Cobertura 3G: as condições e as diferenças entre velocidade 3G e 4G

cobertura 3g

Quer saber todos os detalhes sobre a cobertura 3G? Conheça tudo sobre a tecnologia 3G, internet 3G e as diferenças de velocidade 3G e 4G. Saiba também como aderir a pacotes para desfrutar 3G.


Quais são os melhores pacotes com cobertura 3G?

Quer testar a cobertura 3G?Podemos ajudar gratuitamente.
Testar cobertura

A internet 3G, ou tecnologia 3G, é o padrão base dos serviços de telecomunicações em Portugal. Por isso, é muito fácil contratar pacotes de serviços com 3G.

Só necessita de escolher qual é a companhia de telecomunicações que quer contratar e escolher o pacote.

Mas não se esqueça de que deve, em primeiro lugar, fazer um teste de cobertura para certificar-se de que todos os serviços que contrata podem ser instalados na sua zona de residência:

TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
22,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 90 Canais Digitais (sem Box)
EXTRAS: Incluir Eleven Sports
TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
29,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: Entre 24 meses e Sem Fidelização
TV: 141 Canais (sem Box)
EXTRAS: Oferta de um Power Wi-Fi ou 1 mensalidade
TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
35,40
por mês
FIDELIZAÇÃO: Entre 24 meses e Sem Fidelização
TV: 145 Canais (com TV Box HD)
EXTRAS: Oferta de 1 mensalidade ou Super Wi-Fi Extra

Atente que irá usufruir de cobertura 3G se aderir a um dos pacotes mencionados acima. Para saber usufruir dos serviços com 4G deverá entrar em contacto com a nossa equipa.

Como contratar banda larga móvel?

A banda larga móvel (BLM) é a internet móvel que pode ser usada dentro e fora de casa. A BLM também é conhecida como dados móveis e envolve a navegação em conteúdo espalhado pela internet: websites, aplicações, redes sociais, entre outros.

No caso dos tablets pode usar simples um cartão SIM de qualquer uma das companhias de telecomunicações. O cliente também pode optar por uma pen 3G ou 4G, que é similar a uma pen-drive convencional.

Para contratar banda larga móvel pode contactar a nossa equipa de especialistas através do 211 451 227. Diga-nos qual o serviço que quer contratar ou podemos, no caso de não ter uma decisão tomada, comparar os serviços para escolher o melhor do mercado.

O que é o 3G?

Provavelmente, o 3G é a sigla mais reconhecida relativamente aos equipamentos de telecomunicações (TV, Net, Voz e restantes serviços). Signfica terceira geração das tecnologias construídas para dispositivos móveis.

Com a tecnologia 3G, o processo de transmissão de dados e de voz foi aprimorado, devido à disponibilização de mais velocidade para os consumidores efetuarem chamadas, navegarem na internet através de dados móveis e verem conteúdos de TV com mais qualidade.

Antes do 3G ou 4G, os primeiros serviços de telecomunicações (1G) surgiram nos Estados Unidos nos anos 80. Era utilizada o FDMA (Frequency Division Multiplexing Access) para transmitir o sinal de voz com sinal analógico.

O 3G veio substituir a tecnologia 2G, que surgiu nos anos 90 com a implementação de dois padrões concorrentes do sinal digital para serviços de telemóvel: GSM (Global System for Mobile Communications) e CDMA (Code Division Multiple Access).

Com a implementação do 3G, a transmissão de dados tem uma velocidade média de 5 a 10 Mb por segundo. É uma velocidade que garante um serviço satisfatório para os clientes, apesar das exigências serem cada vez maiores.

Por isso, a internet 3G está atualmente em transição para a 4G para ser possível que os consumidores navegem mais rapidamente.

Qual é a cobertura 3G em Portugal?

Tal como o nome indica, esta é a terceira geração de tecnologias das telecomunicações. Surgiu em 1999 pelas mãos da União Internacional de Comunicações (UIT), com a criação de IMT-2000.

Foi um padrão global para facilitar o crescimento do 3G, conseguido através do aumento da banda e actualização de diversas apps.

18 anos depois da sua criação, a cobertura 3G em Portugal e no resto do mundo é uma realidade quase absoluta. Na Europa, a implementação do 4G é já uma realidade assente em todo o território para, assim, aumentar a velocidade de navegação (download e upload) e melhorar a qualidade.

Ao contrário do que acontece em Portugal, a cobertura 3G não chega a qualquer parte do mundo. Cuba anunciou, no final de novembro de 2018, que os cidadãos do seu país iam conseguir adquirir o serviço 3G pela primeira vez. O país tem uma das menores taxas de uso da Internet no mundo, mas é uma realidade que está a mudar.

No entanto, a sociedade evoluiu no que diz respeito às necessidades de acesso à Internet. As operadoras sentiram necessidade de disponibilizar pacotes de serviços (que incluem internet fixa e dados móveis) a preços competitivos para satisfazer a exigência dos clientes em estarem constantemente ligados.

Com as novas aplicações a serem desenvolvidas e cada vez mais funcionalidades possíveis de serem feitas online, a cobertura 3G passou a não ser suficiente para os consumidores de telecomunicações.

Os clientes querem navegar com mais velocidade na internet fixa, no conforto da sua casa, não querem ter falhas quando se conectam às redes sociais nos transportes públicos ou querem também ter conteúdo de TV com excelente definição. Por isso, a cobertura 3G tornou-se insuficiente.

Todos os consumidores portugueses têm cobertura 3G?

Quase todos os consumidores portugueses têm cobertura 3G. As zonas com mais população têm uma cobertura mais elevada, uma vez que as operadoras apostam mais nas zonas territoriais com mais clientes.

Os consumidores portugueses que ainda não têm cobertura 3G têm zona de residência em meios rurais e situados no interior de Portugal. De acordo com o Nperf, aldeias no Alentejo (em Ourique, Odemira, etc.) e no interior de Portugal (como Sabugal) ainda só têm cobertura 2G.

No entanto, é um cenário que está a ser mudado pelas operadoras de telecomunicações.

Qual a diferença de velocidade 3G e 4G?

velocidade 3g 4g

Tanto o 3G como o 4G são inovadores e chegaram na altura certa para satisfazer as necessidades dos clientes. Se há diferença bastante notável entre estes dois tipos de tecnologia é entre a velocidade 3G e 4G.

Enquanto que a velocidade 3G é de 5 a 10 Mb por segundo, como referimos anteriormente, a velocidade 4G pode chegar até 100 Mb por segundo.

Trata-se de uma diferença que é notada pelos consumidores que navegam diariamente na Internet, se o fizeram mais constantemente através de dados móveis.

O 3G foi revolucionário por possibilitar a navegação na internet em tempo real, mesmo em lugares fechados, e esta ação não era possível com a rede 2G. Com a tecnologia 4G continua a ser possível, mas algumas apps têm prioridade de acordo com as necessidades graças à conexão inteligente.

Apesar da tecnologia 4G ser mais benéfica e satisfazer as necessidades dos clientes em relação aos serviços de telecomunicações, a velocidade média de download em Portugal (associada ao 4G) ainda fica muito atrás da média europeia.

Muitos clientes têm de esperar, de acordo com estes resultados, pela implementação de tecnologia para ter cobertura 3G na sua zona de residência.

Mas sabe que a rede 5G já está activa em alguns países da Europa? Ao lado da rede 5G, a 3G começa a ser já um sinal de ausência de evolução. Conheça todas as características do 5G com o nosso artigo.

Como pode aderir a pacotes de telecomunicações?

Como lhe explicámos anteriormente, a cobertura 3G é o padrão em Portugal para contratar serviços de telecomunicações.

A velocidade e qualidade de qualquer serviço estarão dentros dos valores usuais, por isso não deverá fazer exigências extremas ao contratar o pacote.

Para aderir a um pacote de telecomunicações, deve apresentar os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade (BI);
  • Número de contribuinte, caso ainda possua Bilhete de Identidade;
  • Comprovativo de número da conta bancária para a autorização de débito direto;
  • Comprovativo de morada: por exemplo, uma carta de água ou luz com o seu nome.

Não se esqueça de que deve ligar para o número 211 451 227 ou pode deixar o seu número, mais abaixo, para a nossa equipa entrar em contacto dentro do menor tempo possível: