Como a tecnologia FTTH influencia a cobertura de fibra ótica

ftth

Com a cobertura de fibra a crescer cada vez mais, ainda há muita falta de informação sobre o que é a FTTH. Conheça, com este artigo, todos os detalhes sobre a tecnologia FTTH, quais as operadoras que a usam e os melhores pacotes.


O que é a tecnologia FTTH?

Quer saber mais sobre FTTH?Podemos ajudá-lo, gratuitamente, com todas as questões.
Chamada Gratuita

À medida que as gerações mais recentes têm acesso à Internet, mais dificilmente entendem porque é que existem pacotes de telecomunicações que só fornecem velocidade de internet fixa até 24 Mb.

Mais do que a falta de paciência, a necessidade de se ter mais velocidade de internet é cada vez maior pela elevada oferta de conteúdos em que é obrigatório usar internet: os mais variados jogos online, as plataformas de streaming (a Netflix continua a ser o principal destaque televisivo) ou as redes sociais.

Apesar da velocidade disponibiliza na maioria dos pacotes ser 100 Mb (download), já há operadoras que dão a opção dos clientes navegarem na internet com 1 Gb de velocidade. Só se torna possível oferecer tal velocidade no serviço fixo graças à tecnologia FTTH.

O que é a FTTH? A tecnologia FTTH, abreviatura de Fiber To The Home, é responsável pela transmissão de dados até à casa do cliente. Difere-se dos outros tipos de tecnologia por o sinal ir diretamente para a casa dos utilizadores. Desta forma, será uma conexão mais rápida e com mais qualidade. O local de destino é indiferente: tanto pode ser uma empresa, uma moradia ou um pequeno apartamento.

Esta é uma tecnologia recente, criada para substituir a FTTC (Fiber To The Curb). Antes desta possibilidade de levar o sinal de forma direta ao cliente (FTTH), só existia a FTTC: levava a fibra óptica até a um poste (curb). A conexão era estabelecida entre a operadora e o dispositivo instalado no poste.

É através de um switch que o caminho do poste até a casa dos clientes é realizado e distribuído para vários clientes. A única destavantagem é ter uma limitação de banda, tendo assim menos velocidade de internet e banda larga.

Por isso, só estará a aproveitar toda a potencialidade da internet através de fibra ótica se a transmissão for realizada por FTTH.

A tecnologia FTTH é importante para a fibra ótica?

Como escrevemos anteriormente, a grande vantagem da FTTH é levar a o sinal de internet diretamente até à residência dos utilizadores. Para além da tecnologia FTTC, existem outras formas de fornecimento da fibra ótica como é o caso da FTTN (Fiber To The Node) ou FTTC (Fiber To The Curb).

Com a FTTN, a fibra da operadora de telecomunicações faz o percurso até uma caixa na rua para, no momento seguinte, a ligação ser realizada através de um cabo coaxial para os consumidores que estão nessa zona (seja de um prédio ou várias habitações).

Utilizar a tecnologia FTTN implica que exista uma distribuição da ligação de fibra ótica por um conjunto de consumidores e, por isso, a velocidade de internet é mais lenta.

FTTH, FTTB ou FTTN? Sabe o que significa cada uma das siglas? A tecnologia é uma realidade tão presente em qualquer empresa e no dia-a-dia que se torna cada vez mais complicado saber o que significa cada sigla. A FTTH é a tecnologia que leva a fibra diretamente a interior de cada casa ou empresa, enquanto que a FTTB leva a fibra até à base do edifício, que é posteriormente distribuída por cabo coaxial. Por último, a FTTN leva a fibra até uma caixa na rua e segue para o edíficio por cabo coaxial, numa distância até 300 metros.

Uma vez que não existe qualquer distribuição de sinal ou a utilização de equipamento externo quando se recorre à tecnologia FTTH, será sempre importante para o excelente desempenho da fibra ótica.

Qual é a qualidade do Wi-Fi com a FTTH?

A velocidade de internet colocada nas tabelas de preços das operadoras (seja nos pacotes NOS, NOWO e tantos outros) só é garantida se o cliente fizer a ligação por cabo desde o router. A companhia não dá garantias relacionadas com a velocidade máxima anunciada se estabelecer ligação por Wi-Fi.

Não se engane: fazer a ligação por Wi-Fi será sempre mais lenta e, por isso, é importante ter o melhor equipamento instalado se o fornecimento de internet por fibra for feito através da tecnologia FTTH.

É também importante que não tenha barreiras físicas (paredes, mobiliário, etc.) ou que não se encontre distante do router ao estabelecer a ligação por Wi-Fi.

Se tiver vários aparelhos ligados por Wi-Fi (telemóveis, uma Smart TV e mesmo um computador portátil) não terá, na maioria dos dias, a velocidade de 1 GB contratada.

Por isso, o nosso conselho é que aposte no equipamento que lhe vai garantir a melhor velocidade de internet fixa. Para esclarecer as suas dúvidas, pode entrar em contacto com a linha de apoio ao cliente da sua operadora ou ligar para a nossa equipa de especialistas (211 451 227).

A Cobertura de Fibra vai influenciar a implementação da FTTH?

A cobertura de fibra vai aumentando, sem grandes dificuldades, graças à implementação da tecnologia responsável por todo o território, como é o caso da FTTH. A cobertura total de fibra no território é já um compromisso estabelecido pelas principais operadoras, a longo prazo.

Com a cobertura fibra total em Portugal, será mais fácil de elaborar a instalação da tecnologia FTTH e, desta forma, satisfazer a necessidade de todos os clientes que querem velocidades mais rápidas.

A fiabilidade e velocidade dos serviços fixos (e móveis) é garantido pela aposta na cobertura de fibra ótica em todo o território português.

A facilidade de colocar o nível de cobertura de fibra a 100% em Portugal não acontece em outros países da União Europeia.

Utilizando o exemplo da Alemanha, de acordo com o blog PT Empresas, o custo de levar a fibra para todas as casas no território é de 80 mil milhões de euros e é um valor que não irá ser gasto brevemente.

Na Alemanha, as inovações relacionadas com cobertura de fibra total do território não vão acontecer brevemente. Sendo Portugal um país pequeno, à beira mar, a instalação de infraestruturas (tecnologia FTTH, entre tantos outros) é um processo mais fácil e económico.

Todas as operadoras estão interessadas em expandir os seus níveis de cobertura de fibra e, por isso, as notícias da expansão de cobertura Vodafone, NOS, MEO e da NOWO já não são novidades para os consumidores.

Quais são as operadoras que usam a FTTH?

Apesar de um longo caminho ainda ser necessário para a instalação de FTTH em todo o território português, todas as operadoras já fornecem pacotes de fibra (com utilização de FTTH).

Por isso, pode contratar os serviços de fibra (com utilização de FTTH) com qualquer operadora:

No entanto, aconselhamos a perguntar ao teleoperador com quem estabelecer contacto se a ligação é realizada com FTTH antes de assinar o contrato de serviços.

Quais são os melhores pacotes que usam FTTH?

Disponibilizar valores de 1 GB de velocidade, referentes ao serviço de internet fixa, pressupõe que as ligações são feitas a partir de FTTH. As companhias capazes de disponibilizar serviços de internet fixa com tal valor são a NOS, a MEO e a Vodafone.

Neste momento, a velocidade de internet máxima disponibilizada pela NOWO só chega aos 250 Mb. A oferta desta operadora é compensada pela subscrição de canais premium exclusivos, como a Eleven Sports.

A nossa equipa de telecomunicações escolheu os melhores pacotes (TV, Net e Voz) que utilizam a tecnologia FTTH:

TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
1 GB
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
40.90
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 100 Canais (sem Box)
EXTRAS: Possibilidade de incluir cartão móvel
TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
1 GB
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
48.49
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: UMA TV (117 Canais com Box Ultra HD 4K)
EXTRAS: Desconto nos NOS Cinemas
TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
1 GB
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
29.90
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 200 Canais (com Box + MEO Go Multi)
EXTRAS: Possibilidade de incluir cartão móvel

Para quaquer um dos pacotes está sempre inerente um período de fidelização de 24 meses. Pode ser alterado, mas terá de pagar um valor de instalação à operadora.

Não se esqueça de que pode incluir, para qualquer um dos pacotes acima, um serviço de telemóvel. Não foi incluído nestes pacotes por não estar dependente da tecnologia FTTH.

Quais são os contactos para esclarecer dúvidas sobre FTTH?

No mundo cada vez mais digitalizado, há uma elevada quantidade de informação que muitas vezes não é organizada ou mesmo catalogada. Colocar a questão o que é FTTH no motor de busca pode ser o método mais eficaz.

Os consumidores têm de fazer inúmeras análises e ler muitos artigos que, no final, não lhe vão ser úteis. É um tempo precioso que não pode ser gasto. Sabemos, com esta realidade, que o contacto telefónico é uma alternativa para os consumidores que não podem perder tempo.

A resposta à sua questão e tantas outras relacionadas com a tecnologia FTTH, com a cobertura de fibra ótica e os pacotes neste tipo de rede podem ser rapidamente respondidas pelos nossos técnicos:

Qual é o contacto útil sobre FTTH? Contactos de esclarecimento
Linha da Selectra

Pode deixar, mais abaixo, o seu número de telefone clicando no botão Ligamos-lhe grátis: