Especialistas de telecomunicações ao seu dispor

211 451 227 Nós ligamos-lhe
 

You are here

 

Velocidade de internet nos pacotes: fixa, móvel e como aumentar

velocidade de internet

Para si é importante ter uma boa velocidade de internet? É a característica que mais aprecia ao verificar os tarifários de telecomunicações? Se respondeu sim a estas questões, este é o artigo ideal para saber tudo sobre a velocidade de internet e as especificidades nas diferentes operadoras.


Porque é que a velocidade de internet é tão importante?

Quer saber mais sobre a velocidade de internet?Podemos ajudá-lo, gratuitamente.
Chamada Gratuita

A velocidade de internet é um fator de qualidade deste serviço disponibilizado pelas operadoras de telecomunicações. É de tal forma importante para os consumidores que também determina a mensalidade de um pacote NOWO, pacote NOS, MEO e Vodafone.

Na maioria das vezes, a velocidade de internet é importante funcionamento de tantos outros serviços, como é o caso da televisão tradicional ou por streaming. Por exemplo, sem uma boa ligação de internet não conseguirá ver os conteúdos da Netflix sem interrupções e com qualidade HD.

Ver séries da Netflix ou da NOS Play sem uma boa velocidade de internet pode ser meio caminho andado para visualizar o conteúdos com falhas sucessivas.

Há que distinguir que existe uma grande diferença entre a velocidade de internet fixa e móvel, uma vez que estará suscetível à interferência de fatores externos ao navegar na internet com o telemóvel.

Mas não tenha qualquer dúvida de que existem fatores capazes de influenciar a velocidade de internet fixa, como lhe mostramos:

  • O tipo de acesso físico a que aderiu, uma vez que a velocidade de internet será muito diferente para cada um dos diferentes tipos de rede: fibra, satélite ou ADSL;
  • O tipo de ligação utilizada entre o computador e o router de ligação à internet, tal como as características do router utilizado;
  • A atividade na rede local também poderá afetar a velocidade de internet do consumidor. Ficará mais lenta dependendo da quantidade de outros utilizadores ou equipamentos ligados (telemóveis, smart TVs, etc.);
  • A porta de ligação entre o router e o computador: o utilizador deve ter portas GbE para velocidades iguais ou superiores a 100 Mb;
  • O sistema operativo instalado no computador.

Estes são apenas algumas das características que podem afetar a velocidade de internet, apesar de existirem muitos outros.

No entanto, terá de ter atenção a diferentes fatores internos ou externos para verificar se lhe está a ser fornecida uma boa velocidade de internet fixa e móvel.

Que detalhes deve ter em atenção em relação à velocidade de internet fixa?

Como está menos sujeito a interferências exteriores, existem mais exigências relativas ao serviço de internet fixa para as operadoras cumprirem.

A velocidade de internet fixa é, provavelmente, uma das característas mais essenciais para os clientes no momento de adesão, ao lado do valor da mensalidade.

Por exemplo, há que ter em atenção que, se contratar fibra, já estará um passo à frente dos utilizadores que só podem aderir a satélite ou ADSL.

Mas aconselhamos a tomar atenção relativamente às informações sobre a velocidade de internet fixa que devem estar colocadas no seu contrato de serviços:

  • Velocidade de internet mínima: o valor apresentado neste campo é a velocidade garantida pela sua companhia e nunca poderá ser inferior. Se realizar testes de velocidade e obtiver um valor inferior ao que é apresentado como velocidade de internet mínima então pode rescindir o seu contrato com uma causa justa;
  • Velocidade de internet (normalmente) disponível: é o valor que o consumidor pode esperar, na sua casa, para navegar no universo digital;
  • Velocidade de internet máxima: este é o número de velocidade máxima que o utilizador pode utilizar, pelo menos num dia, obtido em condições especiais;
  • Velocidade de internet anunciada: para fins de publicidade, é o valor apresentado nas tabelas de preços das operadoras. No entanto, pode diferenciar-se da que realmente chega à sua casa.

No caso da velocidade de internet fornecida ser muito diferente da anunciada (normalmente para valores muito mais baixos), a verificação será realizada por um sistema de controlo certificado pela ANACOM. Esta ação só será realizada caso o consumidor faça a reclamação.

Que detalhes deve ter em atenção sobre a velocidade de internet móvel?

Por outro lado, a velocidade de internet móvel está sujeita a mais interferências externas. Quantas vezes não lhe acontece ficar sem dados móveis quando viaja no metro ou quando vai passar um fim de semana a uma zona montanhosa de Portugal?

Dada as inconstâncias permanentes, existem menos obrigações inerentes à operadora de telecomunicações no que diz respeito à velocidade de internet:

  • Velocidade de internet máxima: trata-se do valor de velocidade máxima que pode ser atingida e está sempre dependente do local de utilização, do equipamento terminal usado e a tecnologia de suporte (de acordo com a ANACO);
  • Velocidade de internet publicitada: é á velocidade de internet anunciada na publicidade da operadora e que pode ser, realmente, fornecida aos consumidores.

Ao contrário do que acontece no serviço de internet fixa, a velocidade de internet móvel não aparece publicitada nas tabelas de preços.

O destaque principal vai para a quantidade máxima de dados móveis incluída no pacote de serviços, como pode ver na lista de tarifários de telemóvel preparada pela nossa equipa de especialistas.

Qual é a velocidade de internet disponibilizada pelas operadoras?

Cada companhia de telecomunicações disponibiliza a velocidade de internet para os diferentes tipos de rede. Com a cobertura de fibra a ser cada vez mais elevada em Portugal, mais clientes aderem aos serviços neste tipo de rede e têm mais velocidade.

Mas mesmo os serviços de internet ou dados móveis fornecidos por fibra ótica nas diferentes operadoras têm velocidades distintas, como lhe vamos mostrar.

Se é um consumidor que valoriza a velocidade de internet acima de tudo, fique a conhecer a velocidade de internet da NOS, Vodafone, MEO e NOWO.

Velocidade de internet da NOS

Com a possibilidade de fornecer os serviços em fibra ou satélite, a qualidade dos serviços da NOS tem sido benéfica para a companhia: no primeiro semestre de 2018 foi a segunda operadora com mais acessos fixos à internet.

A velocidade de internet na NOS pode ir desde os 100 Mb até a 1 GB se contratar pacotes de fibra. A par com a MEO no que diz respeito às características deste serviço, a equipa técnica NOS disponibiliza a última tecnologia para os seus consumidores navegarem à mais alta velocidade e sem interrupções.

Pode consultar, mais abaixo, a velocidade de internet na NOS em vários pacotes que valorizam esta característica:

TV + NET + VOZ + MÓVEL (NOS 4)
VELOCIDADE
1 GB
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
79.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: UMA TV (177 canais) c/ Box Ultra HD 4K
TELEMÓVEL: Chamadas e SMS grátis + 10 GB (dados móveis)
TV + NET + VOZ + MÓVEL (NOS 5)
VELOCIDADE
1 GB
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
94.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: UMA TV (177 canais) c/ Box Ultra HD 4K
TELEMÓVEL: Chamadas e SMS grátis + 10 GB (dados móveis)

O pacote NOS 5 incluí ainda 30 GB de internet móvel. Em caso de dúvida sobre qualquer serviço pode contactar a nossa equipa através do 211 451 284.

Não se esqueça de que deve ter sempre em conta os factores enumerados neste artigo que podem influenciar a velocidade de internet fixa.

Velocidade de internet NOWO

A NOWO é a única operadora portuguesa, das quatro principais do mercado, que só disponibiliza os seus serviços através de fibra ótica.

Apesar da velocidade de internet NOWO não ser o fator mais forte da companhia, uma vez que só se regista uma velocidade máxima de 250 Mb, existem outros conteúdos e extras que atraem novos clientes: mais canais premium (em que estão incluídos os de futebol), um preço mais baixo de mensalidade, entre outros.

Em primeiro lugar aconselhamos a fazer um teste à cobertura NOWO para saber se não existe qualquer problema em instalar os serviços da operadora na sua zona de residência.

Mostramos-lhe, mais abaixo, dois dos pacotes com velocidade de internet NOWO máxima. Pode assim ver os seus conteúdos mais rapidamente e sem qualquer interferência:

TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
250 Mb
FIBRA
CHAMADAS
10.000 min
TEL. FIXO
PREÇO
31.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 140 Canais (com Box) c/ app NOWO TV e FOX+
EXTRAS: Incluir Eleven Sports
TV + NET + VOZ+ MÓVEL
VELOCIDADE
250 Mb
FIBRA
CHAMADAS
10.000 min
TEL. FIXO
PREÇO
34.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 140 Canais (com Box) c/ app NOWO TV e FOX+
TELEMÓVEL: Cartão com 1000 min/SMS + 1 GB

Não se esqueça de que a app NOWO TV possibilitará que os consumidores vejam o conteúdo televisivo em qualquer dispositivo móvel.

No caso de não necessitar de tantos serviços incluídos num único pacote NOWO, os consumidores podem contratar o serviço de NOWO Telemóvel de forma individual, ligados ou não a um período de fidelização.

Mas, tal como lhe explicámos no início do artigo, a velocidade de internet NOWO no serviço móvel está mais dependente do exterior: se está em zonas com mais ou menos rede móvel.

Velocidade de internet Vodafone

Sendo a operadora que regista um maior número de crescimento (especialmente quando se consulta os valores de novos clientes), a Vodafone aposta cada vez mais na tecnologia mais recente e inovadora para fornecer um serviço de qualidade aos seus clientes.

Durante quatro anos consecutivos registou uma maior quota de clientes fidelizados e comprova, desta forma, o investimento tecnológico e de serviços realizado pela operadora. A elevada velocidade de internet Vodafone e a ausência de interrupções são alguns das características mais valorizadas pelos clientes.

O trabalho realizado no campo dos equipamentos Vodafone, como resultado na aposta da operadora em inovação, pode ser consultado no nosso website ou através dos nossos especialistas, que podem esclarecer todas as questões que tenha.

Se valoriza a velocidade de internet Vodafone, então deve explorar o melhor pacote de TV, Net e Voz da operadora que partilhamos consigo:

TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
1 GB
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
40.90
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 100 Canais (sem Box)
EXTRAS: Possibilidade de incluir cartão móvel

Pode ainda colocar box para a sua Vodafone TV por apenas mais €5.5 por mês.

A velocidade de internet Vodafone, como em todos os pacotes de serviços portugueses, influencia outros como a Vodafone TV ou qualquer serviço de serviço de streaming contratado.

Velocidade de internet MEO

A velocidade de internet MEO, tal como na NOS, pode ser de valores completamente distintos uma vez que vai desde os 100 Mb até a 1 GB. Por existir tanta opção no que diz respeito a esta característica do serviço de internet MEO, os preços também variam.

O facto de ser a única operadora que disponibiliza os serviços nos três tipos de rede possíveis é essencial para a manter no topo do número de clientes fidelizados em Portugal.

Mas há que ter em atenção de que a velocidade de internet MEO é muito diferente se contratar por fibra ou por ADSL, por exemplo. Com a ADSL da MEO estará mais propenso a ter falhas e interrupções na navegação do serviço digital.

Por isso, apresentamos mais abaixo, alguns dos MEO pacotes em diferentes redes para ver as diferentes velocidades de internet MEO:

TV + NET + VOZ + TELEMÓVEL
VELOCIDADE
1 GB
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
94.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 120 Canais (sem Box)
TELEMÓVEL: Cartão com min/SMS + 10 GB (dados móveis)

Os pacotes MEO Fibra são os únicos que proporcionam até 1 GB em velocidade de internet. Como pode ver, mais abaixo, os pacotes da operadora disponíveis em satélite só atingem os 40 Mb:

TV + NET + VOZ + TELEMÓVEL
VELOCIDADE
até 40 Mb
SATÉLITE
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
59.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 110 Canais (com MEO Go Multi e Box)
TELEMÓVEL: Cartão com min/SMS + 10 GB (dados móveis)

No pacote MEO Satélite também está disponível o serviço de internet móvel com um total de 30 GB.

Tal como nos serviços de fibra ótica, os consumidores devem verificar em primeiro a cobertura de satélite para saberem se poderem aderir aos serviços fornecidos com esta rede.

Como aumentar a velocidade de internet?

contador de velocidade

Quando os nossos clientes entram contacto com a nossa equipa, relativamente a questões de velocidade de internet, muitas vezes questionam-se sobre como aumentar a velocidade de internet.

Na maioria das situações, de acordo com a cobertura na sua residência, os consumidores só contratam cerca de 100 Mb em velocidade de internet, mas necessitam de mais para ver os seus conteúdos: sejam televisivos, sejam de gaming, entre tantos outros.

Para saber como aumentar a velocidade de internet pode seguir algumas das nossas dicas. São simples e fáceis de serem realizadas:

  • Aumentar a velocidade de internet depende, muitas vezes, do lugar onde coloca o router. Pode ter uma influência muito direta na dispersão do sinal e na velocidade, por isso coloque num lugar central da sua casa e que não esteja próximo de paredes ou objetos metálicos;
  • Não coloque o router ao lado de outros aparelhos que emitam sinais;
  • Coloque o router num sítio alto (um armário, por exemplo);
  • Aumentar a velocidade de internet é também muito simples se comprar amplificadores de sinal, de forma a intensificar o sinal de internet na sua casa.

Estes passos são alguns exemplos de como aumentar a velocidade de internet, mas tenha em atenção ao valor contratado no seu pacote de serviços.

Quais são os contactos úteis sobre a velocidade de internet?

Apresentámos-lhe algumas dicas e informações essenciais sobre a velocidade de internet. Sabemos que é uma característica cada vez mais fundamental para estar sempre ligado e usufruir de toda a potencialidade do serviço.

Se lhe resta alguma dúvida, deixamos o contacto da nossa equipa para esclarecer todas as suas questões:

Qual é o contacto da Selectra? Contactos sobre velocidade internet
Linha da Selectra
 

facebook-square twitter-square