Especialistas de telecomunicações ao seu dispor

211 451 227 Nós ligamos-lhe
Menu
 

You are here

 

Cobertura 4G: quais são as condições e as diferenças entre velocidade 3G e 4G?

Quer conhecer todas as informações sobre a cobertura 4G? Damos-lhe os detalhes sobre as diferenças entre os equipamentos 4G e 3G, tal como as velocidades dos serviços. Pode também ficar a conhecer como aderir aos pacotes e usar rede 4G.


Quais são os melhores pacotes com cobertura 4G?

Quer testar a sua cobertura 4G?Podemos ajudá-lo gratuitamente.
Testar cobertura

Aos poucos, os investimentos para o aumento da cobertura 4G por todo o território português são realizados pelas operadoras, que querem satisfazer um maior número de clientes.

Os consumidores que façam viagens entre os centros urbanos (cidades como Lisboa, Setúbal ou mesmo Leiria) já podem usufruir da rede 4G e, assim, desfrutar de uma alta velocidade de internet.

Como a cobertura 4G é tão elevada em Portugal, só tem de escolher o pacote de serviços que deseja para usufruir dos serviços a 4G:

TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
22,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 90 Canais Digitais (sem Box)
EXTRAS: Incluir Eleven Sports
TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
29,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: Entre 24 meses e Sem Fidelização
TV: 141 Canais (sem Box)
EXTRAS: Oferta de um Power Wi-Fi ou 1 mensalidade
TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
35,40
por mês
FIDELIZAÇÃO: Entre 24 meses e Sem Fidelização
TV: 145 Canais (com TV Box HD)
EXTRAS: Oferta de 1 mensalidade ou Super Wi-Fi Extra

Tenha em atenção de que, para usufruir das melhores condições em cada um dos pacotes apresentados, deverá entrar em contacto com a nossa equipa de especialistas.

Antes de contratar qualquer serviço deve fazer um teste de velocidade para as zonas que frequenta, de forma a perceber se a velocidade e qualidade (de 3G ou 4G) é realmente a que é divulgada no pacote de serviço. Só assim conseguirá perceber se está a contratar o melhor serviço.

A nossa equipa pode fornecer-lhe todas as informações sobre a cobertura 4G NOS e das restantes operadoras.

Como contratar banda larga móvel?

Com a banda larga móvel (ou conhecida também como internet móvel), o consumidor tem acesso à internet em alta velocidade, sem ser necessário recorrer a fios.

As operadoras disponibilizam cada vez mais este tipo de serviços pelo aumento de utilizadores do serviço móvel que acedem à Internet. De acordo com a ANACOM, registou-se um aumento de 7.5% no primeiro semestre de 2018 (em relação ao período homólogo de 2017).

Traduz-se em 6.6 milhões de acessos a Internet por telefone. Por isso, são cada vez mais utilizadores que procuram este serviço (vendido individualmente) nas companhias de telecomunicações.

Mas antes de fazerem a contratação, os clientes investigam sobre a cobertura 4G da NOS, da Vodafone, da MEO e NOWO. Ao longo deste artigo iremos apresentar-lhe algumas informações recolhidas num estudo da OpenSignal.

Para aderir a banda larga móvel, os consumidores podem entrar em contacto com a nossa equipa de especialistas através do 211 451 227. Investigue as ofertas do mercado ou faremos isso por si.

O que é o 4G?

Tal como o 3G, a sigla 4G refere-se à quarta geração relativa a equipamentos e serviços de telecomunicações (em que estão incluídos tv, net e voz tal como outros serviços como o telemóvel).

Trata-se de uma evolução no mercado de telecomunicações, uma vez que a tecnologia 4G funciona com LTE (Long Term Evolution). Este tipo de tecnologia de transmissão de dados funciona com base em WCDMA e GSM, que prioriza os dados de internet ao invés dos dados de voz.

A velocidade do 4G é maior do que a de 3G, uma vez que pode chegar aos 100 Mb por segundo. É um valor nunca antes alcançado por outras tecnologias (3G, 2G ou mesmo 1G).

Há um detalhe que pode fazer toda a diferença, mesmo que tenha cobertura 4G nas zonas que mais frequenta: se o seu dispositivo móvel não estiver habilitado para a tecnologia 4G, só conseguirá fazer conexão à rede 3G.

Qual é a cobertura 4G em Portugal?

De acordo com estudos realizados pela OpenSignal, apesar da Vodafone ter bons resultados em relação à rede 4G, a velocidade média de download neste tipo de rede coloca Portugal abaixo da média da restante Europa.

A cobertura 4G em Portugal chega a um nível elevado, com a Vodafone a apresentar os melhores resultados. A média de download, utilizando a rede de quarta geração, fica nos 19.1 Mb por segundo.

A velocidade média de 33.8 Mb em Vodafone 4G é quase incomparável com as velocidades da MEO e NOS (14.3 e 13.1 Mb, respetativamente). Deve-se a um investimento muito forte, ao nível da infraestrutura LTE-Advanced e que permitiu triplicar a velocidade 4G.

Também ao nível da disponibilidade da cobertura 4G, a Vodafone e a NOS alcançaram resultados admiráveis, com os consumidores a conseguirem obter uma ligação 4G em 80% das vezes tentadas.

Apesar da cobertura 4G ser extremamente elevada em Portugal e em outras partes do mundo (como o Brasil), ainda há alguns territórios que só têm uma cobertura 3G na maioria das regiões. A América Latina só terá uma cobertura 4G em maior quantidade até ao final de 2018.

Pode dizer-se que a cobertura 4G da NOS é elevada na maioria do território, mas a velocidade é uma das mais baixas em comparação com as restantes operadoras.

Os consumidores têm cobertura 4G em todas as regiões em Portugal?

Apesar da velocidade média de download situar-se nos 19.1 Mb (em rede 4G), com a Vodafone a apresentar resultados excelentes, o valor ainda é muito baixo comparativamente com a média europeia.

Apesar dos consumidores conseguirem aceder ao sinal 4G com facilidade, não conseguem ter tanta velocidade para navegar na Internet.

A cobertura 4G chega atualmente a níveis muito elevados em Portugal. Nos grandes centros urbanos (como Lisboa e Porto), as companhias de telecomunicações estão a investir no passo seguinte: em rede 5G.

O grande problema da cobertura 4G é quando os consumidores se afastam da capital portuguesa. É nesse momento que as velocidades de download começam a baixa significativamente.

Por isso, os consumidores portugueses usufruem de cobertura 4G na maioria do território português, mas com velocidades distintas.

Existe diferença entre a velocidade 3G e 4G?

Podemos dizer-lhe, desde já, que existe uma diferença muito elevada entre velocidade 3G e 4G. Atente ao pormenor de que necessita de um equipamento que possibilite a utilização de rede 4G.

Enquanto que a velocidade média de tecnologia 3G atinge entre os 5 e os 10 Mb por segundo, já a velocidade de internet 4G pode ser cerca de 100 Mb por segundo.

Para além disso, as antenas de rede 4G são distintas. Enquanto que as de 3G são altas e com um sinal intenso, as de quarta geração são mais baixas e ainda mais intensas (podem partilhar o sinal entre 300 a 400 telemóveis ao mesmo tempo).

A desvantagem no 4G (relativamente às antenas) é a necessidade de serem colocadas mais numa única zona por o alcance ser menor. Só com um elevado número de antenas é que a cobertura 4G ficará elevada.

Quer informar-se sobre a cobertura 3G? Apesar da cobertura 4G ser maioritária em Portugal, ainda há muitas zonas que só têm rede 3G. Fique a conhecer todos os detalhes sobre a cobertura 3G para saber quais são as vantagens e desvantagens, caso não tenha outra escolha.

Qual é a melhor forma de aderir a pacotes de serviços?

Com a cobertura 4G a ser cada vez maior em Portugal, os consumidores podem aderir a serviços e ter toda a qualidade do serviço na sua residência e nos lugares que mais frequenta.

Aconselhamos, desta forma, a entrar em contacto com a nossa equipa de especialistas (através do 211 451 227) para encontrar o melhor pacote de serviços. Terá de ter consigo os seguintes documentos para fazer a contratação:

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade (BI);
  • Número de contribuinte, caso ainda possua Bilhete de Identidade;
  • Comprovativo de número da conta bancária para a autorização de débito direto;
  • Comprovativo de morada: por exemplo, uma carta de água ou luz com o seu nome.
 

facebook-square twitter-square