You are here

 

Speedtest: teste a velocidade de Internet


Como medir a sua velocidade de internet?

Para medir a sua velocidade de internet recomendamos que faça dois testes distintos: com a rede wi-fi e com a utilização de cabo. Em primeiro lugar faça o teste de velocidade a partir do wi-fi e só se o resultado não for o esperado é que deve avançar para o segundo teste.

Para fazer um bom speedtest, através de wi-fi ou cabo, tem de reduzir ao máximo todos os elementos que podem afetar a conexão.

As seguintes boas práticas vão ajudá-lo, diariamente, a usufruir de uma boa velocidade de internet e a obter um bom resultado no speedtest:

  • Conecte o computador ao cabo de rede de internet (Ethernet/LAN). Este é um cabo que, por norma, está incluído com o seu router. Se não o encontrar na caixa deste aparelho, pode comprar um cabo de rede a um preço económico. Se só fizer a conexão a partir da rede wi-fi, terá um sinal mais fraco;
  • Caso não seja possível conectar o seu computador ao cabo de rede, é necessário que o aproxime o máximo possível até ao router para realizar o teste de velocidade de Internet
  • Verifique é a única pessoa a utilizar a Internet no momento em que realiza o speedtest;
  • Feche todos os programas e páginas de navegação (excepto a página de speedtest), tal como todos os programas que consomem Internet em segundo plano: Spotify, antivírus, actualizações de programas, entre outros.

Como é realizado o seu teste de velocidade de internet?

duas pessoas a fazer speedtest

Ao iniciar o seu teste de velocidade de internet, fará o download de um leve arquivo que é apagado automaticamente. Durante o download, o teste indica a velocidade a que está a receber os dados desse arquivo. O resultado apurado é a velocidade média do download completo do arquivo.

Para além da medição da velocidade de download, também pode irá saber qual a velocidade de upload: ao invés de fazer download de um ficheiro, o teste mede a conexão através do envio de dados. O resultado final é-lhe mostrado no fim destas duas ações.

Ainda tem dúvidas sobre o teste de velocidade?PEsclarecemos todas as suas dúvidas, gratuitamente.
Testar Velocidade

Qual a velocidade de internet mais adequada?

Para apurar o resultado da velocidade da sua internet, através do speedtest, deve ter em conta o tipo de rede que tem instalada na sua zona de residência: fibra ótica, satélite ou ADSL.

Se contratou fibra ótica, o resultado do seu teste deve ser similar à velocidade contratada com a sua operadora.

Se fez um contrato de serviços com ADSL, satélite ou outro tipo de tecnologia, tenha em conta que a velocidade média em Portugal de download é de, aproximadamente, 30 Mb/s. Caso obtenha um resultado idêntico ou mais alto, tem uma velocidade de internet adequada.

Mesmo que não tenha realizado o speedtest, deixamos-lhe algumas informações para saber se a sua velocidade de internet é adequada para o seu consumo:

Deixamos-lhe algumas informações para apurar os resultados do seu speedtest:

  • Velocidade de internet suficiente: se faz download de ficheiros a 10 Mb (de velocidade) e tem uma casa pequena;
  • Velocidade de internet baixa: se faz download de ficheiros a 8 Mb (de velocidade);
  • Velocidade de internet demasiado baixa: se faz download de ficheiros a menos de 3 Mb (de velocidade). Por norma, é quase impossível de navegar na Internet.

Speedtest: tudo o que deve saber

Os speedtests (testes de velocidade) permitem medir-lhe a velocidade da internet instalada na sua zona de residência. Desta forma, ficará a saber se a operadora lhe está a disponibilizar a velocidade de internet que está a pagar.

Se contratar um serviço de ADSL, é provável que navegue a uma velocidade mais baixa do que a contratada. Em princípio obterá um resultado final que se situa entre 15 ou 10 Mb, mesmo que tenha contratado uma velocidade até 20 Mb. Deve-se às características técnicas neste tipo de conexões.

A velocidade de fibra ótica contratada deverá ser idêntica ao resultado do speedtest. Esta é uma das razões que faz com que este tipo de rede seja o melhor para contratar já que, por norma, usufrui realmente da velocidade pela qual paga.

Como ter Internet mais rápida sem a intervenção da operadora?

Para a velocidade da internet não ser influenciada por fatores externos, deve colocar o router numa divisão com pouca interferência para não perder sinal em algumas divisões da sua residência.

Para não ter resultados alterados no seu speedtest, pode também ajustar as duas antenas do seu router: coloque uma no sentido vertical e outra na horizontal.

Não se esqueça de que deve, em curtos períodos de tempo, mudar a palavra-passe do seu router para não existirem conexões exteriores que vão, desta forma, alterar a velocidade da sua conexão.

O grau de fiabilidade do seu speedtest, quer seja da rede NOS, Vodafone, MEO ou NOWO, será maior quanto menor for o número de aparelhos conectados.

Fazer o speedtest à sua conexão de Internet é muito simples. Se tiver dúvidas, teremos todo o gosto em ajudá-lo. Contacte-nos através do número 211 451 227.

 

facebook-square twitter-square