TDT: sintonize canais e saiba se a sua TV precisa de descodificador

TDT
Ver Televisão com a TDT

Saiba como pode ver os canais de TV com a TDT em casa e o que precisa de mudar com a chegada do 5G. Conheça como sintonizar a TDT, quais as televisões que necessitam de TDT e algumas alternativas para ver mais canais.


A migração de migração do TDT para libertar frequências para o 5G vai ser retomada a 3 de agosto, de acordo com a ANACOM, com a alteração do emissor de Palmela.

O que é que vai mudar com a migração da rede TDT? As pessoas que assistem aos canais generalistas com a TDT através do emissor de Palmela têm de fazer uma nova sintonização da televisão ou do descodificador de TDT.

O que é a TDT?

A TDT (Televisão Digital Terrestre) veio substituir a televisão tradicional (serviço que não está dependente das operadoras). Com o serviço de TDT, o sinal de televisão passou a ser transmitido digital (quando antes era transmitido de forma analógica).

Por usar um espectro radioeléctrico mais eficiente, a Comissão Europeia determinou o uso obrigatório da TDT em Portugal e nos restantes países da União Europeia. O switch-off da transmissão analógica aconteceu em 2012: a data limite para todos terem TDT em casa.

A TDT está disponível em todo o país, em zonas com receção terrestre (zonas TDT) ou receção por satélite (conhecida como zona DTH). Deve sempre informar-se sobre o tipo de cobertura disponível na sua morada (TDT ou DTH).

Se estiver interessado, podemos fazer o teste de cobertura para a TDT. Podemos também fazer o teste para saber a cobertura (fibra, ADSL ou satélite) na sua zona e, assim, aderir ao melhor pacote com TV.

Testar Cobertura Testar Cobertura

Na TDT em Portugal, os sons e imagens dos canais de TV são digitalizados, codificados e difundidos pelo ar com centros emissores. O sinal é recebido, por antenas da TDT, e convertido em som e imagem pelos descodificadores de TDT.

  • Vantagens da TDT
  • A TDT é grátis
  • Melhor qualidade do som e imagem em relação à emissão analógica
  • Disponibilização de um Guia de Programação Eletrónico (guia de TV) para consultar os horários dos programas de TV
  • Funcionalidade Avançada: opção de Pausa TV e de gravação de emissões ou agendamento com descodificadores mais avançados

O que é que vai mudar na TDT com a chegada da rede 5G?

5g na tdt

A rede 5G está cada vez mais perto de chegar ao nosso país. As operadoras já deram os primeiros passos com a preparação de novos tarifários móveis com dados móveis e comunicações ilimitadas.

Na realidade, o 5G também vai trazer mudanças para o serviço de TDT em Portugal. Vai ser necessário fazer uma nova sintonização da TV ou da box televisiva para conseguir ver os canais que estão disponíveis gratuitamente com o serviço.

Com a rede 5G, as frequências (na faixa dos 694-790 MHz) vão ser disponibilizadas pela Altice Portugal. Esta faixa de frequência vai estar disponível gradualmente até 30 de junho de 2020 e, por isso, o serviço de TDT vai ter de usar outra faixa de frequência.

Tudo o que tem de fazer é voltar a sintonizar a sua televisão ou o descodificador TDT para que consiga ver os canais de TV sem falhas. A ANACOM chama a atenção para o facto de não ser necessário comprar nenhum equipamento novo com a chegada da rede 5G ao nosso país.

Os testes para as novas frequências do TDT começaram a 27 de novembro de 2019 e foram realizados pela MEO. Centrou-se apenas no centro de Odivelas e, com esta intervenção, a emissão foi feita no canal 35 (ao invés do habitual canal 56).

A libertação de faixas para não existir problemas na TDT com a rede 5G vai afetar os clientes das operadoras que têm serviço de TV sem box. A partir de 1 de março de 2020, terá de sintonizar os canais de TV. Contacte-nos se não souber como o fazer.

Como posso sintonizar a TDT?

Para sintonizar a TDT sem falhas, tem em primeiro de verificar se está numa zona com cobertura TDT e se tem um equipamento compatíivel com a norma TDT em Portugal: tecnologia DVB-T e norma MPEG-4/H.264.

Deve ter uma antena da TDT no exterior (UHF) ou no interior, se tiver cobertura indoor, orientanda para o emissor TDT mais próximo da sua zona.

É com comando da sua televisão que conseguirá sintonizar a TDT em casa, seguindo os passos que lhe indicamos de seguida:

  • Passos para sintonizar a TDT
  • Use o seu comando de TV ou o seu descodificador TDT (box de TV)
  • No menu escolha, com as setas do seu comando, uma das opções: Configurar, Antena, Setup, Instalar, Ajuste do Canal, Procura de canais ou outra equivalente (que vai sempre depender do modelo do seu equipamento)
  • Siga as instruções que aparecem no ecrã da sua TV

Que canais na TDT posso ver?

canais tdt

As emissões da TDT começaram em 2009, em algumas localidades do litoral, interior e ilhas. A cobertura foi aumentando gradualmente até ao final de 2010 e, neste momento, é já de 100%. Estes são os 7 canais TDT que pode ver em casa.

  • Canais que posso ver na TDT
  • RTP 1, RTP 2, RTP 3, RTP Memória
  • RTP Açores e RTP Madeira (nas respetivas regiões autónomas).
  • SIC
  • TVI
  • ARTV

De momento, ainda não está prevista a transmissão de rádio no serviço de TDT. Os consumidores deste serviço de TV grátis só podem ver os canais indicados.

O sinal de TDT não interfere com a transmissão dos canais no serviço de TV por subscrição (seja por fibra, cabo ou satélite).

Consigo ver canais premium na TDT?

Se quiser assistir a canais premium, como é o caso da Sport TV, Eleven Sports ou Benfica TV, deve aderir ao serviço de TV por assinatura com uma das operadoras portuguesas.

Mostramos-lhe, mais abaixo, algumas das melhores opções para ver todos os canais de TV que quiser. Nada impede de ter, em outras televisões, o serviço de TDT.

TV + Net + Voz da NOWO
VELOCIDADE
120 Mb
FIBRA
CHAMADAS
10.000 min
TEL. FIXO
PREÇO
25 €
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 90 Canais de TV (com Box)
EXTRAS: Oferta da 1.ª mensalidade
NOS 3: TV + Net + Voz
VELOCIDADE
200 Mb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
34,99 €
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 150 Canais (com Box HD)
INFO: Desconto na NOS Cinemas

Pode consultar mais pacotes convergentes a que pode aderir. Ligue-nos para mais informações.

Com o serviço de TV, incluído num pacote convergente, terá acesso grátis às apps de TV (para ver TV online). Trata-se de uma mais valia, uma vez que não há forma de ver a TDT online.

Relembramos de que ter TDT em casa não tem qualquer impacto com a qualidade do serviço pago de TV das companhias de telecomunicações.

Emissores TDT: quais são as frequências nas principais cidades?

Mostramos-lhe, de seguida, as frequências dos emissores de TDT nas principais cidades. Com a latitude, longitude e canal/frequência fornecidos, conseguirá ver TV na Televisão Digital Terrestre sem falhas.

Emissores TDT: frequências nas principais cidades
Estação emissora TDT Latitude Longitude Canal Frequências
Viana do Castelo 41°41'50.24"N 8°49'58.18"W 56 750-758 MHz
Braga Centro 41°32'42.08"N 8°25'59.39"W 56 750-758 MHz
Porto - Av. Brasil 41°9'38.67"N 8°40'59.12"W 56 750-758 MHz
Aveiro Centro 40°38'33.38"N 8°39'8.52"W 56 750-758 MHz
Coimbra Centro 40°12'46.47"N 8°25'54.74"W 56 750-758 MHz
Lisboa Trindade 38°42'41.59"N 9°8'33.18"W 56 750-758 MHz
Beja 38°0'41.09"N 7°51'37.07"W 56 750-758 MHz
Faro 37°1'17.40"N 7°56'3.84"W 56 750-758 MHz

Pode encontrar as restantes frequências da TDT no website oficial da Televisão Digital Terrestre para fazer uma sintoniza sem qualquer problema.

Que televisões necessitam de descodificador TDT?

Se tiver uma televisão analógica em casa ou uma televisão que só descodifique vídeo em formato MPEG2, então precisa de ter um descodificador para ver TDT. Mas como posso saber se a minha televisão é compatível?

Se comprou a sua TV antes de 2009, é provável que não tenha de comprar o descodificador TDT em separado. No entanto, verifique se a sua televisão tem o logótipo HDTV ou HDTV1080p (que pode ver no manual do equipamento): esta dado diz-lhe que está preparada para emissões digitais.

Se não estiver, então vai precisar de um descodificador externo (set-top box) para a sua TV analógica. Tenha em atenção as seguintes características dos descodificadores externos TDT:

  • Características do descodificador TDT
  • Compatibilidade com a tecnologia DVB-T
  • Compatibilidade com a norma MPEG4/H.264
  • Capacidade de descodificação em HD para, no futuro, ter a capacidade de ver TV em HD

Se na sua zona só tem cobertura de satélite para usar a TDT (zona de receção DTH), deve informar-se junto da MEO (pode consultar aqui os contactos da MEO) ou no Portal TDT.

Pode escolher entre 3 diferentes descodificadores TDT (cada um terá as características indicadas acima).

  • 3 Tipos de Descodificadores TDT
  • Descodificador básico TDT: só pode usar o TDT sem qualquer função adicional. Pode escolher entre o Zapper Box SD (TV com definição normal) e Zapper Box HD (TV com alta definição).
  • Descodificador interativo TDT: inclui acesso a funcionalidades interativas.
  • Descodificador PVR: permite que grave os programas que quiser.

É necessário um descodificador TDT por cada televisão. Se os televisores não tiverem descodificador integrado, então deve adquirir descodificadores externos. Se tem dúvidas sobre o equipamento que deve usar na sua casa, ligue-nos e esclarecemos as suas dúvidas.

Esclarecer Dúvidas Esclarecer Dúvidas

Onde posso comprar as antenas e receptor TDT?

Pode adquirir os seus equipamentos nos pontos de venda habituais. Pode comprar as antenas e receptores de TDT na Worten, Rádio Popular e restantes lojas electrónicas ou de electrodomésticos, espalhados por Portugal.

Os preços da TDT na Worten e nas restantes lojas de eletrónica devem ser verificados no ponto de venda: cada fornecedor pode fazer o seu próprio preço. Faça a comparação e compre o mais adequado para si.

Deve garantir que o descodificador TDT (que comprar numa loja de electrónica) é compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264. Pode ainda comprar uma televisão já preparada para o serviço de TDT.

Perguntas Frequentes sobre a TDT

Pouco a pouco vai sendo possível sintonizar a TDT em novas zonas do país. Partilhamos consigo as perguntas que são colocadas pelos nossos clientes.

Como posso sintonizar a TDT?

Para sintonizar a TDT deve seguir alguns passos simples: procure, em primeiro, pelo menu de sintonia de canais de TV (manual ou automática). Verifique o indicador de nível de qualidade da receção da TDT e, se estiver numa zona sem cobertura, deve ligar para a linha de apoio da TDT: 800 102 002.

Preciso de um descodificador TDT para ver TV?

Se tiver uma TV simples (analógica) ou uma TV digital integrada que descodifica apenas vídeo em formato MPEG2 precisará de um descodificador TDT (externo). Contacte-nos (211 451 227) se necessita de apoio técnico.

Pago alguma coisa pelo serviço de TDT?

O TDT é um serviço gratuito para todos os portugueses. Só tem de pagar se não tiver o equipamento adequado (como é o caso do descodificador TDT, por exemplo).

Como é que consigo ver se estou numa zona TDT ou zona DTH (receção por satélite)?

Se precisa de saber qual é a cobertura TDT que tem na sua zona de residência, então marque o 800 200 838 ou aceda ao Portal TDT.

Atualizado em
211 451 227
Ligamos-lhe Grátis