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Período de Fidelização: o que é, como mudar de operador e rescindir um contrato

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Sabe o que é o período de fidelização? E que pode fazer um contrato de internet sem fidelização? Damos a conhecer-lhe todas as condições, a legislação e qual é o tempo máximo de fidelização NOS, MEO, NOWO e Vodafone.


O que é o período de fidelização?

Quer rescindir contrato no período de fidelização?A nossa equipa de especialista pode ajudar.
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O período de fidelização é uma condição contratual em que o consumidor compromete-se em não cancelar o contrato de serviços ou alterar as condições colocadas pela operadora de telecomunicações.

Se o cliente cumprir estes requisitos, obterá condições mais vantajosas relativamente ao valor da mensalidade e se quiser adquirir equipamentos. Para além disso, a companhia de telecomunicações oferece normalmente o valor da instalação e aluguer de equipamentos (como a box de conteúdos televisivos).

A operadora de telecomunicações dá a possibilidade aos consumidores de subscreverem o catálogo mais completo de canais premium e disponibiliza uma elevada quantidade de chamadas, SMS e dados móveis gratuitos.

Ao contrário do que acontecia até 2016, os consumidores podem agora assinar um contrato de internet sem fidelização e, neste artigo, explicaremos todos as vantagens e desvantagens de contratar um serviço de telecomunicações com um elevado período de fidelização.

Qual é a duração do período de fidelização?

Neste momento, a duração máxima do período de fidelização nos contratos de telecomunicações é de 24 meses.

No caso de existirem alterações contratuais que impliquem a atualização de equipamentos ou infraestrutura tecnológica, as operadoras de telecomunicações podem estabelecer um tempo adicional de fidelização até ao limite de 24 meses.

A grande novidade em 2016 relativamente ao período de fidelização foi a possibilidade do consumidor escolher um contrato com várias opções de tempo obrigatório:

  • 24 meses
  • 12 meses
  • 6 meses
  • Sem fidelização

Com a implementação de novas regras sobre a fidelização, os consumidores ficaram mais informados sobre os pacotes de internet sem fidelização, as vantagens e desvantagens justificadas do período de fidelização e os valores que deve pagar no caso de cancelamento antecipado.

São informações que partilhamos, mais abaixo, consigo para ficar informado sempre que quiser assinar um novo contrato de telecomunicações.

O consumidor deve ser informador sobre a legislação relativa ao período de fidelização?

A legislação sobre o período de fidelização deve estar esclarecida em todos os contratos de telecomunicações, independemente da operadora com que assinar contrato.

Por outras palavras, os clientes devem estar informados relativamente às informações sobre o período de fidelização presente em todos os contratos de telecomunicações. Sem esta informação, os consumidores acabavam por ter alguma confusão especialmente se queriam rescindir contrato.

Por isso, os contratos celebrados ou alterados a partir de 16 de agosto de 2016 devem conter várias informações por escrito ou num outro suporte (como pen USB, CD, etc.) como as que apresentamos:

  • A duração do período de fidelização, tal como a identificação e quantificação de vantagens que justifiquem o tempo de obrigatoriedade proposto ao cliente;
  • Os valores do custo da portabilidade de números;
  • O custo relacionado com a rescisão do contrato (antes de terminar o período de fidelização).

Apesar da operadora não oferecer o valor de instalação dos equipamentos aos consumidores que assinam um contrato de internet sem fidelização, uma grande fatia dos consumidores escolhe esta modalidade para não estarem "presos" a um contrato.

As razões para muitos clientes assinarem um contrato de internet sem fidelização deve-se ao facto de muitos clientes não terem uma residência permanente durante muito tempo ou por estarem constantemente em viagem.

Quer saber como rescindir contrato sem pagar indemnização? Apesar das operadoras de telecomunicações informarem os clientes sobre a impossibilidade de rescindir contrato a meio do período de fidelização, há algumas formas de contornar essa situação. Juntámos todas as informações para saber que é possível rescindir um contrato durante o período de fidelização sem pagar nada.

Quais são os períodos de fidelização feitos pelas companhias?

Em Portugal, o período de fidelização utilizado como "regra geral" para os contratos é de 24 meses. Ao dirigir-se a uma loja de comunicações para assinar um contrato, com certeza que lhe colocaram este período de obrigatoriedade. No entanto, pode negar-se e optar por outros períodos.

Damos-lhe a conhecer o período de fidelização colocado nos contratos em todas as operadoras (NOS, MEO, Vodafone e NOWO) para o ajudar a escolher, uma vez que o período de fidelização é uma condicionante fundamental para muitos consumidores.

Qual é o tempo máximo da fidelização NOWO?

No relançamento em 2016, a NOWO começou por ser distinta de todas as outras companhias por colocar um período de fidelização máximo de 12 meses.

Para além dos clientes só terem um ano como período máximo de obrigatoriedade, também podiam fazer a sua escolha de serviços para aderirem a um pacote. Era uma operadora self-service, em que os clientes podiam escolher realmente o que necessitavam.

Apesar do carácter inovador destas opções da NOWO, atualmente as condições mais vantajosas estão presentes nos contratos com 24 meses de obrigatoriedade.

A mensalidade mais barata e a elevada quantidade de canais premium no catálogo da NOWO TV é o que tem atraído uma grande fatia de clientes, à medida que a cobertura NOWO vai aumentado.

Qual é o tempo máximo da fidelização NOS?

Tal como na NOWO, a operadora NOS também disponibiliza 24 meses como tempo máximo de fidelização NOS.

Os clientes que aderirem a uma fidelização NOS máxima obtém inúmeras vantagens: oferta do valor de instalação ou aluguer do equipamento, descontos no valor da mensalidade, oferta de valor para ser gasto em Videoclube ou canais premium.

Por isso, deixamos-lhe os pacotes NOS mais atrativos para fazer a sua escolha.

Qual é o tempo máximo de fidelização Vodafone e MEO?

Como nas duas companhias de telecomunicações mencionadas acima, o período de fidelização máximo colocado nos contratos Vodafone ou MEO é de 24 meses.

As melhores condições ficam reunidas para os consumidores que assinarem contrato de serviços com o tempo obrigatório máximo.

Pode, por isso, consultar todos os detalhes dos Vodafone pacotes e também dos MEO pacotes.

Terei de pagar para rescindir um contrato durante o período de fidelização?

Esteja a cumprir período de fidelização NOS, NOWO ou com outra operadora, decidir terminar o contrato antes do fim de período de obrigatoriedade implica o pagamento de uma indemnização à operadora.

O valor da indemnização está estipulado no contrato de telecomunicações, de acordo com as novas regras relativamente ao período de fidelização.

Mas como pode consultar neste artigo, pode ficar a saber como rescindir contrato sem pagar qualquer indemnização. Aconselhamos desde já a fazer contas e analisar quando acaba o período de fidelização do seu atual contrato.

Mal o tempo de fidelização do seu contrato esteja a terminar, garantimos-lhe que a sua operadora entrará em contacto consigo para a renovação de contrato. Mas é o que realmente quer?

Quais são os melhores pacotes com período de fidelização?

Caso não seja o que quer, aconselhamos a analisar os pacotes disponibilizados pelas companhias de telecomunicações.

Todos os pacotes de serviços apresentados contêm um período de fidelização de 24 meses. Para atraírem novos clientes, as operadoras apresentam as melhores condições relativamente aos serviços incluídos, a mensalidade, entre outros.

Por isso damos-lhe a conhecer os três melhores pacotes, selecionados pela nossa equipa de especialistas, para aderir a uma companhia de telecomunicações:

TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
22.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 90 Canais Digitais (sem Box)
EXTRAS: Incluir Eleven Sports
TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
29.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 141 Canais (sem Box)
EXTRAS: Oferta de um Power Wi-Fi ou 1 mensalidade
TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
35.40
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 145 Canais (com TV Box HD)
EXTRAS: Oferta de 1 mensalidade ou Super Wi-Fi Extra

Tenha em atenção de que, se aderir ao pagamento por débito direito e à fatura eletrónica, terá mais benefícios associados à sua mensalidade.

Quais são os contactos para mudar de operadora?

O cliente que quer mudar de operadora deve ter em conta as informações que partilhámos sobre o período de fidelização, já que poderá ter de pagar uma indemnização para aderir a uma outra campanhia.

Por isso, partilhamos os principais contactos para mudar de operadora caso ainda esteja ou não dentro do período de fidelização:

Qual é o contacto para aderir a serviços? Contactos para aderir a serviços
Telefone de adesão a serviços NOWO
Telefone de apoio ao cliente NOS
Contacto de apoio ao cliente Vodafone
Contacto de apoio ao cliente MEO

Relembramos que se quiser ligar para qualquer um dos números, que partilhamos acima, irá pagar um valor que lhe será retirado do tarifário.

 

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