Cabo Coaxial: sabe o que é e como é utilizado?

cabo-coaxial

Com o crescimento da tecnologia, surgem serviços e muitas vezes termos nunca antes ouvidos. Por isso, é importante que nos mantenhamos informados antes de investir o nosso dinheiro. Já ouviu falar do cabo coaxial? Saiba o que é e como é utilizado pelas operadoras de telecomunicações.


O que é o Cabo Coaxial?

Quer saber mais sobre o Cabo Coaxial?Podemos ajudá-lo gratuitamente.
Chamada Gratuita

As novas tecnologias têm avançado de forma galopante. Com ela, surgem novos produtos, novos serviços e, naturalmente, novos termos que muitas vezes nos são totalmente desconhecidos.

E para que saibamos se estamos a fazer uma boa escolha na hora de, por exemplo, contratar um pacote de Televisão para a nossa casa, é importante que estejamos minimamente informados sobre a qualidade dos serviços de telecomunicações que estamos a contratar.

Sabe o que é o cabo coaxial?

Vamos desmistificar o termo e as tecnologias que o envolvem para que possa tomar as melhores decisões no futuro.

O Cabo Coaxial é um cabo condutor, utilizado para transmitir sinais. É composto por fio e cobre, revestido por material isolado e rodeado de uma blindagem.

O nome Coaxial deriva mesmo da sua composição: núcleo interno, escudo exterior e cobertura.

Cabo Coaxial: um cabo constituído por dois condutores concêntricos, separados por um espaço cheio com uma substância dielética (co + axial).

Devido à blindagem que rodeia o cabo coaxial, este cabo possui vantagens em relação a outros cabos condutores, conseguindo reduzir interferências electromagnéticas e tornando assim a transmissão mais fluída e rápida.

Ou seja, quando estiver a assistir televisão ou a navegar na internet, a probabilidade da transmissão ficar lenta ou parar é muito reduzida com o cabo coaxial.

Que velocidade atinge um Cabo Coaxial?

Independentemente do comprimento do cabo coaxial, ele costuma manter-se estável, suportando velocidades na ordem de megabytes por segundo, sem interferências ou distorções.

Quando o material exterior do cabo coaxial é coberto por alumínio (banda larga), o cabo ganha uma resistência de 75 ohms, podendo assim atingir uma velocidade até 10 mbps por segundo, à frequência de 10 gigaheartz.

Mas se esta cobertuda (ou malha) for de cobre, a resistência é inferior, chegando apenas aos 50 ohms, oferecendo uma velocidade de 10 mbps mas a uma frequência de 2 ghz apenas.

O que são Gigabytes e Gygaheartz?

Para que seja mais fácil entender como funciona o cabo coaxial e a sua "velocidade", vamos explicar-lhe o que são gigabytes e gigaheartz. Resumidamente, um gigabyte mede a capacidade de armazenamento e um gigahertz mede a frequência. Frequência é o número de ocorrências de um evento repetido por unidade de tempo. Os gigabytes referem-se ao disco rígido e disco removível usados para armazenar aplicativos e arquivos de dados e os gigahertz referem-se à velocidade da unidade central de processamento. Ou seja, uma boa memória de armazenamento combinada com uma boa velocidade do processador, determinarão o quão rápida será a transmissão>.

expert-cabo-coaxial

Se tem dúvidas e gostava de falar com alguém que as esclarecesse, contacte a nossa equipa. Basta marcar o 211 451 227. A chamada é totalmente gratuita.

Quais as vantagens em utilizar um Cabo Coaxial?

A principal vantagem do cabo coaxial está relacionada com a sua proteção contra interferências. Devido à sua blindagem adicional, que protege o cabo do fenómeno da indução, este torna-se mais forte e resistente a ruídos e interferências elétricas e magnéticas.

A velocidade da transmissão também é bastante elevada devido a esta tolerância aos ruídos, oferecida pela malha de proteção que abraça os cabos coaxiais.

Outra vantagem está relacionada com a durabilidade. O cabo coaxial pode suportar comunicação de largura de banda larga por um longo período de tempo.

 

As empresas de telecomunicações portuguesas utilizam o Cabo Coaxial?

As empresas de telecomunicações portuguesas ainda utilizam o cabo coaxial em muitas das suas instalações.

Para que os serviços de TV, NET e VOZ possam chegar a todas as residências do país, é necessário que as companhias adotem todas as estratégias e meios possíveis.

Dado que nem todas as residências têm uma cobertura fibra, muitas vezes é utilizado o cabo coaxial para que os serviços possam chegar a casa de todos os portugueses.

Quando a residência dos clientes tem cobertura de fibra ótica, a tecnologia utilizada é a FTTH: Fiber To The Home ou Fibra Até Casa, em português.

Como o nome indica, o que acontece aqui é que a operadora tem a capacidade de levar o cabo de fibra ótica até casa do cliente, sem interrupções. O que é verdadeiramente vantajoso, já que, como não existem cortes na linha, a conexão tem mais qualidade e é mais veloz.

Já Fez Um Teste de Cobertura à Sua Área de Residência? Se pensa instalar um novo serviço em sua casa, é importante que faça um teste de cobertura primeiro. Contacte a nossa linha de apoio ao cliente através do 211 451 227 e peça para fazer o seu teste. Temos uma equipa de profissionais especializada pronta a ajudá-lo de forma totalmente gratuita.

Quando não existe a possibilidade de levar a fibra ótica até casa do cliente, é muitas vezes utilizada uma banda larga que combina o cabo coaxial com a fibra ótica. Um cabo híbrido.

A esta tecnologia chama-se HFC (Hybrid Fiber Coaxial). Amplamente conhecida por Cabo.

Com este sistema, os dados são enviados através de cabos de fibra ótica, desde o canal de distribuição da empresa de telecomunicações até a uma central na localidade do cliente.

Na central existe uma caixa chamada de nó ótico que traduz o sinal de um feixe de luz para a radiotransferência, enviando-o através de cabos coaxiais para a casa dos seus clientes.

Uma vez recebidos os sinais, são necessários recetores para os transmitir. Para isso, existem várias operadoras de telecomunicações em Portugal com bons pacotes de NET + TV (e, se desejar, com VOZ + MÓVEL também).

Seja com a NOS, a NOWO, a MEO ou a VODAFONE, vai conseguir um bom serviço seja qual for a sua cobertura.

E agora que tem todas estas informações que lhe demos sobre o cabo coxial e as tecnologias envolventes, vai ser mais fácil para si entender como funciona o processo de instalação e transmissão do seu serviço de internet e televisão.

 

Como Posso Contactar as Operadoras de Telecomunicações?

Agora que já sabe o que é um cabo coaxial e como os dados chegam até sua casa para que possam assistir televisão enquanto navega na internet no seu smartphone, já pode ligar para uma das operadoras e ficar a conhecer os seus melhores pacotes.

Pode sempre ligar para a nossa equipa através do 211 451 227. Temos todas as informações e conhecimentos necessários para o ajudar. E a chamada é totalmente gratuita.

Caso queira contactar diretamente, deixamos-lhe aqui os contactos das operadoras:

Contactos das Operadoras Contactos
Apoio a clientes NOS
Apoio a clientes NOWO
Apoio a clientes MEO
Apoio a clientes VODAFONE

Já tinha ouvido falar no cabo coaxial? Sabia como era utilizado? Qual a sua opinião? Partilhe connosco nos coméntários.