Saiba como fazer o Teste de Cobertura de Fibra, Satélite e ADSL

cobertura portugal

Contratar qualquer serviço de telecomunicações depende sempre de um teste de cobertura. Damos-lhe a conhecer, com este artigo completo, todas as informações sobre a cobertura de fibra, ADSL, satélite, móvel e de dados móveis.


Fibra, ADSL ou Satélite: como testar a cobertura?

Quer testar a cobertura na sua casa?Fornecemos os resultos em alguns segundos.
Testar Cobertura

Começamos por lhe explicar cada tipo de rede existentes em Portugal (e em todo o mundo) no fornecimento de serviços de telecomunicações. Falamos-lhe na rede de fibra ótica, ADSL e satélite.

A ADSL, diminutivo de Asymmetric Digital Subscriber Line, é uma tecnologia que divide a linha telefónica em canais digitais para, só com um aparelho tecnológico, fazer a conexão necessária aos serviços de TV, internet e telefone fixo.

A conexão por satélite é estabelecida graças à antena parabólica instalada na sua zona de residência, que recebe sinais emitidos por um satélite em órbita.

A facilidade de instalação da antena leva a que exista uma alta cobertura de satélite em Portugal.

Já a fibra é uma estrutura cilíndrica, transparente e flexível. É produzida a partir do vidro e, graças às suas características, a transmissão de dados é realizada à velocidade da luz. Nunca existiu transmissor de dados mais rápido na indústria de telecomunicações.

Apesar de existir cada vez mais informação espalhada pela internet, muitos consumidores continuam sem saber qual é a cobertura de internet (ou tipo de rede) que têm na zona de residência.

  1. Comece por realizar um teste de cobertura para saber quais os serviços ou pacotes de telecomunicações pode contratar.

Não fará sentido contratar serviços de ADSL quando tem cobertura de fibra na sua casa. Também não será possível aderir a pacotes de fibra se só tiver cobertura de ADSL a passar na sua zona.

A rede que terá em casa (ADSL, fibra ou satélite) vai depender do resultado do teste de cobertura. A nossa equipa pode fazer o teste por si e fornecer-lhe os melhores pacotes de fibra em Portugal.

Como fazer o Teste de Cobertura?

Deve a entrar em contacto com a nossa equipa para fazer um teste de cobertura sem qualquer problema. Deixe o seu número ou ligue-nos diretamente, clicando mais abaixo em Testar Cobertura.

Testar Cobertura

Só precisa de fazer um teste de cobertura para saber que pacotes de telecomunicações pode ter em casa.

Com o fornecimento da sua morada completa, que inclui nome da rua, número da porta e código postal, já conseguimos saber se tem cobertura de fibra na sua casa.

Nem todas as regiões têm o mesmo tipo de conexão disponível. É por isso que não pode contratar um serviço ou pacote de TV, Net e Voz sem antes realizar um teste de cobertura.

Para além de ficar a saber se tem rede de fibra onde vive, conseguiremos dizer-lhe o nível de cobertura de acordo com a operadora de telecomunicações a que pretende aderir (cobertura NOS, cobertura da MEO ou de outra companhia de telecomunicações).

O que deve comparar em diferentes em Pacotes e Tarifários?

Com o resultado da sua cobertura de fibra, aconselhamos sempre a fazer uma verificação das condições do pacote a que vai aderir e do contrato que vai assinar.

Antes de contratar qualquer pacote e com o resultado do teste de cobertura nas mãos, tenha em atenção a estes pontos de comparação:

  • O período de fidelização do contrato. Deve atenção ao tempo de fidelização a que se compromete para não pagar nada quando quiser rescindir.
  • O serviços de telecomunicações que contratou. Quanto mais incluir em pacote, mais competitiva será a sua fatura todos os meses.
  • A velocidade de internet contratada. Tanto para download como para upload, a velocidade de internet fixa que tem em casa influenciará sempre a mensalidade do pacote.
  • Os canais de TV que estão incluídos no catálogo dos serviços de TV. Se incluir canais premium, o preço do pacote subirá automaticamente.
  • A quantidade de dados móveis incluídos no tarifário de telemóvel a que aderiu.

Deve tomar em atenção a todos estes aspectos antes de aderir a um pacote de 4 ou 5 serviços.

O teste de cobertura é só o primeiro passo do processo de contratação dos serviços de telecomunicações.

Faça agora o Teste de Velocidade da sua Internet Poucos dias após a contratação dos seus serviços de TV, Net e Voz, aconselhamos a medir a velocidade de internet para saber a qualidade da sua contratação. Caso não tenha a velocidade de internet contratada pode rescindir contrato sem pagar indemnização.

Qual é a Cobertura de Fibra em Portugal?

cobertura fibra portugal

Os serviços de telecomunicações estão interligados. Significa que se a rede de fibra em Portugal é melhorada, outros serviços também são transformados como é o caso da definição 4K das televisões.

São várias as companhias de telecomunicações, como é o caso da MEO, que apontam Portugal como um país em que a instalação da fibra ótica não é difícil.

A simplicidade da instalação da fibra ótica em outras partes do mundo já não é assim tão fácil. O exemplo fornecido pelas operadoras é a Alemanha, que tinha pouco mais de 5% do território com FTTH (fibra).

Para além da velocidade ser superior ao serviço de internet por satélite ou ADSL, com a tecnologia FTTH consegue ter a velocidade efetivamente contratada na sua casa.

De acordo com a ANACOM, a maior parte dos consumidores acederam à internet fixa por fibra ótica (com tecnologia FTTH).

No final de 2018, o número de acessos à internet fixa aumentou 5,9% e foi impulsionado pela o aumento da cobertura de fibra no nosso país.

O aumento da rede de fibra em Portugal levou a que existisse mais tráfego relativamente ao ano anterior (mais 40,7%). Os resultados positivos devem-se ao aumento da cobertura de fibra ótica em todo o território.

Qual é o nível de Cobertura de Fibra da NOS?

O nível de cobertura na NOS vai sendo cada vez mais extensa de ano para ano.

No final de 2018, um passo já tinha sido dado para a melhoria da fibra da NOS: o upgrade da rede HFC para Docsis 3.1.

Graças ao acordo assinado com a Vodafone, foi possível extender a cobertura de fibra NOS.

A qualidade da atual fibra da NOS é também uma preocupação da operadora e, por isso, foi feita uma repartição adicional das células de HFC.

A rede de fibra da NOS foi extendida e suporta também as exigências do tráfego na rede móvel da NOS.

Pode verificar, mais abaixo, todos os detalhes sobre a cobertura da NOS Fibra.

Saber sobre Cobertura NOS

Qual é o nível de Cobertura de Fibra da NOWO?

A NOWO só disponibiliza os seus serviços em fibra ótica e, por isso, é necessário realizar melhorias constantemente.

A velocidade e a qualidade dos serviços (em especial, a TV da NOWO e internet fixa) são excelentes graças às melhorias na rede de fibra, que leva a um aumento da cobertura da NOWO.

Esta operadora conseguiu ver a sua cobertura de fibra óptica aumentar por aproveitar a oferta grossista da MEO.

Esta oferta da MEO consiste na oporunidade de qualquer operadora utilizar as suas redes de fibra para distribuir os seus próprios serviços. A NOWO é uma das companhias que faz uso desta rede.

Também a cobertura NOWO do serviço de telemóvel é suportada pela MEO e, por isso, os clientes da NOWO têm rede móvel de 4G.

Consulte todas as informações sobre a Cobertura da NOWO Pode explorar todas as informações sobre a cobertura NOWO para saber quais os serviços que pode consultar para a sua habitação: TV, Net, Voz ou Móvel da NOWO.

Qual é o nível de Cobertura de Fibra da MEO e da Vodafone?

A Vodafone possui uma ótima cobertura de fibra ótica e ADSL em Portugal. A cobertura da Vodafone está disponível em cada vez mais freguesias e municípios portuguesas.

Nos pacotes Vodafone, os consumidores podem escolher entre velocidades de internet entre os 100 Mb e 1 Gb. Tal só é possível pela elevada cobertura de fibra Vodafone.

Para além da cobertura de fibra Vodafone, os serviços de telemóvel da operadora também são muito eficazes porque a maioria dos clientes já consegue usar a rede móvel de 4G e 4G+.

Sabia que está tudo preparado para a rede 5G? Os anúncios já estão a ser feitos no website das operadoras de telecomunicações: estão à venda smartphones que suportam a rede 5G. Leia o nosso artigo e conheça o que vai mudar com esta rede.

A intenção da MEO é colocar todas as freguesias em Portugal com cobertura de fibra nos próximos anos. O objetivo é tornar Portugal "no primeiro país da Europa com uma cobertura praticamente integral de fibra ótica".

Em abril de 2019, a Altice Portugal iniciou um projeto em 6 municípios com 100% de fibra da MEO.

As freguesias que contam com 100% de cobertura de fibra MEO são Beja, Cartaxo, Seia, Seixal, Sintra e Vieira do Minho.

Com o aumento da cobertura de fibra da MEO, a operadora contribui para uma inclusão digital mais forte e promove o desenvolvimento económico.

Pode conhecer, de seguida, todos as informações sobre a cobertura de fibra da MEO em Portugal:

Saber sobre a Internet da MEO

A Internet por Satélite continua a ser escolhida pelos clientes?

cobertura satelite

A internet por satélite funciona facilmente: o aparelho de satélite, colocado em órbita, é o elemento importante para a transmissão de sinais de rádio, internet e TV.

Ao invés de ser instalada uma linha telefónica (como acontece nos serviços de ADSL), uma antena parabólica é colocada na casa dos consumidores que optam por TV de satélite.

A antena parabólica é responsável por enviar os sinais aos satélites que sobrevoam a Terra. Por outro lado, os sinais recebidos pelos satélites são descodificados pelo router e passados ao cliente.

A conexão estabelecida com o serviço de internet por satélite é realizado pela rede de Wi-Fi. Muitos consumidores continuam a aderir ao serviço por satélite por não terem cobertura de fibra.

Saiba que a velocidade da Internet por Satélite é maior do que ADSL? Se comparar entre os pacotes satélite e os pacotes ADSL pode ver que, em qualquer uma das companhias de telecomunicações, a rede de satélite é a que disponibiliza uma maior velocidade de internet: até 40 Mb, enquanto que com a ADSL só terá até 24 Mb.

No entanto, a tecnologia FTTH (da rede de fibra ótica) continua a ser a mais utilizada pelos clientes.

Qual é a cobertura do serviço NOS Satélite?

De acordo com a análise da quota de clientes e de receitas, a operadora NOS posiciona-se como a segunda operadora mais forte de Portugal.

Esta companhia consegue cada vez mais clientes pelo nível elevado da cobertura de satélite, associado à facilidade de instalação do serviço, e a constante atualização e extensão da rede de fibra.

Apesar dos resultados da NOS serem cada vez mais positivos - os acessos à internet fixa com a NOS foram 36.7% dos acessos totais - o ritmo de descréscimo dos serviços NOS Satélite aumentou em 2018.

A diminuição dos clientes de NOS Satélite deve-se ao alargamento das áreas de cobertura de rede e também da concorrência.

No entanto, muitos clientes continuam a optar por aderir à NOS Satélite por não terem cobertura de fibra na sua zona de residência.

A cobertura NOS de satélite é (cerca de) 100% no território português, o que torna possível que muitos consumidores optem por este serviço da operadora.

Com uma elevada cobertura de satélite na NOS, poderá usufruir de um serviço de TV, Net e Voz com boa qualidade e velocidade que pode chegar a 40 Mb.

(NOS 3) TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
até 40 Mb
SATÉLITE
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
55,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 105 Canais de TV (com Canais TV Cine e Séries HD)
EXTRAS: Desconto nos NOS Cinemas

Este pacote NOS Satélite inclui a oferta de NOS Studios.

Apesar da cobertura de satélite na NOS ser quase 100% no nosso país, terá de fazer um teste de cobertura para saber qual é o pacote de serviços que pode contratar.

Se clicar em Chamada Gratuita no pacote da NOS Satélite, entrará em contacto com a nossa equipa e poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Pode também deixar o seu número para lhe ligarmos e não pagar nada pela chamada.

Qual é a cobertura do serviço MEO Satélite?

Os serviços MEO satélite continuam a contribuir para o número de contratações realizadas pela operadora continuar a subir. Apesar das melhorias da extensão de fibra, a operadora não perdeu o foco neste tipo de rede.

Apesar da fibra ser o tipo de rede mais veloz, muitos consumidores só conseguem contratar velocidade de internet até 100 Mb. Como muitas zonas de Portugal só têm cobertura de satélite, só podem escolher entre a MEO Satélite ou a oferta da operadora NOS.

Os consumidores têm a possibilidade de instalar MEO satélite e usufruir do serviço de TV em qualidade HD e uma velocidade de internet até 40 Mb.

Este é o pacote MEO Satélite escolhido pela nossa equipa, no caso de só ter cobertura de satélite em casa.

M3 TV + Net + Voz (MEO)
VELOCIDADE
40 Mb
SATÉLITE
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
48,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 90 Canais de TV
EXTRAS: 3 meses de Netflix grátis

Este pacote MEO satélite disponibilizam 3 meses gratuitos para ver as melhores séries e filmes da Netflix em Portugal.

Existe cobertura de Satélite na Vodafone?

Apesar da rede de satélite ser mais rápida e, por vezes, mais barata do que a ADSL, a operadora Vodafone não tem cobertura neste tipo de rede. Não existem pacotes Vodafone Satélite disponíveis.

Os serviços de internet da Vodafone só estão disponíveis em ADSL e fibra. É por isso que não existe cobertura de Vodafone satélite em Portugal.

Se necessitar de fazer o teste de cobertura de satélite na sua zona de residência, clique no botão Testar Cobertura que verá de seguida.

Testar Cobertura

Qual é a cobertura de ADSL em Portugal?

cobertura adsl portugal

A ADSL marcou uma nova era nas telecomunicações. Mais pessoas passaram a ter acesso à Internet e, aos poucos, mais velocidade para navegar no universo digital.

Mas tudo mudou com o aparecimento da rede de fibra na indústria de telecomunicações graças ao processo de instalação fácil e à velocidade de internet fornecida. Estes são só alguns dos motivos que levam os clientes a contratar cada vez menos ADSL.

De acordo com a ANACOM, no primeiro semestre de 2018 só foram realizados 18.4% de acessos através de ADSL de um total de 3.67 milhões de acessos à internet fixa.

Apesar de serem menos a contratar este tipo de rede, o consumidor pode estar limitado a contratar apenas este tipo de rede e deve analisar as opções para escolher a melhor ADSL.

Apesar da cobertura de ADSL continuar elevada, a extensão da rede de fibra em Portugal continua a ser a prioridade das companhias de telecomunicações.

Só existe cobertura de ADSL onde vive? Então deve analisar, atentamente, as ofertas da MEO e da Vodafone. Estas são as únicas companhias que fornecem serviços em ADSL.

Compare as condições nos pacotes de ADSL fornecidos pela MEO e Vodafone: preços, velocidade de internet e condições dos serviços.

Testar Cobertura de ADSL

Como posso testar a cobertura da rede móvel na minha cidade?

cobertura movel portugal

Para além dos testes de cobertura necessários para a instalação de internet fixa, antes de pedir um cartão de telemóvel deve verificar a sua cobertura móvel.

A cobertura móvel das operadoras é mais elevada nas zonas urbanas do que nas zonas rurais.

No entanto, pode viver num bairro de Lisboa e ser uma zona com pouca rede móvel, o que torna impossível fazer uma chamada de qualidade ou navegar rapidamente na internet.

A intensidade do sinal móvel varia de acordo com alguns fatores como: a distância a que se encontra da antena mais próxima, os obstáculos que possam existir entre a antena e o seu dispositivo e, como é evidente, a sua zona de residência.

A nossa equipa pode testar a sua cobertura móvel e, de seguida, apresentar as melhores ofertas de tarifários móveis em Portugal.

Testar Cobertura Móvel

Quais são os tipos de rede móvel que existem em Portugal?

São vários os tipos de redes móveis existentes em Portugal, como lhe mostramos:

  • Rede 2G: começou a utilizar-se em 1992 e permite-lhe realizar chamadas, enviar mensagens de texto e inclusivamente navegar na Internet, apesar de ser a uma velocidade mínima.
  • Rede 3G: é atualmente o tipo de rede mais utilizada em Portugal e é através desta rede que o utilizador pode realizar chamadas e SMS, navegar na Internet sem interrupções, descarregar aplicações e ver vídeos online.
  • Rede HSPA e HSPA+: ao utilizar esta rede (denominada também de 3G+), o consumidor pode transmitir dados a uma maior velocidade.

A HSPA+ é também uma melhoria da HSPA e, por isso, poderá desfrutar de velocidades mais elevadas de download e upload (84 Mb e 22 Mb). Estes dois tipos de rede móvel (HSPA e HSPA+) só existem em zonas com um elevado número de habitantes.

  • Rede 4G: não está instalada em todo o território português, mas aos poucos vai sendo expandida. A tecnologia 4G foi lançada em 2013 e oferece, atualmente, uma velocidade incrível para se conectar à Internet, dando a possibilidade de ver vídeos HD em streaming.
  • Rede 4G +: é um avanço da tecnologia 4G. Se viver numa zona com esta cobertura móvel poderá fazer download de documentos que chegam aos 400 Mb por segundos, graças à tecnologia LTE Advanced.

Neste momento, a cobertura 2G é quase inexistente no nosso país. As operadoras preparam novos dispositivos e os seus sistemas e equipamentos para a disponibilização de rede 5G.

Com a cobertura 5G em Portugal, os aspectos mais práticos da económicos e mesmo as indústrias e serviços vão transformar-se, mudando o dia-a-dia das pessoas.

Um dos serviços que a rede móvel 5G irá transformar é a velocidade e qualidade de navegação na internet com os dados móveis. Mostramos-lhe todos os detalhes no seguinte capítulo.

As operadoras têm de cumprir requisitos no fornecimento de dados móveis?

O contrato celebrado com a operadora de telecomunicações deve prever se existe cobertura móvel está na sua área de residência (cobertura de dados móveis). Se não houver, a companhia tem de realizar testes para verificar a disponibilidade da rede.

As operadoras não são obrigadas a garantir a cobertura móvel total do território e da população nacional, no entanto estão vinculadas ao cumprimento de algumas obrigações.

Estas obrigações das operadoras relativamente à cobertura de dados móveis são avaliadas de acordo com o território nacional e não uma base regional.

Apesar de existir um bom nível de cobertura de dados móveis e desempenho de rede em Portugal, podem existir bastantes "zonas de sombra". São os locais em que a rede de dados móveis tem menos qualidade ou não chega a ser possível utilizá-la.

Por isso aconselhamos a falar com a equipa de apoio ao cliente da operadora a que quer aderir, antes de aderir a um serviço móvel.

WTF vs Moche vs Yorn: colocámos as 3 operadoras para jovens lado a lado! A WTF, Moche e Yorn são as companhias que têm tarifários de internet móvel em grande quantidade para jovens. E que tal comparar os serviços de cada uma? Leia a nossa artigo de comparação entre a WTF, Yorn e Moche para fazer a sua própria análise.

Que operadoras vendem internet móvel ilimitada?

O ano de 2019 vai ficar conhecido na história das telecomunicações em Portugal como o primeiro ano com internet móvel ilimitada disponível para os consumidores.

Quais são as companhias que oferecem pacotes de serviços com internet móvel ilimitada? Três das principais no nosso país: NOS, MEO e Vodafone.

Bastou uma das operadoras lançar um tarifário com internet móvel ilimitada para que as restantes seguissem o exemplo.

Apesar da velocidade de internet ser mais lenta nos tarifários com internet móvel ilimitada, os clientes não têm de se preocupar com o tráfego feito todos os meses.

Estes são alguns dos pacotes que incluem dados móveis ilimitados:

(NOS 4) TV + Net + Voz + Móvel
VELOCIDADE
200 Mb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
69,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 180 Canais de TV (UMA TV 4K)
TELEMÓVEL: Cartão NOS com Tarifário Sem Limites
TV + Net + Voz + Móvel Vodafone
VELOCIDADE
200 Mb
FIBRA
CHAMADAS
Chamadas incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
69,90
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 170 Canais de TV (Box Vodafone HD)
TELEMÓVEL: Cartão Vodafone com Tarifário Sem Limites

Apesar da WTF, Moche e Yorn não terem tarifários com internet móvel ilimitada, os volumes que vendem aos clientes são elevados e, na realidade, muitos nem se preocupam com os dados móveis gastos por mês.

Por norma, cada consumidor só pode gastar cerca de 20 GB para estas apps. Caso gaste este plafond terá de adicionar aditivos de internet móvel para continuar a navegar.

Resta-lhe alguma dúvida sobre cobertura de internet? De cobertura de fibra? De ADSL?

Com o resultado do teste de cobertura de fibra nas mãos, deve explorar toda a oferta de internet de fibra disponibilizada pelas operadoras portuguesas.

Como lhe tentámos mostrar ao longo do artigo, a rede de fibra é a que apresenta melhores vantagens: mais velocidade, vantagens de adesão e preço mais competitivo relativamente às restantes redes.

Com o seu pacote escolhido, faça-nos chegar as suas questões e esclarecemos as suas dúvidas sem qualquer tipo de compromisso. Teremos todo o gosto em apresentar-lhe as condições dos melhores pacotes de fibra do mercado.

Ter Fibra em Casa