O que é 3G e 4G?

Mulher com telemóvel

Ao contratar telemóvel nas operadoras, o cliente pode contar com as vantagens das tecnologias 3G e 4G.

O que é 3G?

...Terceira Geração, referindo-se à geração de padrões e tecnologias para a telefonia móvel.

Com a tecnologia 3G é possível fazer a transmissão de dados através de redes móveis para os telemóveis. Assim, com um bom sinal de cobertura, o telemóvel recebe os sinais, que é fornecido pelas operadoras.

O 3G quer dizer Terceira Geração, referindo-se à geração de padrões e tecnologias para a telefonia móvel. Através desta tecnologia é possível que a telefonia por voz funcione, que se realize a transmissão de dados a longas distâncias e que se utilize a internet móvel.

Com o 3G, a transmissão de dados tem uma velocidade média de 5 a 10 megabits por segundo, o que já garante um serviço muito satisfatório.

O que é 4G?

E o 4G refere-se, claramente, a Quarta Geração dos padrões e tecnologias da telefonia móvel. Também faz a transmissão de dados, porém, é um tipo de conexão de maior qualidade que o 3G, pois pode chegar a uma velocidade de internet de até 100 megabits por segundo.

Com isso, o 4G permite o uso da internet em dispositivos móveis de maneira muito mais estável.

Dados móveis

Ao utilizar a internet móvel, seja para telemóvel ou outros dispositivos móveis, é preciso contratar dados móveis. Dados móveis refere-se à quantidade de Downloads ou Uploads que pode fazer.

Os dados móveis são definidos por MB e GB, ou seja, Megabytes e Gigabytes.

No entanto, saiba que 1GB corresponde a 1024MB.

Internet no Telemóvel

Como contratar um serviço de Telecomunicações?Podemos ajudar a comparar todos os serviços disponiveis, tal como esclarecer qualquer dúvida que tenha, gratuitamente!
Chamada Gratuita

Para poder utilizar a internet no telemóvel é preciso contratar o serviço de telemóvel completo de alguma operadora. Ou seja, não pode pagar simplesmente o uso da internet, pois ao contratar telemóvel de qualquer operadora, além da internet, as chamadas e envios de SMS também estão incluídas no serviço.

...ao contratar telemóvel de qualquer operadora, além da internet, as chamadas e envios de SMS também estão incluídas

Por isto, há uma tarifa mensal fixa para todos os serviços, porém, existem condições e limites pré-estabelecidos. Por exemplo, tem um limite de dados móveis para utilizar. E quando for atingido tal limite, o cliente poderá continuar usando a internet no telemóvel, porém, com uma velocidade menor. Porém, é possível obter mais dados móveis solicitando junto à operadora e, então, efetuando o pagamento extra.

Banda Larga Móvel

A Banda Larga Móvel (BLM) é a internet móvel, que pode ser usada dentro e fora de casa. A BLM também conta com dados móveis para a utilização da internet.

Existem diversos equipamentos para o uso da BLM. No caso dos tablets, por exemplo, pode-se simplesmente usar um cartão SIM de alguma operadora. O cliente também pode optar por uma Pen 3G ou 4G, que é similar a uma pen-drive convencional, porém leva um cartão SIM dentro, permitindo o acesso à internet em qualquer dispositivo que tenha entrada USB.

E há também o Router, que também pode ser chamado de HotSpot. É muito parecido com o Router instalado nas residências, porém, normalmente é menor e, claro, é portátil.

Operadores de telecomunicações

Existem diversas operadores de telecomunicações em Portugal:

  • NOS
  • MEO
  • Vodafone
  • NOWO (Cabovisão)

No entanto, a NOWO não dispõe de serviço de BLM.