência e a Comissão Nacional de Valores, a NOS foi lançada em 2014 para os consumidores como resultado da fusão de duas das maiores empresas de telecomunicações: a ZON e a Optimus.

A tecnologia inerente ao funcionamento dos serviços era melhorada e, ao mesmo tempo que a cobertura de fibra aumentava, novos serviços eram lançados para satisfazer as necessidades dos clientes.

Quer-se mais conteúdos, passa-se mais tempo em frente a ecrãs. Para a experiência do consumidor ser extretamente positiva é necessário uma boa ligação de internet, sem interferências, e com uma boa velocidade.

A integração da Optimus e ZON numa só operadora era a resposta necessária. Só a partir dessa fusão é que os novos lançamentos na NOS com impacto na NOS foram a Oferta Quatro Digital, um pacote de serviços completo, e conteúdos televisivos em 4K ou ultra HD.

Para além disso, serviços como a NPlay culmataram a necessidade dos clientes terem acesso a um catálogo variado de séries e filmes.

Para além dos diversos pacotes NOS disponíveis, a operadora também evoluiu ao nível tecnológico com o lançamento do smart meter NB-IoT: o primeiro contador inteligente de energia elétrica e tecnologia de comunicação NB-IoT em parceria com a EDP Distribuição, Huawei, JANZ CE e a u-blox.

A NOS - resultado da fusão das melhores características da Optimus e ZON - é uma das melhores operadoras em Portugal, graças a uma extensa rede de fibra em território português e ao elevado número de clientes.

Quais são os contactos para saber mais informações sobre a Optimus?

Uma vez que aderir à Optimus não é possível, os consumidores só podem contratar os serviços da NOS. Pode ser realizado através do contacto telefónico com a nossa equipa de técnicos.

Do nosso lado garantimos toda a segurança e comodidade para assinar contrato com a NOS. Realizamos-lhe um teste de cobertura, de forma a analisar a qualidade da rede sua zona de residência, e apresentamos-lhe os melhores tarifários da NOS.

Pode consultar, mais abaixo, o contacto para saber mais informações sobre a Optimus e também sobre a NOS:

Qual é o contacto de apoio ao cliente Optimus? Linha de apoio ao cliente Optimus
Linhas da Selectra