O que é Wi-Fi?

wifi

Ao contratar internet com qualquer uma das operadoras de telecomunicações de Portugal, o cliente terá acesso à uma rede Wi-Fi.

Internet sem fios

A tecnologia sem fios, também chamada de wireless, é muito utilizado para a conexão da internet. Isto porque permite uma grande flexibilidade e facilidade na hora de acessar à internet.

Atualmente existem dois tipos de tecnologias wireless: o Bluetooth e o Wi-Fi.

O que é Wi-Fi?

Wi-Fi, a abreviação de Wireless Fidelity (Fidelidade Sem Fio), é uma tecnologia que não precisa de cabos para seu funcionamento, pois os dados são transmitidos, habitualmente, através de frequências de rádio ou por radiação infravermelha.

Equipamento: Router

Para que o Wi-Fi funcione é necessário ter um equipamento que funcione como ponto de acesso, chamado de Router. Este dispositivo encaminha os dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes de sobreposição, estando conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes.

O Router pode ter cabos ou até mesmo ser portátil, com os utilizados para Banda Larga Móvel.

Como conectar o Router?

De maneira geral, ao contratar internet, a operadora se encarrega pela instalação dos equipamentos.

Porém, antes da contratação é feito um teste de cobertura para saber qual tipo de rede pode ter. Ou seja, se deve contratar a tecnologia ADSL, Satélite ou Fibra Ótica. Isto porque a maneira em que o Router e outros equipamentos são instalados pode variar conforme o tipo de conexão.

Conectar-se à uma rede Wi-Fi

Conectar-se à uma rede Wi-Fi costuma ser algo muito simples. No dispositivo móvel (PC, tablet ou telemóvel), procure pelas redes Wi-Fi disponíveis. De maneira geral, aparecem as redes sem fios existentes nas proximidades.

Logo, escolha a rede que deseja acessar. Saiba que a conexão ao Wi-Fi pode ter chave de acesso, que normalmente é definidas pela operadora mas pode ser alterada pelo cliente.