Saiba o que fazer para mudar de operadora de telecomunicações
Insatisfeito com a sua operadora de telecomunicações? Saiba como mudar de operadora em 3 passos! Mostramos-lhe também como mudar de operadora de telemóvel e manter o mesmo número.
Como mudar de operadora?
Serviços que não cumprem com o prometido, condições que não o satisfazem ou complicações decorrentes do contrato são apenas alguns dos motivos que o podem levar a querer mudar de operadora.
Por norma, o processo de mudança de operadora não é muito complexo. Ainda assim, deixamos-lhe um guia com 3 passos para mudar de operadora facilmente.
Como mudar de operadora em 3 passos:
1. Verificar período de fidelização
Os longos períodos de fidelização são já uma constante nos contratos de telecomunicações. Quase todos os pacotes de serviços incluem 24 meses de fidelização.
Se quer mudar de operadora de telecomunicações a primeira coisa a verificar é o período de fidelização do seu contrato atual.
Já não tenho fidelização
Se já não tem um período de fidelização a decorrer pode mudar de operadora quando quiser.
Ainda estou fidelizado
Se ainda está fidelizado, consulte os motivos que lhe permitem rescindir um contrato no período de fidelização.
Se o seu período de fidelização já terminou ou se tem um contrato sem fidelização pode mudar de operadora a qualquer momento.
Por outro lado, se ainda está vinculado à operadora atual, poderá ter que pagar uma indemnização se mudar.
Ao fazer a mudança de operadora com um contrato com fidelização em vigor irá gerar incumprimento contratual com a operadora, que lhe pode cobrar um valor de indemnização.
Mas existem algumas situações em que é possível mudar de operadora com fidelização em curso.
Em que situações posso mudar de operadora com fidelização?
Existem algumas situações excecionais em que pode mudar de operadora com fidelização: emigração, desemprego, óbito do titular ou incumprimento da operadora.
Em qualquer um destes casos poderá rescindir o contrato atual sem custos e mudar de operadora.
2. Comparar os preços e condições das operadoras
O 2º passo para fazer uma mudança de operadora consciente é comparar os pacotes e preços das operadoras para escolher o melhor serviço para si.
No momento de escolher a nova operadora, deve ter em conta o seguinte:
Serviços que quer contratar
Quer um pacote com TV Net e Voz? Ou só internet? Ou outros serviços? É importante saber exatamente quais os serviços que quer contratar.
Cobertura disponível na morada
Faça o teste de cobertura para saber se a nova operadora tem cobertura na sua morada.
O número de canais do seu pacote é suficiente ou gostaria de ter mais canais? A velocidade de internet é adequada ou precisa de mais MB? Quer associar o telemóvel ao pacote fixo? Deve fazer todas estas perguntas no momento de mudar de operadora.
Se já sabe quais os serviços que precisa só tem que escolher a operadora que quer contratar. Deve escolher a operadora com base nos pacotes e na cobertura disponível (Fibra, ADSL ou Satélite).
Para o ajudar a mudar de operadora de telecomunicações deixamos-lhe alguns artigos de comparação das principais operadoras em Portugal.
Quer comparar as principais operadoras?
Após escolher os serviços e a operadora, segue-se o terceiro e último passo para a mudança de operadora: contratar!
✔️ 3. Contratar nova operadora
O 3º e último passo para mudar de operadora é contratar o novo serviço com a nova operadora.
Um aspeto importante a ter em conta é que tem sempre que cancelar o serviço na operadora atual, independentemente de ter ou não período de fidelização.
Cancele o contrato com a operadora atual! Mesmo que já tenha terminado o período de fidelização do seu contrato, tem sempre que cancelar o serviço com a sua operadora atual antes de mudar de operadora. Se não cancelar o contrato atual e fizer um novo contrato com uma nova operadora vai receber 2 faturas para pagar no final do mês.
Seja qual for a nova operadora, existem várias formas de realizar o novo contrato. Estas são as mais comuns:
- Como posso contratar uma nova operadora?
- Por telefone
- Numa loja da operadora
- Vendas porta a porta
- (entre outros)
Prefere falar com um assistente?
Se prefere falar com um assistente para lhe indicar como mudar de operadora entre em contacto com a nossa equipa.
Como mudar de operadora de telemóvel?
O processo para mudar de operadora de telemóvel é muito semelhante ao que lhe mostrámos anteriormente (ver como mudar de operadora).
Recapitulamos os passos mais importantes para mudar de operadora de telemóvel.
Como mudar de operadora?
- Certifique-se de que não tem um período de fidelização a decorrer
- Compare as ofertas do mercado
- Contrate com a nova operadora
Se tem um tarifário do tipo pré-pago (de carregamentos) não tem que se preocupar com o período de fidelização e pode mudar de operadora de telemóvel a qualquer momento.
Por outro lado, se tem um tarifário do tipo pós-pago (de fatura), verifique se tem algum período de fidelização a cumprir antes de mudar de operadora de telemóvel.
Fez uma troca de pontos recentemente? Se fez uma troca de pontos recentemente com a sua operadora pode estar fidelizado! Uma das regras mais comuns da troca de pontos é a condição de permanecer na operadora por 18 meses após a troca. Consulte todas as condições do seu tarifário/contrato antes de mudar de operadora de telemóvel.
Mas o que acontece muitas vezes é que queremos mudar de operadora de telemóvel e manter o mesmo número. Se é este o seu caso, deve fazer uma mudança de operadora por portabilidade.
No tópico seguinte mostramos-lhe como mudar de operadora de telemóvel e manter o mesmo número.
Mudar só o tarifário Se quer apenas mudar o tarifário do seu telemóvel clique no link para saber como mudar de tarifário e qual o custo associado (se aplicável).
Como mudar de operadora e manter o mesmo número?
Como mudar de operadora e manter o mesmo número?
Para mudar de operadora e ficar com o mesmo número deve pedir a portabilidade do número de telemóvel.
Para mudar de operadora sem mudar de número esta é a única forma possível. A portabilidade deve ser pedida junto da nova operadora que quer contratar.
A Selectra ajuda! Por exemplo, tenho um tarifário móvel da Vodafone mas quero mudar de operadora para a NOWO e manter o mesmo número. O que tenho que fazer é pedir o pedido de portabilidade à NOWO (nova operadora).
Após fazer o pedido de mudança de número por portabilidade à nova operadora, basta esperar pela data em que ficará concluída a portabilidade para poder colocar o cartão da nova operadora.
Apesar de ter um novo cartão, ficará com o mesmo número!
Um último aspeto importante antes de mudar de operadora por portabilidade é que o seu telemóvel/smartphone deve ser desbloqueado para poder aceitar o cartão da nova operadora.
Não sabe se o seu telemóvel é desbloqueado? Veja como desbloquear o telemóvel para todas as redes e quais os custos (se aplicável).
Para mais informações sobre como manter o mesmo número e mudar de operadora entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo no processo. É grátis!
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Perguntas Frequentes sobre Como Mudar de Operadora
Quero mudar de operadora: o que tenho que fazer?
Quer saber o que fazer para mudar de operadora? Entre no nosso artigo para ver os 3 passos para mudar de operadora.
Posso mudar de operadora com fidelização?
Existem alguns casos particulares em que é possível mudar de operadora com fidelização (clique no link para saber como mudar de operadora com fidelização).
Como mudar de operadora de internet?
Se quer saber como mudar de operadora de internet entre neste artigo e veja os 3 passos para mudar de operadora facilmente.
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Mudar de operadora de TV é igual a mudar de internet ou de outros serviços fixos. Saiba tudo sobre o processo de mudança de operadora.
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