5G em Portugal: conheça o que vai mudar e a diferença entre 4G e 5G

cobertura 5g

O 5G já está em Portugal. Está a ser testado em Portugal e já pode ser usado em Espanha. Fique a saber o que vai mudar com a rede 5G, quando vai ser instalada em Portugal e as principais diferenças entre a rede 5G e 4G.


Já há os Tarifários 5G disponíveis no mercado?

As telecomunicações mudam à velocidade da luz. Os testes à rede 5G continuam a ser executados, mas ainda não estão disponíveis para o público.

Enquanto os tarifários 5G não ficam disponíveis, o destaque vai para os tarifários sem limites lançados pela Vodafone e pela NOS.

A Vodafone lançou o tarifário Red Infinity e Infinity Giga e agora é a NOS que também apresentou os 2 seguintes tarifários: Sem Limites e Sem Limites Max. Mostramos-lhe quais são:

Tarifário Vodafone Red Infinity
DADOS MÓVEIS
Ilimitados
 
CHAMADAS
Chamadas ilimitadas
TEL. MÓVEL
PREÇO
39,90
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: Não incluída
EXTRAS: 3 meses grátis de HBO Portugal
Tarifário NOS Sem Limites Max
DADOS MÓVEIS
Ilimitados
 
CHAMADAS
Chamadas ilimitadas
TEL. MÓVEL
PREÇO
44,99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: Não incluído
EXTRAS: 5€ de desconto durante 24 meses

Apesar da rede 5G ainda não estar disponível em Portugal continental, estes tarifários estão preparados para a rede 5G.

Podemos dizer que, no futuro, estes vão ser os tarifários 5G: com mais velocidade de dados móveis (o dobro do que é disponibilizado atualmente), mais capacidade de ter as pessoas ligadas ao mesmo tempo, mais qualidade nas chamadas de voz, etc.

Para além dos tarifários 5G (ou sem limites de dados móveis), as operadoras de telecomunicações disponibilizam equipamentos preparados para receber a rede 5G. Neste artigo explicamos-lhe todos os detalhes sobre o 5G.

Se quer aderir a um tarifário sem limites ou saber mais sobre o 5G, então ligue-nos. Começamos por fazer-lhe um teste de cobertura, apresentamos os melhores tarifários e respondemos às suas dúvidas.

Aderir a Tarifário Sem Limites

O que é o 5G?

Falta cada vez menos tempo para a rede 5G em Portugal e, por isso, acreditamos que deve saber de todos os detalhes para desfrutar de todas as suas potencialidades quando começar a funcionar.

Tal o como o nome indica, a tecnologia 5G é uma evolução da rede móvel 4G. Trata-se da quinta geração de equipamentos e serviços de telecomunicações, nomeadamente televisão, internet e telefone. Neste momento, as atenções também estão viradas para a adaptação do 5G para a rede móvel.

Quer saber mais sobre a cobertura 5G?Podemos esclarecer as suas dúvidas.
Chamada Gratuita

Mais do que conectar as pessoas, com velocidade elevadas e sem interferências, a rede 5G vai permitir que exista um controlo de máquinas, dispositivos e objetos com utilidade no dia-a-dia.

O 5G tem características muito distintas, sobretudo relativamente à velocidade, com um ponto em comum com a tecnologia 4G: é através da tecnologia LTE que o sinal de rede móvel é distribuído e, por isso, facilita a implementação deste novo tipo de tecnologia.

Para além da elevada velocidade de internet, a ausência de latência é também um ponto fundamental para o 5G funcionar plenamente.

Se o nível de latência for menor, supõe-se que o atraso no envio e receção de dados é também menor. Num sentido prático, a ausência de latência na rede 5G torna possível que as suas ordens em qualquer dispositivo sejam imediatas e as ações sejam instantâneas. A experiência em tempo das pessoas não tem atrasos ou desvios e esta é uma característica importante para as mais recentes aplicações de gaming.

A latência no 4G está dentro dos 80 e 100 milésimos de segundos. A diferença será notória quando tiver a possibilidade de usufruir de internet móvel 5G por a latência ser de apenas 10 milésimos de segundos.

O objectivo da rede 5G é solucionar alguns de obstáculos associados à "Internet das Coisas". Atualmente existem quase 9 biliões de objetos conectados, que podem ser utilizados no dia-a-dia, mas existe uma previsão de que este aumente para 20 bilhões em 2020.

As aplicações de realidade virtual vão ser cada vez mais desenvolvidas, os serviços cloud passaram a ser mais rápidos e intuitivos e será ainda mais fácil trabalhar online. Esta ultima característica será importante para os novos ambientes de profissionais online. O 5G

O 5G tornará possível que os consumidores usufruam de uma rede mais rápida, com maior capacidade de transmissão de dados e um consumo de energia muito inferior ao que era realizado com as redes das gerações anteriores (3G e 4G).

Prevê-se que no futuro, entre outras transformações, que o 5G permita a existência de uma gestão mais eficiente da rede, uma monitorização inteligente de consumos energéticos e o lançamento de carros autónomos.

O que vai mudar com o 5G?

As mudanças com o início da rede 5G vão ser transformadoras num longo prazo. Não vai somente aumentar a eficiência nas empresas, mas também originar apps que vão transformar processos e serviços disponíveis.

Tal como lhe indicámos acima, a redução de latência vai ser extremamente importante para o funcionamento das sociedades. Não vai somente aumentar a eficiência nas empresas, mas também originar apps que vão transformar processos e serviços disponíveis. A precisão atingida com a rede 5G vai permitir sistemas de suporte à condução autónoma e a otimização dos fluxos de trânsito das cidades.

A otimização das máquinas industriais também vão ser notada no dia-a-dia. Como estes aparelhos vão passar a estar conectados com o 5G, vão conseguir comunicar entre si e otimizar fluxos de operação.

Também vai ser possível ver futebol ou concertos de música com realidade aumentada e virtual. A rede 5G vai conectar toda a sociedade. Pode ver, num vídeo da operadora Vodafone, como as sociedades vão mudar drasticamente.

 

Apesar da rede 5G estar preparada no nosso país vizinho, pronta a ser utilizada em novos tarifários da Vodafone, queremos explicar-lhe como estão a ser preparados os testes do 5G com a tecnologia LTE.

O que é a LTE?

A LTE é a tecnologia que proporciona o funcionamento da rede 4G e é a que se está a ser utilizada para os testes de implementação da rede 5G em Portugal e nos restantes países de todo o mundo. Neste artigo daremos a conhecer as informações sobre o teste realizado pela Vodafone à rede 5G.

As siglas significam Long Term Evolution (Evolução a Longo Prazo) e é um padrão tecnológico no setor de telecomunicações para os processos de download e upload de dados através da rede móvel.

A tecnologia LTE trata-se de uma evolução em relação à que era utilizada na rede 3G, se forem analisados os valores de velocidade dos serviços fixos e móveis.

Este tipo de tecnologia conta com diversas características que a tornam única:

  • Só necessita de uma implementação simples e económica, uma vez que é um padrão baseado no IP.
  • É compatível com outras tecnologias de transmissão de dados.
  • Possui uma baixa latência

Qual é a velocidade alcançada com o 5G?

Aos poucos, a velocidade de internet fixa de 1 GB começa a ser uma realidade para clientes em todas as regiões portuguesas à medida que a cobertura de fibra continua a ser expandida.

Conseguir ter mais velocidade de internet é uma das principais vantagens da rede 5G, tal como aconteceu com a geração anterior (4G) e para tal damos-lhe um exemplo: suponha que quer descarregar um vídeo com a duração de quase uma hora, com alta definição.

Com a conexão 4G, o tempo estimado para o download ficar completo é de aproximadamente 1 hora, enquanto que com uma conexão 5G demorará apenas alguns segundos.

No que diz respeito ao serviço móvel, atualmente o acesso é feito através de rede 4G e fornece uma velocidade de acesso até 150 Mb. Um reforço da tecnologia inerente à tecnologia 4G (conhecida agora como 4G+), permite que os consumidores utilizem o serviço de dados móveis a 300 Mb.

Quer saber mais sobre a cobertura 3G e 4G? Neste momento, o nível de cobertura 4G é de cerca de 60% no território nacional e de cerca de 70% no caso da MEO. Os níveis de cobertura 3G são cada vez menores e só os clientes em zonas remotas é que utilizam esta rede.

A velocidade 5G, dentro do serviço fixo, tem um pico de download de 20 GB e 10 GB em upload. Para além dos valores de velocidade, com a rede 5G podem estar até 1 milhão de dispositivos por quilómetro quadrado conectados à mesma rede.

Com a rapidez da construção dos equipamentos tecnológicos, sempre com a necessidade de serem ligados à internet, e com cada vez mais pessoas a viverem nas grandes cidades (consequências da desertificação de zonas portuguesas mais remotas), a necessidade de 5G está cada vez mais presente.

Qual é o estado do 5G em Portugal?

A rede 5G ainda não está disponível em Portugal e só se prevê que esteja em pleno funcionamento em 2025. No entanto, para que esta nova geração de rede (5G) seja bem sucedida é necessário que a instalação de fibra ótica continue a acontecer no nosso país.

Para que as velocidades das comunicações continuem em pleno, sem qualquer problema associado, é necessário que a evolução do 5G e da fibra ótica ocorram par a par.

Prevê-se ainda que, antes da implementação do 5G em Portugal em 2025, ainda muitas evoluções a nível tecnológico venham a acontecer. Da parte dos consumidores, será necessária uma adaptação repentina às novas tecnologias para usufruírem de todo o potencial dos serviços de telecomunicações.

Da parte das operadoras, o investimento deve ser contínuo para as previsões de implementação do 5G serem correctas.

Mas não se esqueça de que é necessário analisar, com a mesma importância, a digitalização das empresas. Só com novas abordagens para os clientes e fornecedores é que as companhias portuguesas vão conseguir tornar-se competitivas, num mercado em que os consumidores são cada vez mais exigentes.

De acordo com União Europeia, o calendário de implementação do 5G é o seguinte:

  • 2016: definição do plano para 5G
  • 2018: introdução das primeiras zonas piloto para a implementação de 5G
  • 2019: disponibilização do espectro de rede
  • 2020: início das ofertas comerciais de 5G

O 5G está a ser testado pela Vodafone?

A Vodafone foi a primeira operadora que realizou os testes à rede 5G, em parceria com a Ericsson na sua sede em Lisboa.

A rede 5G testada pela Vodafone atingiu a velocidade de 20 GB, sem qualquer recurso a um cabo, num ambiente controlado pela operadora. Incluiu a transmissão de ficheiros para dois dispositivos móveis, em condições reais de propagação, a velocidades superiores a 1 Gb.

Foi também utilizada uma tecnologia beam tracking e multi user MIMO, em que só pode ser utilizada para rede 5G, com feixes distintos nas antenas de forma a que a transmissão de dados fosse muito mais direccionada. Desta forma, poderiam ser ligados vários dispositivos à rede 5G sem que se perdesse qualidade de sinal.

Paralelamente, a Vodafone demonstrou ainda velocidades de 1 Gb na rede 4G live. Atualmente já é possível de se atingir estas velocidades com a compra de alguns dos equipamentos da Vodafone disponíveis para venda.

"Este é mais um marco na história de inovação da Vodafone Portugal que, ao preparar a sua rede móvel para uma transição progressiva para as comunicações de quinta geração, contribui para melhorar significativamente a experiência das telecomunicações dos utilizadores."

Esta foi a afirmação dada pelo CTO da Vodafone Portugal. Este teste foi só o primeiro exemplo dos testes realizados para a implementação do 5G em Portugal.

Para além dos testes da Vodafone ao 5G, também a MEO também realizou testes à rede 4.5G em ambiente real: na Web Summit em 2018 e novamente em 2019.

Na edição deste ano do Web Summit, a MEO testou a rede 5G numa ligação por videochamada entre a sede da MEO, em Picoas, e o Altice Arena. A ligação atingiu os 400MB de velocidade mas Luis Alveirinho (CTO da Altice) afirma que com mais espectro poderiam ter sido alcançados 1GB ou 2GB de velocidade.

A Vodafone Espanha já disponibiliza tarifários com 5G. Apesar de ainda serem poucos os smartphones que conseguem usufruir das vantagens transmitidas pela rede 5G, os clientes da operadora em Espanha já podem usufruir da rede.

Qual é a diferença entre o 5G e 4G?

velocidade 5g e 4g

Como referimos anteriormente, a grande diferença entre as redes 5G e 4G é a velocidade. Nos serviços wireless atinge-se 150 Mb com a rede 4G e, com a implementação do 5G, os consumidores vão conseguir atingir os 20 Gb.

A velocidade 5G é super rápida e, em apenas 1 segundo, conseguirá fazer download de 1 Gb. A rede 5G é mais robusta e com menos latência (10 milésimos de segundo em comparação com 80/100 da rede 4G), o que irá gerar 10.000 vezes mais tráfego.

As antenas colocadas no equipamento 5G vão ser distintas da 4G. Os aparelhos 5G, de acordo com os testes realizados pela Vodafone, têm antenas com feixes distintos de forma a direccionar o sinal com mais eficácia.

Quer saber qual a cobertura de rede na sua zona de residência? Os consumidores podem fazer teste de cobertura no caso de querer saber se tem cobertura 4G ou apenas cobertura 3G. É um processo rápido que pode ser realizado se entrar em contacto com a nossa equipa, através do 211 451 227.

Desde o lançamento da primeira rede de telemóvel em Portugal (1G e 2G), o ritmo de evolução foi extremamente elevado em todas os pontos relativamente à cobertura de telemóvel e à capacidade da rede.

As diferenças entre cada geração (3G, 4G e 5G) fornecem características distintas que marcam a diferença na vida dos consumidores.

Quais são os contactos para saber mais sobre o 5G?

Sabemos que há dúvidas que podem surgir na pesquisa de informações sobre o 5G. O nossa recomendação é que entre em contacto com a nossa equipa de apoio ao cliente que, para além do esclarecimento sobre o 5G, lhe apresentará os melhores tarifários para se preparar para a evolução de rede.

Como lhe dissemos acima, deve aderir a um pacote de serviços de fibra. Será o o melhor tipo de rede para acompanhar a evolução da rede 5G. Por isso, pode deixar o seu contacto no botão "Testar Cobertura" para a nossa equipa entrar em contacto consigo:

Com a consulta realizada aos tarifários completos, os consumidores só têm de apresentar os seguintes documentos para aderir a Tv, Net e Voz:

  • Documentos para aderir a TV, Net, Voz
  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade (BI);
  • Número de contribuinte, caso ainda possua Bilhete de Identidade;
  • Comprovativo de número da conta bancária para a autorização de débito direto;
  • Comprovativo de morada: por exemplo, uma carta de água ou luz com o seu nome.