Cobertura de Fibra: verifique a sua cobertura de fibra ótica

cobertura fibra

Teste a cobertura de fibra ótica na sua zona de residência e sabia se pode usufruir de pacotes com este tipo de rede. Fique a saber como fazer o teste de cobertura de fibra e todos os detalhes sobre a fibra ótica nas principais operadoras em Portugal: NOS, MEO, Vodafone e NOWO.


Como testar a sua cobertura de fibra ótica?

Quer testar a sua cobertura de fibra ótica?Os nossos especialistas podem ajudá-lo, gratuitamente.
Testar cobertura

Se já conhece os benefícios da fibra ótica e quer saber se tem cobertura de fibra ótica na sua zona de residência, vamos mostrar-lhe como o pode fazer.

A maioria do território português está coberto por fibra, apesar de ainda não chegar a todas as casas. É através da tecnologia FTTH (Fiber To The Home) que a fibra ótica chega aos lares portugueses e, de acordo as previsões de Bruxelas, deverá estar implementado para abastecer todas as casas em Portugal com este tipo de rede até 2020.

Podemos ajudá-lo a testar a sua cobertura de fibra ótica. Descubra quais são as operadoras que disponibilizam fibra na sua zona de residência e quais são os tarifários mais económicos.

Cobertura de fibra NOS

logo nos

A par com a MEO, a NOS é uma das operadoras líder no fornecimento de serviços através de fibra ótica. Em 2017, os níveis de penetração da tecnologia FTTH da operadora no território português atingiu um nível médio de 21%.

Os níveis mais elevados da penetração desta tecnologia (que possibilita o fornecimento de fibra ótica, a alta velocidade, para os lares portugueses) foram obtidos em zonas onde a operadora foi a primeira a investir ou não tinha uma concorrência elevada por parte das outras operadoras.

A NOS é uma das companhias de telecomunicações portuguesas que mais investe na instalação de redes da nova geração. A cobertura fibra da NOS chega a cerca de 4 milhões de casas, das quais 730 mil são fornecidas por tecnologia FTTH.

Os restantes 3.4 milhões de clientes usufrem do serviço de fibra ótica da NOS através da tecnologia HFC. Durante o primeiro semestre de 2018, a operadora atualizou a tecnologia HFC para a DOCIS 3.1 e, desta forma, ser possível que estes quase 3.5 milhões de clientes terem velocidade de internet até 1 GB.

 

Com o investimento da operadora na instalação de nova tecnologia para fazer chegar mais velocidade à casa dos portugueses, são cada vez mais os clientes que podem a realização de um teste de cobertura de fibra NOS.

Saiba quais são os pacotes de fibra NOS para usufruir dos serviços da operadora.

Cobertura de fibra MEO

logo meo

A MEO é uma das operadoras que mais cresce em Portugal. A operadora colocou um objetivo ambicioso em relação ao fornecimento de fibra ótica em 5 anos (2015 a 2020): chegar a 5,3 milhões de lares portugueses.

Em 2015 apenas 2,3 milhões de casas estavam abrangidas pela fibra ótica da MEO. Trata-se de uma proposta de crescimento de 3 milhões em apenas cinco anos. Para tal é necessário construir 30 mil quilómetros de fibra: o equivalente a percorrer Portugal 22 vezes (de norte a sul).

Também em 2015 foi apresentada uma tecnologia inovadora para aumentar a velocidade de internet: o NG-PON2. De 2,5 GB de download, tornou-se possível chegar a 40 ou 80 GB, o equivalente a 12 ou 32 vezes mais rápida.

Graças ao sentido de evolução da operadora em fazer chegar o melhor serviço aos clientes, são cada vez mais os que pedem a realização de um teste de cobertura de fibra MEO.

Saiba quais são os detalhes dos pacotes de fibra MEO para contratar os serviços desta operadora.

Cobertura de fibra Vodafone

logo vodafone

A Vodafone tem sido a operadora que mais cresce no mercado das telecomunicações pelo quarto ano consecutivo, registando um aumento de 4,6% em 2017 face ao ano anterior.

Para conseguir chegar a mais casas no fornecimento de fibra ótica, a operadora estabeleceu uma parceria com a NOS. O acordo de partilha recíproca abrange cerca de 2,6 milhões de casas. Cada companhia de telecomunicações partilha um valor equivalente de investimento.

Com este acordo, a Vodafone será capaz de chegar a mais de 1,3 milhões de famílias e empresas e totalizará cerca de 4 milhões lares que usufruem de fibra ótica da Vodafone.

São cada vez mais os clientes que pedem a realização do teste de cobertura fibra da Vodafone, de forma a usufruírem dos serviços de Internet a velocidades elevadas e a preços competitivos.

Saiba quais são os melhores pacotes fibra da Vodafone para escolher o serviço adequado aos seus consumos.

Cobertura de fibra da NOWO

logo nowo

Resultado de um "rebranding" da Cabovisão, a NOWO destacou-se das restantes concorrentes pela forma distinta de disponibilizar os seus serviços de telecomunicações: o cliente é que escolhe os seus serviços e, assim, construí o seu pacote NOWO.

Na apresentação da marca, a NOWO definiu a meta de conquistar 10% da quota de mercado em apenas 2 anos e de forma a tornar este objetivo concretizável, a operadora aderiu à oferta da MEO para aderir à rede fibra.

A apresentação de pacotes a preço competitivos e com subscrições exclusivas, como o pacote de canais da Eleven Sports, tem feito com mais testes de cobertura de fibra NOWO sejam pedidos pelos clientes.

Veja, mais abaixo, o vídeo promocional da campanha de Verão da NOWO:

 

A fibra ótica até o momento o único tipo de rede fornecido pela operadora. Saiba quais são os melhores pacotes NOWO.

Qual o estado da cobertura de fibra óptica em Portugal?

Apesar do nível avançado da cobertura de fibra óptica em Portugal, com a possibilidade de cada vez mais consumidores aderirem a serviços de telecomunicações através de fibra, ainda há muito por fazer para levar este tipo de rede a zonas mais remotas.

Desde o ano passado que a ANACOM tem realizado reuniões com a Associação Nacional de Municípios Portugueses para, desta forma, tomar conhecimento de problemas relativamente à cobertura de fibra óptica e de rede móvel.

Para além disso, colocaram também a fraca receção de TDT como um dos tópicos de destaque para ser resolvido.

A equipa da ANACOM salientou a importância da cobertura de fibra óptica no país, especialmente nas zonas mais remotas, uma vez que o fácil acesso à mais recente tecnologia é um elemento fundamental para evitar que sejam atingidos números mais elevados de desertificação no interior de Portugal.

Por isso, voltamos a salientar que importante realizar o teste de cobertura da fibra óptica antes de aderir a um dos pacotes de telecomunicações em Portugal.

Não tem cobertura de fibra óptica e não sabe qual o tipo de serviço que deve contratar? Se já sabe que o seu teste de cobertura de fibra óptica é negativo, então pode testar os outros tipos de rede para saber quais os tipos de serviço a que pode aderir: cobertura de satélite ou cobertura de ADSL.

Quais os contactos para saber a minha cobertura de fibra?

Disponibilizamos, mais abaixo, os contactos das operadoras para o qual deve ligar e fazer o teste de cobertura de fibra.

Desta forma, saberá se pode contratar os serviços de fibra de todas as operadoras. Partilhamos também consigo a linha de contacto da nossa equipa se tiver dúvidas e necessitar de fazer um teste de cobertura na sua zona de residência:

Qual é o contacto para testar a cobertura fibra? Contactos
Contacto de apoio ao cliente NOWO
Contacto de apoio ao cliente NOS
Contacto de apoio ao cliente Vodafone
Contacto de apoio ao cliente MEO
Contacto de equipa Selectra

A nossa equipa terá todo o gosto em aconselhá-lo a escolher o melhor serviço, adequado aos seus gastos e ao melhor preço.