Speedtest: sabe qual é a Velocidade da Internet que tem em casa?

O Teste de Velocidade (Speedtest) permite-lhe medir a velocidade real da internet (de ADSL ou fibra ótica) que tem em casa. Ficará a saber se está a receber realmente a velocidade que contratou.


Se quer saber como pode aumentar a velocidade da internet e os tipos de rede que chegam à sua casa, então pode obter a ajuda que necessita com a equipa da Adslfibra. Podemos fazer o teste de cobertura de fibra e mostrar-lhe todas as ofertas do mercado.

Testar Cobertura

Como posso medir a velocidade de internet?

Para saber qual é a sua velocidade de internet, deve fazer dois testes distintos.

Em primeiro, deve fazer um speedtest com a rede com que normalmente navega. Clique no teste de velocidade sem ter em conta as condições da sua conexão, tal e qual como está agora.

O resultado do teste de velocidade de internet é bom e aproximado aos valores contratados? Se os valores da velocidade de internet são aproximados ou quase iguais nesta fase, então não deve preocupar-se com absolutamente nada.

Para conseguir medir a velocidade da internet, através deste speedtest, fornecida pela sua operadora de telecomunicações, então recomendamos que siga estes conselhos. Este é o segundo teste de velocidade que deve realizar:

  • Ligar o computador ao router com cabo: o resultado deste teste de velocidade vai ser o mais aproximado da realidade. O speedtest realizado com ligação por Wi-Fi vai fornecer-lhe sempre resultados mais baixos do que contratou. É por isso que deve conectar o seu computador ao router com um cabo de rede Ethernet/LAN.
  • Se não pode ligar o teu computador com um cabo, aproxime-se do router o quanto possível. Desta forma não perderá tanto o sinal de Wi-Fi.
  • Assegure-se de que tem o equipamento adequado para fazer o speedtest: se está a testar a velocidade da internet de fibra em sua casa (de 100 Mb, 300 Mb ou 1 Gb), deve ter equipamento à altura. Por isso, é necessário que o adaptador Ethernet do seu computador seja compatível com a versão Gigabit Ethernet (porque então não superará os 100 Mb de velocidade).
  • Deve ser o único a usar a internet: deve ter a certeza de que é a única pessoa com ligação à internet enquanto realiza o speedtest. Caso contrário, os megas consumidos por outras pessoas aparecem no resultado do seu teste de velocidade.
  • Encerre todos os programas ou aplicações abertas no seu computador: feche todas as janelas do seu navegador (excepto a única onde realiza o teste de velocidade, claro) porque podem estar a consumir megas sem se dar conta. Feche também outros programas que podem estar a consumir internet num segundo plano (Spotify, atualizações de vírus, etc.).

O que pode influenciar os resultados do teste de velocidade de internet são as diferentes ligações estabelecidas à sua rede Wi-Fi.

Se a sua ligação de internet não estiver protegida (com password, por exemplo) e notar mais pessoas ligadas, a velocidade da internet pode estar mais lenta. Por isso, aconselhamos a mudar a sua password com regularidade.

Quais são os resultados habituais do teste de velocidade?

Quer tenha realizado um speedtest na NOS, na Vodafone, MEO ou NOWO, existem sempre resultados habituais que dependem do tipo de conexão que contratou.

  • Teste de Velocidade de ADSL: neste tipo de conexão só poderá realizar speedtest na Vodafone e um speedtest na MEO. Na rede de ADSL, é normal ter uma velocidade inferior à contratada.

Por exemplo, se a sua conexão por ADSL contratada é até 20 Mb de velocidade, então o resultado deverá ser 15 Mb, 10 Mb ou até menos. A velocidade de internet real varia sempre consoante a distância entre a sua residência e a central que distribui o sinal.

O resultado do speedtest da Vodafone ou da MEO (as únicas operadoras que fornecem ADSL) deve ser suficiente para o consumo de internet que faz. Receber a velocidade publicitada é quase impossível.

  • Teste de Velocidade de Fibra: se a internet que contratou é de fibra ótica, então o resultado do speedtest deve ser idêntico à velocidade publicitada no pacote de telecomunicações que contratou.

A grande vantagem da velocidade de internet de fibra é a aproximação dos valores publicitados pelas operadoras de telecomunicações.

  • Teste de Velocidade por Wi-Fi: se realiza um teste de velocidade com rede de Wi-Fi, conectando o computador com um cabo de rede, deve ter em conta que a velocidade de internet medida será sempre menor do que o que é oferecido pela operadora.

De todos os modos, um teste de velocidade com rede Wi-Fi é sempre útil para saber como navega habitualmente com os seus dispositivos (móveis ou não) e verificar a intensidade da rede em diferentes divisões da sua casa.

Tal como afirmámos, os resultados habituais apresentados para os diferentes tipos de conexões aplicam-se a speedtests na NOS, MEO, Vodafone e NOWO.

Qual é o melhor resultado do speedtest que pode obter?

duas pessoas a fazer speedtest

Se está a medir a velocidade de internet de fibra, o resultado não deve ser (em teoria) muito diferente da velocidade contratado. Se é algo que não acontece, então deve verificar se não existe algum tipo de problema.

Deve seguir os passos colocados no capítulo anterior para conseguir fazer um speedtest sem qualquer problema.

Para as conexões de ADSL, satélite, Wimax ou outras tecnologias em que não consegue ter uma velocidade de internet aproximada da real, deve ter em conta que a velocidade média de download em Portugal é 30 Mb.

Caso o resultado do speedtest seja superior a este valor, então pode ficar descansado. A internet fixa que tem em casa não está assim tão mal. Um resultado com mais de 30 Mb é aceitável, em que 1 Gb é o valor máximo que pode obter.

  • Velocidade de internet com 10 Mb: pode ser suficiente para a utilização que faz da internet dentro de uma casa pequena (que tem entre 1 a 3 residentes).
  • Velocidade de internet com 3 Mb: é uma velocidade de internet baixa, mas ainda é capaz de fazer uma utilização aceitável do serviço.

Mas se o resultado do seu teste de velocidade for inferior a 3 Mb então é quase impossível que navegue, sem problemas, nos seus websites favoritos.

Recomendações para melhorar a sua velocidade de internet

Algumas actividades ou gestões realizadas através da internet, como as videochamadas, requerem uma boa velocidade de internet fixa para que não existam repetições contínuas.

A falta de intensidade de sinal (ou de cobertura de internet) depende, muitas vezes, das companhias de telecomunicãções, mas também da utilização que fazemos do serviço.

Deixamos-lhe algumas recomendações para melhorar a velocidade de internet fixa em casa:

  • Reduza o número de dispositivos ligados à mesma rede
  • Ligue-se à rede com um cabo Ethernet
  • Se tiver oportunidade, navegue sempre ao acordar. Ao longo do dia existirá sempre mais pessoas no World Wide Web
  • Encerre as aplicações ou páginas executados em segundo plano
  • Mantenha os seus navegadores atualizados (o Google Chrome é o mais rápido)
  • Assegure-se que os seus dispositivos não têm vírus
  • Não tenha objetos ou equipamentos perto do seu router, de forma a não existirem inferências no sinal
  • Não instale programas que não utilize no seu computador
  • Tenha a internet fixa em sua casa está protegida com password e que não há um utilizador desconhecido que esteja conectado.

Se a velocidade de internet não melhorar ao seguir estas recomendações, então deve mudar de operadora ou o serviço de internet fixa. A nossa equipa pode mostrar-lhe as melhores ofertas do mercado.

Ter Internet em Casa

Como colocar o router em casa para aumentar a velocidade de internet?

Ter o router de Wi-Fi numa má posição ou com objetos à frente pode provocar interferências que prejudicam os resultados do teste de velocidade.

Para que os seus dispositivos móveis tenham um bom sinal de internet deve aplicar as seguintes recomendações que lhe fazemos:

  • Colocar o router numa posição alta (de um móvel, por exemplo)
  • No caso do router ter antenas, então devem estar a apontar para cima
  • Deve estar longe de equipamentos elétricos para evitar transferências
  • Colocá-lo longe de espelhos que tenha na divisão em que o router está

Por norma, todas as operadoras disponibilizam aparelhos que aumentam a velocidade de internet fixa em casa. Por exemplo, a NOWO fornece o serviço de Wi-Fi 360º para casas de grandes dimensões.

Como funciona o Speedtest?

Os speedtests (testes de velocidade) permitem medir-lhe a velocidade da internet instalada na sua zona de residência. Desta forma, ficará a saber se a operadora lhe está a disponibilizar a intensidade do sinal que está a pagar.

Só precisa de clicar no centro da imagem do speedtest, em que diz Iniciar test. Será realizado o download de um pequeno ficheiro (que é eliminado no fim do teste de velocidade).

Durante o download, o speedtest ai indicar a velocidade com que está a receber o ficheiro. O resultado apurado é a velocidade média do download completo do arquivo.

Também conseguirá saber qual é a velocidade de upload com a medição da conexão através do envio de dados. O resultado final do teste de velocidade é apresentado no final.

Tenha em atenção de que o resultado do teste de velocidade (seja um speedtest da Vodafone, NOS, NOWO ou MEO) dependerá sempre do tipo de rede que tem em casa.

Como é que rede 5G vai influenciar a velocidade de internet?

velocidade internet 5g

O começo do 5G em Portugal e em todo o mundo vai ter uma grande influência no aumento da velocidade de internet. Os downloads e uploads vão ser mais rápidos e só esta pequena mudança vai transformar muitas indústrias e o dia-a-dia das sociedades.

É a redução de latência na rede 5G que vai fazer com que novos objetivos possam ser colocados pelas empresas e pelas pessoas. Com processos que duram milissegundos vai ser possível controlar máquinas indústriais ou mesmo realizar cirurgias à distância com o apoio de robots.

Os desenvolvimentos de apps que têm pouca latência e permitem, desta maneira, a condução autónoma com aparelhos em constante comunicação. Só se torna possível com a rede 5G em todo o mundo em pleno funcionamento.

Uma maior velocidade de internet proporcionada pelo 5G vai permitir também que a transmissão de vídeos em direto, com câmaras a 360º e alta definição, não tenha interferências.

Ainda estão a ser realizados testes em Portugal, mas desde junho de 2019 que Espanha já fornece tarifários da Vodafone com 5G. Já estão a ser também preparados pacotes da NOS com 5G no nosso país.

Saiba, com os 2 artigos que partilhamos consigo, mais detalhes sobre a cobertura 5G e 4G. Acreditamos que, em pouco tempo, influenciará totalmente a velocidade de internet fixa vendida pelas companhias de telecomunicações.

O que é o Speedtest da FCCN?

O speedtest da FCCN é uma funcionalidade desenvolvida pela Unidade de Computação Científica Nacional para medir a velocidade de internet fixa.

O speedtest da FCCN, conhecido também como Speedmeter, é útil para os consumidores medirem a largura de banda disponível no momento (hora) em que o realiza.

Este speedtest da FCCN (Unidade de Computação Científica Nacional) começa com o seu acesso ao website do speedmeter:

  • Começa-se por estabilizar as ligações ao servidor para evitar os picos de tráfego.
  • É realizado um teste de download à internet fixa.
  • De seguida, é realizado um teste ping do Speedtest da FCCN.
  • E por último é feito um teste de upload à internet fixa que tem em casa.

Antes de iniciar o speedtest da FCCN recomendamos a leitura dos conselhos para melhorar a velocidade de internet.

Deve começar por suspender toda a atividade que esteja a efetuar, ligado à rede fixa, de forma a garantir que o seu computador está a realizar correctamente o speedtest FCCN. Se tiver um software em execução, que necessite de estar ligado à internet, irá comprometer os resultados.

Sabia que o Speedtest da FCCN vai ser descontinuado em 2020? A 8 de janeiro de 2020, o serviço Speedmeter vai ser descontinuado. No seu lugar fica o serviço Net.mede da ANACOM. Mas não se esqueça de que pode testar a sua velocidade no nosso website.

Perguntas Frequentes sobre o Speedtest e o Teste de Velocidade

Reunimos as questões sobre o teste de velocidade e o speedtest mais colocadas pelos consumidores e pelos nossos clientes.

O que é a velocidade de download e de upload?

A velocidade de download refere-se à velocidade com que os utilizadores transferem ficheiros da rede de internet para um computador ou um dispositivo móvel.

É este valor da velocidade de internet que é colocada e publicitada pelas operadoras de telecomunicações. Sempre que entra numa página web, está a fazer download: está a descarregar os ficheiros que fazem parte da página para o seu telemóvel.

Já a velocidade de upload é a intensidade (velocidade) com que transfere um ficheiro(s) do seu computador ou dispositivo móvel para a internet. Se quiser carregar um vídeo para o Youtube, então deve ter em atenção à velocidade de upload.

O que é a latência?

A latência é um fator de qualidade na velocidade de internet que tem em casa. Por exemplo, se o seu serviço de internet não tiver latência, então não terá interferências no sinal e uma elevada velocidade.

Se um cliente demora pouco tempo a receber um ficheiro, por transferência, o tempo de latência é baixo: trata-se de uma qualidade no serviço de internet fixa. A latência é medida ao milésimo de segundo.

Um elevado tempo de latência provoca interferência e, por isso, não conseguirá navegar sem qualquer problema.

O que é o teste de ping?

O teste de ping é utilizado para a medição da latência e determina, em milésimos de segundos, o tempo que a conexão (de internet) demora a comunicar com outro equipamento (computador, portátil, telemóvel ou tablet).

Que factores pode afectar o resultado do teste de velocidade?

  • Navegadores: cada navegador (Chrome, Firefox, Edge, Safari, etc.) tem uma capacidade e tempo de carga diferentes e, por isso, os resultados do speedtest podem variar.
  • Dispositivos: dependendo do dispositivo que usa (smartphone, portátil, tablet, etc.) obterá resultados diferentes. Deve-se ao facto dos dispositivos terem capacidades distintas de rádio e Wi-Fi.
  • Servidor: conseguirá ter velocidade de internet mais rápida se estiver mais próximo de um servidor.

Qual é o speedtest (teste de velocidade) utilizado em Adslfibra?

Adslfibra utiliza o teste de velocidade mais recomendado, conhecido como nPerf. Este serviço utiliza mais de 350 servidores espalhados por todo o mundo. Ao iniciar o teste de velocidade de internet, esta ferramenta escolhe automaticamente o servidor mais perto do seu dispositivo.

Como posso fazer um teste de velocidade num telemóvel?

Os resultados do speedtest vão depender da cobertura e do tipo de rede que tem no momento. Não estranhe se encontrar diferenças num teste de velocidade de um telemóvel.

  • Cobertura 4G de telemóvel: entre 100 a 300 Mb de download e 50 a 100 Mb de upload.
  • Cobertura 3G da rede móvel: 168 Mb de download e 23 Mb de upload.

Qual é a velocidade de internet necessária para ver Netflix, HBO, Youtube ou para jogar online?

A velocidade de internet mínima para veres conteúdos na Netflix ou HBO Portugal é de 5/10 Mb por segundo. Necesitas de um mínimo de 25 Mb/segundo para veres em 4K.

Para jogar online aconselhamos a ter internet de fibra com velocidade superior a 50 Mb. O objetivo é que consiga desfrutar de um bom jogo e não fique frustrado por ter um serviço com interferências.