Como Contratar Internet: conheça a melhor oferta do mercado de 2019

contratar internet

Quer contratar internet para casa? Mostramos-lhe a ofertas de fibra, ADSL e satélite mais competitiva. Conheça também os melhores tarifários com dados móveis quase ilimitados e ainda algumas recomendações para navegar com segurança na internet.


Como posso ter Internet em casa?

Quer contratar internet?Podemos ajudá-lo, gratuitamente, a comparar serviços.
Contratar Internet

Para ter internet em casa, deve consultar a oferta de internet fixa disponível em cada operadora de telecomunicações.

Com o seu pacote escolhido, deve entrar em contacto com a nossa equipa para fazer o seu pedido de internet fixa e dos outros serviços que quer ter.

Durante a chamada deve fornecer os seus dados pessoais e agendar uma instalação do(s) equipamento(s) e ter, em poucos dias, a internet mais rápida.

Pode usar internet fixa em casa com ou sem fios. A maioria dos clientes conecta-se à internet fixa pela rede Wi-Fi, a partir do computador ou dispositivo móvel.

Pode ter vários dispositivos ligados à mesma rede Wi-Fi, mas não se esqueça de que quanto mais aparelhos estiver ligados à internet fixa da sua casa, mais lenta será a velocidade de internet.

Para além disso, deve também seguir algumas recomendações de segurança na internet, que pode ver no capítulo dedicado à internet segura.

Para estar sempre ligado, tem a possibilidade de ter internet móvel para conseguir navegar nos seus websites favoritos ou nas redes sociais enquanto está fora de casa.

Recomendamos a contratação de um tarifário com internet móvel suficiente para não desligar os dados móveis. Consulte os tarifários de telemóvel com um grande volume de dados móveis: igual ou superior aos 4 Gb.

Entre em contacto connosco se quiser ter internet em casa para lhe apresentarmos as melhores ofertas do mercado. Pode ver todos pacotes clicando em Conhecer os Melhores Pacotes.

Quais são os tipos de rede existentes para contratar internet?

Existem 3 tipos de redes em Portugal. Cada uma delas influencia o serviço de internet fixa que pode ter em casa.

  • Fibra Ótica: a internet fixa é fornecida pela ligação à rede de fibra (pela tecnologia FTTH).
  • ADSL: as linhas telefónicas são utilizadas para a transmissão de dados (internet).
  • Satélite: a conexão da internet fixa é realizada através de uma antena parabólica.

Só consegue saber qual é o tipo de rede que pode contratar depois de fazer o teste de cobertura. É o resultado deste teste que lhe vai dizer qual é o tipo de internet fixa que pode ter.

Imagine que na sua zona de residência tem cobertura de fibra e ADSL. Como a fibra é a rede mais rápida do mercado, os nossos técnicos só vão mostrar-lhe os melhores pacotes de fibra.

Se não tiver cobertura de fibra em casa, a nossa equipa dá-lhe a conhecer outras opções para contratar internet fixa.

A rede que tem no seu pacote de telecomunicações vai influenciar as características dos contratados, como a velocidade de internet e a definição da sua TV.

Qual é a melhor velocidade da internet para a sua casa?

velocidade internet fixa

A velocidade de internet fixa mais adequada para a sua casa é a que vai de encontro aos seus consumos diários.

Quer ter internet em casa para navegar apenas nas redes sociais e ver filmes na Netflix e HBO? Ou quer alta velocidade para jogar online?

Analise o seu dia-a-dia e a principal função do serviço de internet fixa.

Se não fizer um grande uso do serviço de internet e só ver televisão, é preferível apostar num bom serviço televisivo e não dar tanta importância à velocidade de internet que tem em casa.

Mas se o seu objetivo é ter a melhor internet fixa, então tome atenção às seguintes informações:

  • A velocidade de internet é medida em Megabits (Mb ou Mbps) e quanto mais rápida for, melhor navegará nos seus websites favoritos.
  • A velocidade de internet de ADSL máxima é de 24 Mb. No entanto, são raras as vezes em que consegue ter a velocidade máxima em casa.
  • A velocidade das conexões de internet por satélite chegam aos 40 Mb (de download).
  • Já a velocidade de internet por fibra vai variar de acordo com as suas necessidades: pode ir dos 100/200 Mb e ir até a 1 Gb.

Estás com dúvidas sobre a velocidade de internet que tem atualmente em casa?

Faça um speedtest, clicando no botão que pode ver de seguida, e contacte-nos se não ficar satisfeito com o resultado.

Fazer o Speedtest

Como contratar Internet de fibra ótica?

contratar fibra

Para contratar internet de fibra deve fazer, em primeiro lugar, um teste de cobertura à rede de fibra na sua zona de residência.

É com o resultado do teste de cobertura de fibra que ficará a saber se consegue ter o melhor pacote com internet de fibra.

A nossa equipa pode comparar todas as ofertas do mercado e mostrar-lhe a mais adequada para si.

Para fazermos o teste de cobertura de fibra só tem de nos dar o seu código postal e/ou morada completa para ter o resultado.

Só tem de dizer-nos o que mais valoriza num pacote com internet de fibra: o preço? A velocidade de internet? O tempo de fidelização?

Tenha consigo os seus documentos pessoais (cartão de cidadão, comprovativo de morada, etc.) antes de ligar à nossa equipa. Pode ser necessário fornecer algumas informações para contratar fibra.

Contratar Fibra

Quais são as vantagens da fibra ótica?

A fibra ótica é um cabo de vidro transparente e fino que chega ao interior da sua casa. É ligada ao ONT (Optical Network Terminal), que converte o sinal em conteúdo transportável para os restantes equipamentos.

Apesar dos consumidores estarem familiarizados com o termo de fibra, é através de 2 equipamentos que a rede de fibra chega ao prédio (tanto habitação pessoal como empresas):

  • FFTH: é um cabo que leva diretamente a rede de fibra até ao prédio.
  • HFC ou Fibra Híbrida: a fibra não chega directamente à casa do cliente. A rede de fibra está perto do prédio e, com um cabo coaxial, é levada à seu residência.

Há cada vez mais pessoas a usarem a internet de fixa em casa. No 1.º semestre de 2019 houveram cerca de 3,9 milhões de acessos em Portugal (+198 mil acessos do que no 1.º semestre de 2018) e a fibra (por FTTH) foi a principal forma de acesso.

Houveram cerca de 1,9 milhões de acessos só com fibra ótica (FFTH). Durante 1 ano, os acessos por fibra ótica aumentaram cerca de 20,9%.

Com a extensão da rede de fibra em Portugal, as pessoas estão a ficar cada vez mais conectadas e as informações essenciais estão a um clique de distância.

Damos-lhe a conhecer, de seguida, os serviços de internet das principais operadoras de telecomunicações.

Posso contratar Internet de Fibra da NOS?

Pode contratar fibra da NOS com a nossa equipa. Começamos por fazer um teste de cobertura à fibra na sua cidade e apresentamos os pacotes de fibra mais escolhidos e adequados ao seu dia-a-dia.

Ter Fibra da NOS

No final de 2017, cerca de 4 milhões de casas portuguesas tinham NOS Fibra. A atualização da rede HFC para DOCSIS 3.1 fez com que a cobertura NOS fibra chegasse a mais pessoas.

A companhia continua a investigar na sua rede de fibra para que mais clientes tenham internet fixa em casa com toda a velocidade e qualidade.

Prevê-se que a operadora desenvolva a sua rede completa de FTTH até 2022 e que a internet da NOS Fibra chegue a cerca de 3,1 milhões de casas.

Posso contratar Internet de Fibra da MEO?

A internet da MEO, que fornece os seus serviços nos 3 tipos de redes, continua a ser o serviço mais requisitado pelos consumidores de telecomunicações.

O facto da operadora vender serviços de internet fixa nos 3 tipos de rede disponíveis facilita os seus números de vendas.

A cobertura de internet MEO é de quase 100% em todo o país e é, por esse motivo, que muitos clientes querem ver os pacotes da MEO.

Veja toda a oferta de internet da MEO e entre em contacto com a nossa equipa de vendas.

Ter Fibra da MEO

Como contratar Internet de ADSL?

Só lhe apresentamos os pacotes com internet de ADSL se o seu teste de cobertura não der um resultado positivo para a fibra.

Foi em 2000 que a rede de ADSL surgiu em Portugal, pelas mãos do grupo Altice Portugal (antes conhecida como PT Comunicações, S.A.).

O grupo (que em catálogo algumas marcas como a MEO e a Moche) disponibilizou a internet em ADSL como a conhecemos atualmente: a conexão realizada com uma linha de telefone.

As condições inerentes ao serviço de internet de ADSL são iguais às restantes redes: tanto ao nível da fidelização, como assinatura do contrato ou instalação do equipamento.

Marque o 211 451 227 e teremos todo o gosto em apresentar-lhe os melhores pacotes de ADSL.

Como aderir a Internet por Satélite?

São muitos os clientes que aderem à internet por satélite. Quando não têm cobertura de fibra, muitas vezes a única opção é a adesão a um pacote de satélite.

Teste, em primeiro lugar, a sua cobertura com a nossa equipa. Pode contactar-nos, clicando em Testar Cobertura.

Testar Cobertura

Só existem 2 operadoras de telecomunicações que vendem internet de satélite: a MEO e a NOS. Se só tiver cobertura de satélite, então deve explorar as ofertas destas 2 companhias.

Qual é a cobertura de fibra e móvel nas principais cidades portuguesas?

internet em portugal

A zona onde vive - a sua cidade natal ou cidade onde trabalha ou começa uma nova vida como estudante - vai sempre influenciar as características da internet fixa que contrata.

Falamos-lhe de 3 cidades portuguesas para mostrar-lhe como a sua zona de residência pode influenciar a cobertura de internet.

Lisboa é a primeira cidade de que lhe falamos. A capital portuguesa, tão conhecida pelo fado em Alfama e o simbolismo da Torre de Belém, contava com 505 mil habitantes em 2017.

A área metropolitana de Lisboa é a zona com mais habitantes portugueses (cerca de 2,665 milhões) e que, em pouco tempo, teve um grande aumento de turistas. Estes factores foram importantes para as operadoras desenvolverem o seu serviço de internet: fixa e móvel.

São cerca de 4,5 milhões de turistas que passam por Lisboa todos os anos. Com o número de habitantes e de turistas a crescer, também a cobertura de fibra chegou a mais zonas da cidade.

26 freguesias de Lisboa contam velocidades de internet superiores a 50% (em que a velocidade é considerada elevada a partir dos 50%). Para além da extensão de fibra em Lisboa, as companhias também melhoraram a qualidade da internet.

Em Lisboa pode contratar pacotes de internet (de fibra) da MEO, Vodafone e da NOS. No entanto, só algumas zonas de Lisboa é que têm cobertura de fibra da NOWO.

Mas Setúbal, muito perto de Lisboa, já tem cobertura da NOWO. Assim, os habitantes de Setúbal têm acesso a pacotes de internet barata e de qualidade.

Setúbal tem um elevado número de turistas, por estar tão perto de Lisboa, e cerca de 117 mil habitantes. Com estes números, as companhias estão a melhorar as ofertas de internet fixa e móvel para chegar a estas pessoas.

Na totalidade, cerca de 5 freguesias de Setúbal têm velocidade de internet superior a 50% graças à cada vez mais elevada cobertura de fibra.

Braga, no norte de Portugal, é uma das cidades com o número de jovens a crescer de ano para ano. No total, existe um total de 46% de população jovem.

É uma das zonas de Portugal com habitantes mais felizes, de acordo com um inquérito do Eurobarómetro. As operadoras querem chegar às pessoas que se mudam para Portugal e precisam de um bom serviço de telecomunicações.

A cobertura de internet de alta velocidade está presente em 31 freguesias de Braga. Só 5 freguesias é que têm uma cobertura com baixa velocidade.

Por norma, os centros das principais cidades de Portugal tem uma elevada velocidade de internet. A rede de fibra ainda não chegou às zonas mais remotas, mas a Altice Portugal quer que, em 2020, todas as regiões de Portugal tenham fibra.

Quer saber se na sua morada tem uma elevada cobertura de fibra? Faça o teste de cobertura com a nossa equipa. Em segundos dizemos-lhe o resultado e apresentamos-lhe as melhores ofertas de TV, Net e Voz.

Testar Cobertura

Para além da cobertura de internet fixa, é também que exista uma boa cobertura móvel na sua zona de residência. No próximo capítulo vamos dar-lhe a conhecer os melhores tarifários com internet móvel.

Como posso ter internet móvel no meu smartphone?

Há cada vez mais pessoas ligadas à internet. Nunca antes se viu tanto acesso às redes sociais, como o Youtube ou Facebook, graças aos tarifários com mais internet móvel.

É muito fácil ter internet no telemóvel. Só tem de escolher entre os tarifários móveis com um elevado volume de dados móveis, chamadas e SMS.

Aconselhamos também a ter atenção ao período de fidelização que escolhe. Se quiser rescindir contrato antes do fim da fidelização, pagará uma indemnização à companhia.

Se tem menos de 25 anos (ou inclusive) então aconselhamos a aderir a um dos tarifários para jovens: WTF, Moche ou Yorn.

A operadora WTF disponibiliza um total de 15 Gb (10 Gb + 5 Gb para apps de vídeo), se escolher o tarifário com mais dados móveis.

No entanto, quase nunca gastará o seu plafond de internet móvel da WTF porque a maioria das aplicações digitais está na lista de apps que não gastam dados móveis.

Logo, quase nunca gastará dos 15 Gb de dados móveis se estiver sempre no Instagram ou no Twitter, por exemplos. Estas são aplicações que não gastam dados móveis.

Se quiser aderir a tarifário da WTF, pode entrar em contacto com a nossa equipa de telecomunicações.

Tarifário WTF 5 Gb
DADOS MÓVEIS
5 GB
+ 5 Gb APPS VIDEO
TELEMÓVEL
5000 minutos
TODAS REDES
PREÇO
3,99
por semana
EXTRAS: 5 GB para Netflix, HBO, Amazon Prime, Youtube, etc.
ROAMING: Serviço roaming incluído na União Europeia
APPS SEM GASTAR INTERNET: Facebook, Instagram, Snapchat, Whatsapp, etc.

Pode ainda consultar todos os tarifários da WTF para ter um elevado volume de dados móveis no telemóvel. Não é um volume de internet móvel ilimitada, mas é quase impossivel que gaste o plafond total.

Recomendamos ainda a consulta dos nossos artigos da Moche e da Yorn para ver os restantes tarifários com dados móveis disponíveis.

Sabia que comparámos os serviços da WTF, Yorn e Moche? Colocámos estas 3 operadoras para comparar os serviços. Leia o nosso artigo sobre a WTF, Yorn e Moche para saber qual é a melhor e quem partilha mais internet móvel.

Conheça 5 recomendações para ter segurança na internet

seguranca internet

Não basta ter um bom pacote de internet em casa. Depois da instalação dos equipamentos, é necessário navegar com segurança na internet.

Um grande número de pessoas já tem internet em casa. É um serviço pré-adquirido para os millenials, que cresceram com uma ligação permanente à internet fixa, mas uma novidade para as gerações mais velhas.

São os jovens ou os mais velhos que navegam com menos segurança na internet? Ocorre com qualquer pessoa que não tenha literacia digital, navegue ou não há muito tempo na internet.

Partilhamos algumas recomendações para ter segurança na internet que à primeira vista são básicas, mas são esquecidas por muitos utilizadores.

  • Não divulge informações pessoais na Internet

Esta é uma recomendação de segurança na internet que deve ter em conta em qualquer situação: ao navegar nas redes sociais, ao participar em fóruns online ou se jogar com outras pessoas.

Tenha também em atenção, antes de fazer uma partilha online nas suas redes sociais, quem é que tem na sua página e quais as definições de privacidade ativadas. Este é o primeiro passo para navegar com segurança na internet.

  • Esclareça os seus familiares mais pequenos (crianças) sobre a partilha de dados pessoas na Internet

Se há algo que acontece frequentemente é o clique na caixa da leitura dos termos e condições dos serviços, sem prestar atenção ao que está escrito. Leia se for possível os termos e condições para continuar a navegar com segurança nos websites favoritos e nas redes sociais.

Procure que os mais pequenos à sua volta (irmãos, filhos, primos, etc.) tenham sempre um equilibrio mental e físico no mundo real e digital. Alerte para uma navegação na internet segura, mas estipule horas de utilização (2h por dia) se for preciso.

  • Não aceda aos websites ou apps do seu banco com computadores ou redes Wi-Fi públicas

Se conectar o seu dispositivo móvel a uma rede Wi-Fi pública, então tenha cuidado ao aceder ao website do seu banco. As redes públicas não são seguras e pode estar a fornecer informações pessoais sem se aperceber.

O cuidado também é pouco quando acede ao website do seu banco a partir de um computador público. Mesmo com o histórico apagado, existem outras formas de aceder aos seus dados pessoais se acedeu com um equipamento público.

  • Instale programas fidedignos no seu computador

Ter programas de origem segura garantem uma navegação segura na internet. São muitos os utilizadores que fazem o download de programas pirateados e acabam por ter um vírus no computador.

Os vírus podem infectar o equipamento, mas também a rede de internet que tem instalada em casa.

  • Não clique em anúncios e em e-mails duvidosos

Quantas vezes ao dia vê anúncios duvidosos enquanto navega nas redes sociais ou nos seus websites favoritos? Se não encontra nenhum é porque não está a tomar a devida atenção, especialmente para navegar com segurança na internet.

Sabia que a ANACOM também pode ajudar com a segurança na Internet? A Autoridade Reguladora das Telecomunicações no nosso país, mais conhecida como a ANACOM, pode ajudá-lo com a segurança na internet. Leia o nosso artigo e entre em contacto se ficar com alguma dúvida.

Mas os perigos na Internet não aparecem só nos websites ou redes sociais. Podem ser enviados diretamente para o seu endereço de e-mail e é por isso que deve tomar atenção às listas em que se inscreve ou aos concursos em que fornece os seus dados, por exemplo.

Contacte-nos para partilhar a sua experiência com uma navegação na internet com segurança ou para contratar um novo serviço de internet fixa. Teremos todo o gosto em ajudar.

Contratar Internet Fixa