O que é um IP dinâmico e IP estático? Como localizar, pacotes e contratar

Profissional a trabalhar ao computador

Sabe qual a diferença entre IP dinâmico e IP fixo? Sabia que é muito importante para alguns negócios ter IP fixo? Descubra todos os detalhes neste artigo e quais os melhores pacotes de IP fixo.


O que é um IP?

Quer aderir a pacotes com IP estático?A nossa equipa pode ajudar, gratuitamente.
Telefonamos-lhe grátis

Um IP é a abreviatura de endereço de protocolo de Internet e serve como identificação para cada dispositivo conectado à Internet.

Através de um computador, tablet ou telemóvel, fica sempre registado quando entra na Internet através da direção IP. Cada website também tem a sua própria identificação.

A maioria dos endereços IP têm um conjunto de quatro conjuntos de números, separados por pontos. Por exemplo, o endereço 173.194.71.94 identifica o Google.

O endereço IP equivale a um bilhete de identidade na Internet, uma vez que cada elemento (dispositivo tecnológico ou website) que circula no universo digital tem um. É desta forma que websites e utilizadores podem ser identificados.

Como ver o meu IP?

Para os consumidores que não estão familiarizados com definições de tecnologia ou a mexerem em dispositivos tecnológicos, ver o IP pode não ser tão simples como parece.

Ver o IP é benéfico e útil em algumas situações: para utilizadores que pretendem configurar uma ligação à Internet ou que querem resolver problemas de rede e também para dar a possibilidade de outros utilizadores conectarem-se ao seu computador.

Bastam alguns passos muito simples para ver um IP, caso seja um utilizador do Windows:

  • Aceda ao Painel de Controlo e entre na opção de "Redes e Internet" para ver o estado da sua rede. Clique na opção "Conexões" para ter acesso a todos os detalhes sobre a sua rede, incluíndo o seu IP.

O número que lhe aparecerá é o identificador do seu dispositivo tecnológico e ficará registado em cada website que visite.

Como localizar um IP?

Pode ver, mais acima, como localizar o seu IP. Por isso queremos dar-lhe recomendações para saber como localizar o IP pertencente a outro computador.

São vários os websites que dão todas as informações para conseguir localizar um IP, mas caso o queira fazer aconselhamos a entrar em contacto com a nossa equipa de especialistas através do número 211 451 274.

O que é um IP dinâmico?

Atualmente, os clientes acedem ao serviço de Internet (incluído ou não em pacotes de serviços) através do router instalado na sua residência. É este aparelho que é responsável por atribuir um IP para cada computador que conecta-se à sua rede de Internet.

Por norma, as operadoras de telecomunicações fornecem pacotes de serviços com IP dinâmico. Trata-se da funcionalidade que faz com que, sempre que reiniciar o seu router, o IP do seu computador seja diferente ao conectar-se à Internet.

As vantagens de ter um IP dinâmico passam por uma descida dos problemas de conexão e dos ataques de hackers, uma vez que a identificação do seu computador (endereço IP) ou dispositivo móvel muda sempre que reinicia o seu router.

O IP dinâmico faz com que o cliente seja mais difícil de ser identificado e por isso as suas ligações são mais seguras.

Consulte, mais abaixo, os pacotes de cada operadora (com IP dinâmico) para fazer a sua contratação:

O que é um IP fixo?

Em Portugal, aderir a um IP fixo só é possível para clientes empresariais. Se um cliente particular fazer o pedido para contratar um pacote de serviço com IP fixo, provavelmente será recusado.

Caso necessite de fornecer serviços através de uma ou várias páginas web, alojadas em servidores, poderá controlar mais facilmente o tráfego se possuir um IP fixo. Pode também atribuir acesso a utilizadores, previamente escolhidos, com base na sua identificação de IP.

Um computador com um IP fixo terá sempre a mesma identificação. Através deste número pode aceder a arquivos (fotos, vídeos, etc.) do seu computador, a um disco rígido conectado à Internet ou até a uma câmara de vigilância.

Relembre-se de que, se necessita de aconselhamento especializado, pode ligar para a equipa da Adslfibra através do 211 451 274 e responderemos a todas as suas questões.

Quais são os pacotes com IP fixo disponíveis?

Contratar pacotes de serviços com IP fixo só pode ser realizado por clientes empresariais, uma vez que são os que necessitam de conectividade externa (VPN, servidores de e-mail e alojamento web).

Ao ser-lhe atribuído um endereço de IP fixo, a operadora de telecomunicações garante-lhe a acessibilidade contínua aos serviços disponibilizados pela sua empresa e acesso aos servidores na rede local para o alojamento do seu website.

Neste artigo, daremos a conhecer quais os pacotes com IP fixo disponíveis nas principais operadoras em Portugal: MEO, NOS e Vodafone.

MEO IP Fixo: os melhores pacotes

Apesar da fibra ótica continuar a chegar a cada vez mais zonas de Portugal, ainda há muitos empresários que necessitam de um pacote de serviços disponíveis em outros tipos de rede e essa é a grande vantagem da MEO sobre as outras operadoras.

São vários os pacotes MEO com um IP fixo. Enquanto que as restantes operadoras aplicam uma taxa extra aos clientes que optam por IP fixo, a MEO disponibiliza automaticamente esta opção nestes pacotes:

Conheça, mais abaixo, todos os detalhes sobre os pacotes MEO IP fixo:

NET + VOZ
VELOCIDADE
1 GB
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
36.58
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: Não incluído
EXTRAS: Oferta de instalação e activação
TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
200 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
32.92
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 200 Canais (com MEOBox)
EXTRAS: Oferta de instalação e activação
TV + NET + VOZ + MÓVEL
VELOCIDADE
200 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
72.47
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 200 Canais (com Box HD)
DADOS MÓVEIS: Cartão móvel com 3 GB

NOS IP Fixo: pacotes com uma taxa extra

Esta operadora dá a possibilidade de aderir a pacotes NOS com IP fixo. No entanto, ao contrário da MEO, terá adicionar um valor extra aos serviços contratados (Internet, TV e/ou telemóvel).

Com o NOS IP Fixo, os colaboradores da sua companhia podem ter acesso remoto a uma rede privada para consultar informação corporativa. Pode também aceder a programas disponíveis apenas para dispositivos com IP fixo.

Pode ter os serviços NOS com IP fixo por um valor de 20€ por mês. Pode ainda consultar todas as informações sobre a operadora NOS antes de tomar a sua decisão.

Vodafone IP Fixo: serviços de internet com IP fixo

Tal como a MEO, a Vodafone disponibiliza pacotes de Internet com IP fixo para os clientes profissionais que procuram fazer a contratação de serviços de telecomunicações.

Tenha em atenção de que esta operadora só fornece os seus serviços em fibra ótica e ADSL, por isso aconselhamos a fazer um teste de cobertura antes de aderir aos serviços.

Saiba, mais abaixo, quais são os melhores pacotes Vodafone com IP Fixo:

FIRST
VELOCIDADE
400 Mb
FIBRA
CHAMADAS
não incluídas
 
PREÇO
24.30
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: não incluído
EXTRAS: Não incluídos aditivos para empresas
PREMIUM
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
não incluídas
 
PREÇO
24.90
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: não incluído
EXTRAS: Aditivos para empresas (E-Fax, Alojamento, etc.)

Como aderir a pacotes com IP fixo?

É através do contacto telefónico que pode aderir a pacotes com IP fixo. De forma rápida e cómoda, os nossos especialistas podem dar-lhe a conhecer todos os detalhes incluídos neste tipo de pacotes, destinados a empresas.

Aceda aos principais contactos para aderir a pacotes com IP fixo:

Contacto para aderir a central telefónica? Aderir a central telefónica
Venda NOS para empresas
Apoio ao cliente e faturação MEO
Serviço telemarketing empresarial Vodafone

Não se esqueça de que, se ligar para uma destas linhas, será descontado um valor do seu saldo de telemóvel.

Pode entrar em contacto com a nossa equipa, de forma direta e segura, se clicar em Telefonamos-lhe grátis mais abaixo:

211 451 227
Te llamamos