MUBI: quanto custa ver filmes independentes em streaming?

ver mubi

Procura uma forma fácil de ver cinema independente? O MUBI está disponível em Portugal e, mediante o pagamento de uma mensalidade, tem acesso a 30 filmes de culto por mês. Saiba quais são os filmes que pode ver, qual é o preço do MUBI e como fazer download de filmes para o telemóvel ou computador portátil.


O que é o MUBI?

Quer saber mais sobre o MUBI?Podemos ajudá-lo gratuitamente.
Deixar número

Começamos-lhe por lançar-lhe estas perguntas: quando foi a última vez que viu um filme num cinema local? Tem o hábito de ver apenas filmes americanos e que são um sucesso na bilheteira? Ou gosta de explorar as produções realizadas em qualquer zona da Europa?

É extremamente difícil que um filme independente seja exibido nas salas de cinema pertencentes a grandes grupos portugueses, como é o caso da NOS Cinemas ou mesmo a UCI Cinemas.

Muitas vezes os filmes independentes só podem ser visto, muitas vezes, em festivais dedicados a um género (como a Monstra ou Olhares no Mediterrâneo) ou centrados algumas regiões (como o Cine Fiesta, dedicado ao cinema espanhol).

O MUBI veio mudar esta tendência. É uma plataforma de streaming de filmes independentes disponível para qualquer pessoa, mediante o pagamento de uma mensalidade.

Este serviço de streaming de filmes é uma porta aberta para as pessoas que não têm possibilidade de ir a uma sala de cinema perto de casa ou que querem explorar os filmes independentes, que ficaram a cargo de realizadores menos conhecidos.

A novidade da plataforma MUBI é a rotatividade dos filmes disponibilizados. Um filme novo é colocado em exibição e outro é retirado do cartaz: um consumidor pode ver 30 filmes diferentes por mês. Graças a este sistema, o MUBI é equiparado a uma sala de cinema da internet para produções independentes e é conhecido como uma cinemateca digital.

São fimes de culto, clássicos, independentes e premiados de todo o mundo que passam pelo MUBI. Pode ver, com o vídeo abaixo, alguns dos filmes escolhidos no MUBI UK:

 

Os especialistas do MUBI escolhem um filme que adoram, e diariamente, colocam-no em exibição durante um mês. No momento em que este artigo é escrito estão em exibição alguns filmes de culto como Saudações aos Cubanos (de Agnès Varda, 1963) ou Regeneração (de Raoul Walsh, 1915).

Para além da plataforma de streaming, o MUBI é também um banco de dados sobre os filmes independentes e disponibiliza ainda uma revista digital, conhecida como The Notebook.

Foi fundada em 2007 pelo empresário Efe Cakarel, com o nome The Auteurs, com a intenção de ser a rede social para cinéfilos. Disponível em 11 idiomas, estão registados cerca de 8 milhões de utilizadores na UBI.

A interação entre subscritores e com o conteúdo é incentivada: todas as pessoas podem avaliar, criticar, discutir tópicos sobre os filmes. Com a MUBI, os susbcritores encontram rapidamente outras pessoas com o mesmo gosto em pouco tempo.

O MUBI está disponível apenas em Portugal?

A MUBI não está disponível só em Portugal. O modelo de negócio começou a ser trabalhado na Turquia por Cakarel quando não conseguiu ver o filme In the Mood for Love num café em Tóquio.

Com pouco mais de 10 anos desde a sua criação, o MUBI chegou rapidamente a muitas pessoas à medida que os conteúdos eram traduzidos para novos idiomas.

Neste momento a MUBI está em Portugal graças à eficaz tradução das legendas nos filmes e de todo o website oficial. Todo o conteúdo está traduzido para línguas como o espanhol, italiano, francês, conseguindo atrair mais subscritores.

Tal como acontece em todos os países, todos os estudantes ou professores de cinema em Portugal podem ver a MUBI grátis: todo o catálogo fica disponível sem ser necessário pagar qualquer mensalidade.

Procura mais plataformas de streaming em Portugal? São cada vez mais as plataformas de filmes em streaming disponíveis em Portugal, com conteúdos originais ou realizados por companhias reconhecidas no mercado de entretenimento. Se quiser complementar uma oferta mais mainstream à MUBI pode explorar todos os detalhes da Netflix em Portugal.

Qual é o preço do MUBI?

Existem dois preços na MUBI, dependendo do plano escolhido, como lhe mostramos mais abaixo:

  • MUBI Portugal Grátis: este é o plano gratuito e a sua única desvantagem é não dar acesso à visualização de filmes. Os subscritores deste plano só podem aceder à base de dados MUBI e à revista digital The Notebook.
  • MUBI Portugal Mensal: este é o plano usualmente escolhido pelos consumidores, uma vez que dá acesso à visualização de filmes, à base de dados e à revista digital. O preço deste plano MUBI é de 8.99€.

Em qualquer um dos planos, os consumidores podem participar na discussão sobre os filmes de culto. É possível a criar lista de filmes, ler todas as informações sobre os filmes produzidos e ler a revista digital The Notebook.

Não se esqueça do que referimos acima sobre a mensalidade para professores e estudantes de cinema: o MUBI é grátis para os profissionais (atuais e futuros) desta área.

Sabia que pode testar a MUBI gratuitamente? Todas as pessoas interessadas podem testar a MUBI grátis durante 7 dias, antes de decidirem realizarem a adesão. No fim deste período podem cancelar o serviço ou realizar a adesão.

Em caso de ter qualquer questão sobre a MUBI só precisa de marcar o nosso número (211 451 275) e falar com um dos nossos especialistas em telecomunicações e plataformas de streaming.

Quais são os filmes em streaming que pode ver no MUBI?

ver MUBI em casa

O foco relativo aos filmes em streaming no MUBI não são os conteúdos originais. Até ao momento só foi produzida uma curta-metragem original, intitulada Ashes, por Apichatpong Weerasethakul em 2012. Este pequeno filme foi gravado apenas com uma LomoKino Camera, exclusiva da MUBI.

O universo de cinema independente é extremamente extenso, com milhares de conteúdos, e por isso não existem restrições para um filme ser passado na MUBI. O género, ano de produção ou o nome do realizador e produtor são detalhes que podem contar para os especialistas, mas o que importa é o gosto pessoal de cada curador na MUBI.

Apesar de ainda não acontecer com a Mubi Portugal, alguns filmes começaram a passar em algumas salas de cinema no Reino Unido e nos EUA a partir de 2016. São filmes adaptados à lingua inglesa, apesar de uma grande parte ter sido originalmente realizado num outro idioma.

Há um filme que está relacionado com o MUBI e foi produzido por um realizador português, Miguel Gomes: Arabian Nights. Tido como um dos filmes de culto que vai de encontro à filosofia da MUBI Portugal, esta produção foi passada em salas de cinema britânicas e americanas para além do sucesso junto dos portugueses.

Aconselhamos a explorar todos os filmes independentes em streaming no website do MUBI. As seleções dos curadores estão em destaque, em pontos estratégicos do website.

No entanto, todos os subscritores da MUBI recebe notificações com o filme do dia escolhido.

Posso fazer donwload dos filmes do MUBI?

Apesar de ser possível fazer o download dos filmes no MUBI temporariamente, os consumidores não têm a opção de ficarem com os filmes de forma permanente nos seus próprios dispositivos (telemóvel, computador ou tablet).

Este é a regra para todas as plataformas de streaming disponíveis em Portugal, como a Amazon Prime Video, a Netflix e a NOS Play, que só disponibilizam os filmes (ou séries) nas suas próprias plataformas por um período de tempo determinado.

Como nem todos os filmes têm uma qualidade HD, a equipa da MUBI não garante que o download dos filmes possa ser realizado em alta definição.

Posso ver os filmes do MUBI na TV?

Apesar de não ser possível incluir o MUBI na grelha de canais televisivos, incluída nos pacotes com TV das operadoras, existem outras formas de ver os filmes da MUBI na TV.

Se tiver uma Smart TV em casa conseguirá ver, facilmente, os conteúdos do MUBI na televisão. Com este tipo de aparelho, que posssui conexão à internet através de Wi-Fi ou por cabo, é possível instalar a aplicação do MUBI na Smart TV e também no telemóvel.

Ao estar com a sessão da MUBI iniciada no computador, deve ir à página especifica de ativação do dispositivo móvel e colocar o código que aparece na televisão. Este passo irá dar a possibilidade de se ver a MUBI na TV e no telemóvel.

Uma outra forma, mais simples, é ligar o telemóvel à TV. De forma rápida e simples, conseguirá ver os conteúdos do telemóvel no ecrã da televisão e, por isso, terá todos os filmes da MUBI à distância de poucos cliques.

Para além de ter acesso a um catálogo com filmes independentes, muitos consumidores apreciam ter o serviço de televisão tradicional para ter todo o entretenimento televisivo em casa. Mostramos-lhe no capítulo seguinte alguns dos melhores pacotes de TV no nosso país.

Quais são os pacotes de TV que podem complementar o MUBI?

É possível contratar o serviço de TV individualmente ou incluído num pacote de serviços. Se realizar uma pesquisa de todos os pacotes e tarifários de telecomunicações disponíveis em Portugal, verá que poupará mais em incluir os serviços numa única fatura do que se fizer a contratação individual do serviço de televisão.

De acordo com as informações disponibilizadas pela ANACOM, cerca de 96.1% dos consumidores incluíram a televisão num pacote de serviços e é uma tendência que se tem acentuado cada vez mais ao longo dos anos.

Apresentamos-lhe, mais abaixo, os melhores tarifários de TV disponíveis para complementar os filmes da MUBI com programas, séries ou filmes reconhecidos pelo público:

NOWO TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
250 Mb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
31.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 140 Canais de TV (com Box)
EXTRAS: Inclui app NOWO TV e FOX +

Qualquer pacote da NOWO tem o preço mais baixo do mercado no nosso país. A nossa equipa terá todo o gosto em tratar de todas as suas questões se entrar em contacto (211 450 730).

(NOS 3) TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
37.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: UMA TV (177 canais)
EXTRAS: Desconto nos Cinemas NOS e 24 meses grátis de NOS Play
Vodafone TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
35.40
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 145 Canais de TV (com Box)
EXTRAS: 3 meses grátis de HBO Portugal

Todos os pacotes de TV colocados acima incluem a box de TV, de forma a ter acesso às diferentes funcionalidades: o Videoclube, para subscrever os últimos filmes lançados nas salas de cinema, a Gravação Automática, para ver os conteúdos gravados nos últimos 7 dias, etc.

Posso ver MUBI no telemóvel?

Para além de ser possível ver o MUBI no ecrã da televisão, os subscritores também podem ver os filmes de culto do cinema independente a partir do telemóvel, tablet ou do computador portátil.

Para ver o MUBI no telemóvel só é preciso descarregar a aplicação (MUBI: Curated Cinema) disponível na App Store ou no Google Play, de forma gratuita.

Como acontece em tantas ocasiões, é normal que os consumidores fiquem sem acesso à internet quando estão fora de casa e não podem aceder a serviços de vídeo para não gastarem do plafond de dados móveis.

Tal como lhe explicámos, é possível fazer download dos filmes na MUBI por um determinado período de tempo. Assim, conseguirá ver os últimos filmes da MUBI quando não tiver uma ligação à internet.

Deixe a sua opinião sobre a MUBI na nossa caixa de comentários para sabermos o que pensa desta plataforma de streaming para cinema independente.