Operadores de Internet

Casal com um tablet

Compare as opções contratuais e poupe

Existem quatro operadores em Portugal, com inúmeras ofertas. No momento de decidir qual escolher, pode ser confuso. Deve ter em atenção vários factores e ter sempre em conta o seu perfil de consumo, para não estar a pagar o que não necessita.

As Empresas de Internet

Em Portugal existem apenas 4 empresas principais de internet:

Todas elas comercializam internet de Fibra Ótica. Em relação à ADSL, apesar de ser uma tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa bastante utilizada, só é comercializada pelas 2 primeiras.

Qual escolher: ADSL, Satélite ou Fibra ótica?

Nem sempre cabe ao cliente escolher qual a tecnologia que quer contratar. Primeiramente, é necessário se informar sobre a cobertura existente em sua casa ou no local onde deseja instalar a internet, televisão e telefone. Para tal, deve ir ao site do operador que quer contratar e fazer um teste de sua cobertura, ou falar diretamente com a companhia.

Se por acaso, na sua zona já existe as três tecnologias, saiba as vantagens da Fibra Ótica, comparativamente à tecnologia ADSL e a conexão por Satélite. Além de ser mais rápida, leve e não inflamável, é também mais económica. Por estas razões, é uma tecnologia que cresce cada vez mais e, por isso, possivelmente é a melhor escolha.

Que operador de internet contratar?

Com tanta oferta torna-se difícil a escolha do plano de tarifa a contratar e, consequentemente, do operador. Normalmente o que acontece ao cliente é que, depois de ver as ofertas e tarifas nos sites das operadoras, na hora de fazer a contratação, as condições podem alteram-se.

Ajudamos-lhe, através de alguns fatores comuns, a escolher qual o melhor plano de tarifas e o melhor operador a contratar.

  • Quantidade de serviços. Esta é uma das primeiras decisões que deve tomar. Se prefere ter um serviço só com TV+NET+VOZ, com menos serviços ou mais. Tenha em consideração o valor da fatura mensal em todas as situações possíveis, para que assim escolha qual possa compensar.
  • Negocie sempre o seu contrato. Mesmo que encontre na internet uma oferta que lhe parece favorável, tente sempre verificar, telefonicamente ou nas lojas, se não há ofertas melhores junto de todos os operadores. As negociações são importantes e podem levar a poupar ainda mais. E lembre-se de sempre obter o que negociou por escrito.
  • Fidelização. É preciso verificar se tem uma fidelização com um período de 12 ou 24 meses, ou em alguns casos, se não fidelização
  • O que inclui as ofertas dos operadores. Cada caso é um caso. Tem de certificar-se que o valor que lhe estão a propor inclui todo o equipamento e instalação, e também se o valor da fatura mensal sofre algum tipo de alteração depois de um período.
  • Serviço de Apoio ao Cliente. Em primeiro lugar, deve fazer o contacto com os operadores, para compreender qual é o melhor atendimento. Leve em conta que é bastante importante que, no caso de uma avaria ou qualquer tipo de problema, a sua empresa seja rápida, eficaz e prestável.

Comparar operadores de internet

Deve fazer uma comparação das tarifas ADSL, Fibra Ótica e de Satélite para conseguir comparar os operadores e tomar a melhor decisão no momento da contratação. Deste modo deve ter sempre em conta os seguintes parâmetros para uma melhor decisão:

  1. Fidelização. Se tem uma fidelização com um período de 12 ou 24 meses, ou em alguns casos, se não há fidelização.
  2. Tipo de Pacote. Se é um Pacote com Net+Telefone, se tem TV+NET+Telefone ou TV+NET+Telefone+Telemóvel+Net Móvel (existem ainda outros pacotes mas, normalmente, sem internet).
  3. Mensalidade Base. O preço base que se paga todos os mês.
  4. Mensalidade promocional e a sua duração. A mensalidade promocional normalmente tem a duração de alguns meses, e são quase sempre os primeiros meses de adesão. Essa redução de preço é uma maneira de cativar o cliente, por isso, é necessário prestar atenção todas condições de qualquer campanha promocional.
  5. Velocidade. A velocidade da internet é descrita por Mbps. Quanto maior for os MegaBites, mais rápida será a internet e menor será o tempo de espera no momento de aceder.

Estes parâmetros são iguais em todos os operadores. Ao verificá-los e comparando todas as opções, será possível perceber, tendo em conta as suas necessidades, qual o operador com o melhor pacote para si.

Como poupar na internet?

A maneira que tem de poupar nos pacotes é escolher um serviço de comunicações, tendo em conta o seu perfil de consumo.

Existem 4 operadores com múltiplas ofertas, o que torna a decisão de contratação complicada. Deve ter em atenção os fatores referidos nos tópicos acima e, mais importante, ter sempre em consideração o seu perfil de consumo, para não pagar o que não necessita.

A maneira que tem de poupar nos pacotes é escolher um serviço de comunicações, sempre levando em conta o seu perfil de consumo.

Se paga vários serviços, talvez fique a ganhar se contratar uma tarifa combinada, os chamados pacotes. Se atualmente estiver a pagar um serviço de televisão, internet e voz fixa e, à parte, tiver um ou mais telemóveis nas suas despesas mensais, o mais provável é que fique a ganhar se contratar aqueles serviços que já incluem telemóvel. Neste caso, tenha em consideração o valor da sua factura mensal no telemóvel, para verificar se compensa fazer esta ou qualquer tipo de alteração de pacote e tarifas.

Conte sempre connosco e com o nosso simulador que compara ofertas neste setor, pois sabemos que nem sempre é fácil, dado as inúmeras ofertas existentes no mercado.

Tarifários disponíveis

Verifique abaixo uma das nossas tabelas de comparação de planos com alguns casos possíveis de todos os operadores atuais e preços aproximados.